Se você vem se sentindo meio fraco, sem apetite, com pressão baixa, mas não sabe ainda alguma causa aparente, considere as chances de você estar com anemia. Para saber mais sobre causas e sintomas e, quem sabe, se identificar com a condição, preste muita atenção no artigo a seguir!anemia

O que é anemia?

Primeiramente, entenda o que é a anemia. É uma doença que se manifesta quando ocorre uma diminuição no número das células vermelhas do sangue. Isso implica em dezenas de sintomas, sendo o mais comum a deficiência de ferro. Lembrando que nem toda deficiência de ferro sempre é uma consequência de anemia, podendo ser por outras causas.

Causas 

Infelizmente, a má alimentação é a causa mais comum da anemia nas pessoas. Pode ser por conta de más escolhas para alimentação diária ou por conta de falta de condições para consumir os nutrientes necessários no dia a dia, como no caso de populações carentes e desnutridas.

Incluem-se nesses nutrientes necessários o ferro, vitamina B12, zinco e outras proteínas; a falta deles induz ao surgimento da anemia. Também existem os casos em que a pessoa até se alimenta bem, porém seu corpo não absorve os nutrientes como deveria e induz à anemia.

Alguns momentos da vida pedem maior necessidade de consumo de ferro, como na infância ou fase da gravidez, por exemplo, pois são dois momentos em que o corpo exige muito da substância e pode achar insuficiente, portanto para tais casos torna-se comum haver anemia.

Situações graves como cortes profundos, acidentes, hemorragias ou outros momentos onde ocorreu perda de muito sangue também podem induzir o surgimento da anemia.

Tipos

  1. Anemia hereditária

É aquela que pode ser passada geneticamente, dos pais para os filhos. Também pode ser chamada de anemia falciforme, que explica o formato diferenciado dos glóbulos vermelhos no sangue, como se eles fossem parecidos com foices.

Essa má formação dos glóbulos vermelhos inclui uma membrana mais fina ao redor das células, o que facilita rompimentos, causando anemia. Outro tipo de anemia causa falha na produção das hemoglobinas, sendo também genética.

Dois exames que ajudam a descobrir esse tipo específico de anemia são o exame do pezinho quando o bebê nasce ou já na fase adulta com a eletroforese de hemoglobina.

  1. Anemia adquirida

São causadas por diversos motivos, como fatores externos ou individuais, e não genéticos, como por exemplo, por causa de má alimentação, exposição a elementos tóxicos ou radioativos, uso de certos medicamentos, fluxos menstruais fortes, sangramentos intestinais, descontrole do sistema imunológico, dentre outros.

O caso mais comum é o pela má alimentação, principalmente o relacionado à deficiência de ferro, chamado de anemia ferropriva.

Sintomas físicos da anemia

Os sintomas físicos mais comuns da doença incluem cor amarelada nos olhos e na pele, alto risco de infecções, fraqueza, fadiga muscular, falta de apetite, frio pelo corpo e apatia. Na anemia hereditária, podem ser sentidas muitas dores pelo corpo devido ao rompimento constante dos vasinhos.

Nas crianças, também é comum pés e mãos incharem e ficarem vermelhos, como também ficarem muito apáticas e não ficarem ativas como sempre estão.

Outros sintomas

Pode ser comum a falta de ar em pessoas que já apresentem má funcionamento cardíaco ou pulmonar, pois a anemia faz com que chegue menos oxigênio nas células e isso aumenta a frequência respiratória.

Também pode haver dores no peito e taquicardia, pela maior atividade do coração. Pelo mesmo motivo de falta de oxigenação correta, podem ocorrer câimbras pela falta de oxigenação certa nos músculos, causando essas contrações involuntárias. Outros sintomas podem surgir de acordo com o estado de saúde de cada um.

Anemia é grave?

Nem todos os tipos de anemia são considerados graves, mas se houver negligência para tratamento, dentre as possíveis complicações e riscos envolvidos podemos encontrar a morte.

Nos casos em que a produção das células sanguíneas pela medula óssea é diminuída, muitas vezes o paciente poderá precisar de transfusões sanguíneas urgentes ou até transplante de medula. Sendo assim, descobrir o tipo de anemia que a pessoa tem é muito importante para fazer o tratamento ideal.

O que é anemia profunda?

Um caso muito grave de anemia é quando ocorre destruição de células sanguíneas pelo próprio corpo e induz em grandes quantidades de perda de sangue. Essa é a anemia profunda, que traz sintomas como urina escura ou avermelhada, problemas nos rins e até mesmo convulsões. O tratamento deve ser urgente para evitar risco de morte.

Tratamentos

Principalmente no caso da anemia ferropriva, é necessária ingestão de alimentos com maior biodisponibilidade de ferro; além de suplementação do componente também, se seu médico achar necessário. Em casos graves, o médico pode sugerir transfusão de sangue a princípio, e depois o que foi sugerir acima.

Outra anemia comum que precisa de tratamento, é a anemia de carência de vitamina B12, que é muito comum dentre os vegetarianos. O médico deve indicar suplementação da vitamina e, em casos de urgência, injeções diretas com a substância. Para quem segue dietas comuns, alimentos como salmão, bife de fígado e ostras contém a vitamina e são indicados para você.

Nos casos de anemia genéticas, não existe cura, porém o médico pode inserir na rotina do paciente medicamentos para controlar dores e conviver com demais sintomas. Analgésicos, corticóides e imunossupressores podem ser indicados.

______________________

Não fique no achismo! Para saber se realmente tem anemia ou qualquer outra doença, vá ao médico e atualize seus exames o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *