Eczema é uma doença de pele que atinge 20% das crianças e até 4% dos adultos. Pode parecer pouco, mas vem se desenvolvendo de forma mais frequente entre as pessoas e podem trazer sintomas graves para lidar no dia a dia. Quer saber mais sobre eczema? Fica ligado no textinho de hoje.
O que é eczema?
Mais comum em bebês e crianças que possuem pele mais sensível, a eczema é uma condição crônica ou aguda de inflamação na pele, considerada uma desordem genética não contagiosa, em que há rodução falha dos óleos e gorduras naturais que dão viscosidade e hidratação na pele.
Na maioria dos casos, se manifesta através de manchas vermelhas, com pequenas bolhas, com pele dura e ressecada, podendo ser mais incidente nas mãos ou rosto, mas pode se apresentar por todo o corpo.
É vista pelos médicos como um termo coletivo para designar diferentes doenças relacionadas à pele que causam determinados sintomas; além disso, um diagnóstico de eczema por ser usado para diagnosticar outras dermatites.
Tipos de eczema
-
Eczema de contato
Quando o corpo entra em contato com algum agente irritante, como algum tecido, alimento ou esmalte, por exemplo, ocorre um tipo de lesão na pele de causa alérgica. Não costuma ser contagioso e o tratamento se dá com anti-histamínicos e antialérgicos, para cuidar da coceira e amenizar os sintomas. Para evitar esse tipo de eczema, recomenda-se ficar longe do agente que manifestou a alergia.
-
Eczema atópico
É um tipo de dermatite mais comuns nas crianças, sendo de forma crônica que evolui em forma de crises e causa muita coceira. Simplesmente não possui causas concretas, se manifestam sem razão aparente, e costumam ser de origem hereditária. Pode ocorrer juntamente com febre, fadiga, asma ou outros problemas respiratórios.
Causas
São vários os fatores endógenos e exógenos que desencadeiam os variados tipos de eczema:
- Alergias;
- Traumatismos;
- Fatores ambientais, como temperatura e umidade;
- Atopia, que são tipos de alergias hereditários;
- Fatores psicológicos;
- Alterações vasculares e distúrbios de circulação sanguínea;
- Retenção de suor;
- Roupas apertadas ou que fazem atrito;
- Infecções de todos os tipos.
Sintomas
- Eritema: Altera a cor da pele para um tom mais rosado ou vermelho;
- Pápulas: Elevação dos folículos pilosos da pele, como se fosse arrepio;
- Vesículas: Pequenas acumulações de líquido seroso na pele, menores que bolhas comuns;
- Alta sensibilidade da pele;
- Coceira;
- Descamação;
- Cortes e rachaduras por conta da pele seca;
- Bolhas;
- Na fase crônica, a pele pode ficar mais espessa, mais escura e com menos pelos na área;
- Pode criar uma crosta amarelada na superfície da pele;
- Após muita coceira, a pele pode ficar mais escura e grossa.
Eczema em crianças
Nos bebês e crianças, as áreas mais atingidas com vermelhidão e secura são as bochechas, cabeça, queixo, dorso dos braços, pernas, tórax, estômago e parte das costas. Costuma deixar as crianças cansadas e irritadas, com a pele áspera e ressecada.
Muitos bebês tendem a ter eczema nos primeiros 6 meses de vida, mas quando o sistema imunológico ganha força, a condição passa logo e a pele supera.
Para lidar com esses casos, um pediatra deve recomendar uso diário de medicamentos ou pomadas para prevenir, não apenas remediar; os cuidados na infância influenciam 100% no nível desse eczema com o avanço da idade.
Prevenção
Mesmo tendo predisposição genética para alguma dermatite, você pode se prevenir os sintomas com algumas simples ações. Sabemos que o eczema causa muita coceira e fica quase impossível não coçar, mas ao invés de coçar diretamente, opte por esfregar a mão no local, alivia mais rápido e causa menos danos à pele.
E evite ao máximo entrar em contato com substâncias que lhe causaram alergia ou sensibilidade pelo menos uma vez na vida. O melhor é comprovar essas alergias com exames médicos dermatológicos!
E entenda também que fatores emocionais como ansiedade e estresse diário são estimulantes para o aparecimentos dos sintomas do eczema, sendo assim procure relaxar, dormir mais e se preocupar menos com as coisas também.
Tratamentos
Não se automedique nem faça procedimentos estéticos sem antes ir ao médico e entender as verdadeiras causas do seu eczema. Depois do diagnóstico correto, são algumas das opções que seu médico pode te indicar:
- Pomadas hidratantes;
- Pomadas calmantes de coceira;
- Óleos de banho;
- Pomadas, cremes ou loções que contenham uréia;
- Antissépticos;
- Anti-histamínicos via oral;
- Corticóides em forma de pomada ou gel, como o acetato de hidrocortisona ou propionato de clobetasol;
- Imunomoduladores como primecrolimus e tracolimus;
- Fototerapia através de luz ultravioleta ou UVB.