5 efeitos negativos dos anabolizantes em mulheres

0
92

Anabolizantes são qualquer tipo de alimento ou produto que façam crescer massas e tecidos no corpo. A forma sintética são os esteróides anabolizantes, os quais se popularizaram entre os praticantes e competidores de musculação por trazer ganhos extras e muito mais rápidos de força e massa muscular, tanto nos homens quanto nas mulheres.

Tais esteróides podem causar efeitos colaterais nas pessoas, sendo que as mulheres são grandes alvos desses efeitos dos anabolizantes femininos, afinal a maioria traz altas doses de testosterona e similares.

5 efeitos negativos dos anabolizantes em mulheres

Então, será que vale a pena uma mulher tomar ou injetar tais produtos? Saiba a seguir alguns dos efeitos negativos os esteróides podem causar no corpo e na saúde da mulher.

  1. Engrossamento da voz

Um dos efeitos mais notáveis que ocorrem devido ao uso de esteróides anabolizantes nas mulheres é o engrossamento da voz, fazendo com que a voz da mulher fique num tom mais grave que o comum.

Isso ocorre porque o aumento de testosterona no organismo causa alterações estruturais nas pregas vocais, ecoando uma voz mais grave que o normal. Esta é uma das características mais evidentes de virilização que as mulheres podem ter.

  1. Aumento do clitóris

Alterações hormonais bruscas também podem causar o aumento do tamanho do clitóris da mulher, e essas mudanças podem ser causadas durante o uso de esteróides. Esse aumento se dá pela maior quantidade de testosterona no organismo, que faz com que a região cresça.

Essa mudança pode trazer alterações na libido da mulher, deixando a região mais sensível. Na maioria dos casos, quando a mulher interrompe o uso do esteróide ou quando faz terapias pós-ciclo ao final, o clitóris tende a voltar ao tamanho normal.

  1. Aumento de pelos corporais

Este ponto pode ser bem incômodo, já que a maioria das mulheres prefere sempre estar depilada e com a pele mais lisinha. Algumas mulheres relatam também aumento e nascimento de pelos faciais, o que pode ser bem repudiado dentre todas. Não apenas nascimento de pelos em regiões sem pelos como também engrossamento em regiões onde já nascem normalmente.

  1. Diminuição das mamas

O uso de esteróides nos homens pode causar a ginecomastia, que é o desenvolvimento das mamas, mas nas mulheres, esse efeito pode ser justamente o contrário, ocorrendo a diminuição das mamas.

Isso acontece também pelo aumento da testosterona no corpo que compete com os hormônios femininos e buscam um equilíbrio entre si. Isso pode abalar muito a mulher, já que os seios são um sinônimo forte de feminilidade. A maioria das bodybuilders colocam silicone, pode perceber.

  1. Menstruação irregular

As alterações hormonais também impactam o ciclo menstrual da mulher. Ela pode notar diferenças como ciclos interrompidos, maiores que o normal ou durando menos dias que o normal.

Essa “bagunça” no ciclo coloca a mulher em risco de engravidar, caso ela não tome as precauções necessárias através de métodos anticoncepcionais, seja pílulas ou camisinha durante a relação.

Os médicos em geral e, principalmente, os ginecologistas não aprovam o uso de esteróides pelas mulheres, afinal os efeitos colaterais são muitos e podem ser irreversíveis em certos casos.

Mas caso seja seu objetivo mesmo, adote as doses terapêuticas, não peque por excessos e faça as terapias pós-ciclos recomendadas para evitar ou tratar cada efeito negativo gerado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here