Aromaterapia: O que é, como funciona, como fazer, óleos essenciais, cursos

1
1443

Já pensou em melhorar sua qualidade de vida e bem-estar físico através de terapias feitas com aromas deliciosos? Isso é possível com um meio alternativo e complementar da medicina chamado Aromaterapia. E é sobre isso que vamos falar hoje, explicando como funciona a aromaterapia e como você pode fazer!Aromaterapia

O que é aromaterapia? Qual seu significado?

“Aroma” = odor agradável + “terapia” = tratamento, ou seja, aromaterapia significa tratamentos através de odores agradáveis. É um tipo de terapia de natureza holística (que trata com um olhar global, não específico) que visa equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual com o uso de óleos essenciais de diferentes aromas, cada um com um efeito diferente sobre a saúde do indivíduo.

Pode ser indicada para tratamento complementar de vários tipos de problemas, pois as propriedades dos óleos naturais utilizados servem para tratar dores musculares, dores de cabeça, má digestão, ansiedade, distúrbios do sono, desânimo e muito mais.

Como funciona a aromaterapia?

No geral, as propriedades desses óleos são absorvidas pelo organismos levando direto para o sistema nervoso central. Esse efeito direcionado ajuda o corpo a entender que deve produzir mais ou inibir a produção de determinados hormônios, secreções ou outros mediadores químicos, os quais resultam em alterações na saúde, em busca de equilíbrio.

Como fazer aromaterapia?

Cada pessoa é de um jeito e possui diferentes necessidades pessoais, portanto antes de fazer aromaterapia é necessária fazer uma avaliação física e psicológica para saber por onde começar. Assim, será possível escolher os óleos ideais para cuidar não apenas do físico, como também do emocional. Esses benefícios dos óleos selecionados poderão ser bem aproveitados através de massagens, águas de banho, inalação ou por compressão. Saiba mais:

  • Massagem: Este é o método mais popular. O efeito terapêutico se dá com algumas gotas concentradas do óleo com algum outro óleo carreador para ser aplicado com mais facilidade (óleo de amêndoas, manteiga de cacau ou de karité, etc.). Durante a massagem, a pele absorve as propriedades do óleo e também o olfato é acionado, potencializando o efeito terapêutico.aromaterapia massagem
  • Água de banho: A aromaterapia também funciona na hora do banho da forma mais relaxante. Basta encher a banheira e colocar algumas gotas do óleo específico; para melhorar a diluição do óleo na água, misture com algum outro produto como sabonete líquido hidratante para espalhar bem; então basta entrar na banheira e desfrutar do banho, trabalhando bem a respiração de forma lenta e pausada.Aromaterapia no banho
  • Inalação: A inalação direta com óleos essenciais também pode ser feita, sendo esta a forma mais segura de utilização. Através da respiração, os óleos caem na corrente sanguínea. É a melhor opção para tratar problemas respiratórios como asma, bronquite, sinusite, etc. Você pode inalar o óleo diluído em água quente durante o banho, ou também com uma toalha umedecida sobre a cabeça. Para ambientar o cheiro, pode ser usado difusor ambiental, excelente para trabalhar a energia e lado emocional de algum lugar.

    difusor de oleos essenciais
    Difusor de óleos essenciais
  • Compressão: Molhar um pano numa mistura de água com óleo essencial e usar como compressa em determinado local pode ajudar no alívio de dores. Áreas boas são músculos da testa, estômago, articulações, área do útero para cólicas menstruais, entre outras que forem necessárias. A temperatura da água vai variar de acordo com a lesão a ser cuidada.

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são compostos puros extraídos de plantas aromáticas de suas raízes, tronco, galhos, resinas, folhas ou flores. Os óleos puros que são os mais eficazes por serem 100% naturais, com consistência líquida oleosa, altamente voláteis (estimulam a mente também) e com propriedades anti-inflamatórias, relaxantes, estimulantes, equilibrantes e/ou curativas.óleos essenciais

Alguns dos melhores óleos essenciais:

  • Óleo de Lavanda: Um simples difusor com o óleo no ambiente pode ajudar numa melhor noite de sono e também para afastar insetos do ambiente. Já uma massagem ou inalação proporciona efeito relaxante, anti-estresse e contra dores musculares.
  • Óleo de limão: Uma inalação deste  óleo é muito indicado para processos infecciosos no corpo, pois envia informações para o cérebro aumentar as respostas de imunidade, encaminhando mais glóbulos brancos para combater a infecção no local específico.
  • Óleo de Camomila: A aromaterapia com o óleo da camomila possui efeitos calmantes, anti-alérgicos, anti-tóxicos e anti-inflamatórios e pode ajudar no alívio de dores de cabeça em geral, dores musculares, acne, dores de dente, reumatismo, problemas digestivos, entre outros.
  • Óleo de eucalipto: Um banho com ele possui efeitos muito positivos para a pele, tirando excesso de oleosidade e protegendo contra queimaduras, picadas de insetos e infecções dermatológicas. Já a inalação ou uma simples difusão no ambiente ajuda a estimular bastante a concentração e produtividade, sendo um ótimo companheiro no ambiente de estudo ou trabalho.

Curso de aromaterapia

Se você deseja saber mais sobre os variados tipos de óleos essenciais que existem, suas propriedades na saúde e melhor forma que nosso corpo pode absorvê-los, sugerimos que faça um curso de aromaterapia e se especialize no assunto. É um curso que pode te ajudar a ter melhor qualidade de vida como também te dar um certificado para atuar como profissional nessa área, ajudando outras pessoas também. Na internet você pode encontrar vários cursos da área, pagos e gratuitos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here