Fazer transplante capilar pode ser a solução para quem sofre com calvície, ou que tem espaços no couro cabeludo comprometidos por acidentes, sem cabelo na região. Para saber se vale a pena fazer transplante capilar, como é feito, como é pós-operatório e muito mais, confira o texto a seguir!

Transplante capilar

O que é transplante capilar?

Transplante capilar é um tipo de cirurgia feita no couro cabeludo para preenchimento de áreas sem cabelo, como em casos de calvície ou ainda por acidentes que ocasionaram na perda de cabelo e impediram o crescimento, como queimaduras, por exemplo.

A área é preenchida com pelos da própria pessoa, podendo ser da nuca, peito ou costas, por exemplo.

Nunca é a primeira opção que o médico sugere, sendo uma ideia a ser considerada somente após testes com remédios e produtos tópicos.

O primeiro passo é definir qual a origem da queda e ausência de cabelo, e então alguma solução é tomada a partir disso. O procedimento pode ser feito por homens ou mulheres.

Técnicas: Como é feito o transplante capilar?

O preenchimento pode ser feito de duas formas diferentes, sendo a técnica FUE ou FUT. É feito sempre por cirurgião dermatológico, com anestesia leve local e, dependendo da área de preenchimento, pode levar de 3 a 12 horas até o fim do procedimento. Confira como cada uma delas é feita a seguir:

1. Técnica 1: FUE ou Extração de Unidade Folicular

Neste tipo de procedimento é feita a retirada dos folículos danificados por meio de cirurgia; e no mesmo lugar são implantados folículos saudáveis. É a melhor opção para preenchimento de áreas pequenas sem cabelo.

Pode ser feita manualmente pelo médico cirurgião ou também por aparelhos robóticos operados por profissionais; este último oferece recuperação mais rápida e cicatrizes mais discretas.

2. Técnica 2: FUT ou Transplante de Unidade Folicular

Neste tipo de procedimento é feita a retirada de uma faixa de couro cabeludo, geralmente da nuca por ser uma área escondida; e dessa faixa são escolhidos a dedo folículos saudáveis para serem implantados na área sem cabelos, diretamente em micro-orifícios feitos cirurgicamente.

É a melhor opção para preenchimento de áreas maiores, como grandes calvícies que já ocupam toda a parte de cima da cabeça, por exemplo. É mais barato que a técnica anterior, mas deixa cicatrizes mais evidentes e o tempo de recuperação é maior.

Como é o pós-operatório do transplante capilar?

Logo ao final do transplante, é normal que a área fique sem sensibilidade por conta da ação da anestesia. Quando o efeito passar, o paciente pode sentir dores locais ou irradiadas, que também são normais; para isso, o médico receita medicamentos para alívio das dores, que são passageiras.

É recomendado também que o paciente cuide bem da região, evitando exposição ao sol; a cabeça deve ser lavada de 3 em 3 dias com algum shampoo suave ou de tratamento seguindo recomendação médica.

A recuperação da técnica FUE é super tranquila e a pessoa pode voltar à sua rotina normal após 10 dias; a única restrição é não fazer atividades pesadas que façam pressão na cabeça.

Já a recuperação da técnica FUT, que é uma cirurgia mais complexa e com mais cicatrização, exige maior tempo de repouso, e somente após 10 meses a pessoa pode retomar atividades intensas como musculação ou esporte, por exemplo.

Tem riscos fazer transplante capilar?

Quanto a riscos possíveis, são os mesmos de qualquer outra cirurgia feita, como infecções, sangramentos e afins. O importante é fazer exames de avaliação com um bom médico e confiar num bom profissional para realizar o procedimento.

Preço do transplante capilar

O valor total depende da técnica utilizada e do tamanho da área a ser preenchida. Normalmente é um procedimento caro, variando de R$4 mil a R$15 mil reais. Desconfie de clínicas que cobram muito barato cirurgias desse tipo. Busque referências e indicações com amigos e conhecidos.

Antes e depois do transplante capilar

Não faltam pessoas satisfeitas na internet relatando sua felicidade após fazer transplante capilar, afinal calvície ou outro problema que atrapalhe o crescimento dos fios afeta muito a autoestima, e ter o cabelo crescendo novamente deve ser incrível!

Veja este exemplo do YouTuber Luis Oliveira que fez o procedimento e mostrou seu antes e depois após 5 meses:

Confira abaixo mais resultados de transplantes capilares feitos com sucesso, por bons profissionais e sem casos de complicações pós-cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *