Início Beleza Bioplastia: O que é? Onde pode ser feita? Faz mal? Tem riscos?

Bioplastia: O que é? Onde pode ser feita? Faz mal? Tem riscos?

Imagine um tipo de “plástica” sem cortes, sem dor, com resultados imediatos. Sim, isso é possível com a bioplastia! A seguir, saiba mais sobre esta técnica tão especial com efeitos semelhantes às tradicionais plásticas, mas bem menos invasiva e com recuperação mais rápida.

Bioplastia

Será que tem algum risco? Confira!

O que é bioplastia?

A bioplastia é a plástica com resultados imediatos. Só pode ser feita por profissionais capacitados, que são dermatologistas e cirurgiões plásticos. A técnica usada é o preenchimento cutâneo com substâncias que podem modelar a área em que foi aplicada.

Atualmente, a substância mais usada nas bioplastia é a PMMA, ou polimetilmetacrilato, um material aprovado pela Anvisa e seguro quando usado em pequenas doses.

Onde é feita bioplastia?

A bioplastia pode ser feita em qualquer local do corpo. Geralmente, é indicada para alterações mais sutis, pequenas e delicadas, como áreas do rosto. Os procedimentos mais buscados são modelagem e aumento de áreas do rosto, mas também pode ser aplicado no bumbum e até mãos.

Veja o que a bioplastia pode fazer em cada parte do corpo abaixo:

  • Nas bochechas, pode oferecer mais volume e “levantar” a face;
  • No nariz, pode afinar a linha principal, diminuir as bases laterais ou ainda levantar a pontinha do nariz, para ficar “arrebitado”;
  • No queixo, tanto apenas na ponta quanto no contorno da mandíbula, auxiliando na simetria e formato do rosto; muitos homens procuram essa técnica para isso para conseguir um rosto mais masculinizado e definido;
  • Na boca, sendo no aumento dos lábios ou definição do contorno;
  • Nas mãos, que são partes do corpo atingidas pelos sinais de idade, e o preenchimento da bioplastia devolve elasticidade e elimina as rugas;
  • Nas nádegas, objetivando dar mais volume e empinar; existem grandes chances de ocorrer complicações por causa da alta quantidade que for usada na região, pois o corpo pode rejeitar, sendo assim os médicos até fazem, mas não recomendam.

Como é feita a bioplastia?

Primeiramente, o médico higieniza a área de aplicação. Depois, a primeira aplicação é de substância anestésica; pode ser alguma anestesia injetada para tirar a sensibilidade, ou apenas uma pomada tópica de efeito similar – o tipo de anestesia vai depender da escolha do paciente e do tipo de bioplastia que será feito; pequenos pontos em rugas não precisam de anestesia injetada, por exemplo.

E então, o médico inicia a aplicação do PMMA nos pontos certos e com quantidade controlada.

É seguro fazer bioplastia?

Sim, normalmente é seguro. A principal preocupação do paciente deve ser a escolha de um bom dermatologista ou cirurgião plástico capacitado para realizar a aplicação.

A quantidade injetada é a maior precaução de todas, pois em doses baixas, o corpo não rejeita o PMMA e os resultados são de excelente duração! Sendo assim, será se seguro se você contar com um médico de confiança que use a substância certa nas quantidades certas na sua bioplastia.

Quais os riscos da bioplastia?

Dentre os problemas mais simples da bioplastia estão o risco de a pele ficar deformada por conta de má aplicação, causando o efeito contrário que era de corrigir imperfeições, não adicionar. Isso pode afetar seriamente a autoestima da pessoa. E remover a substância pode ser bem mais incômodo e difícil do que sua aplicação.

Conforme explicado, a bioplastia oferece riscos mais graves também em caso de altas doses do PMMA sob a pele. Essa substância também não pode de forma alguma ser aplicada dentro do músculo. Caso aconteça alguma dessas situações, os possíveis riscos são:

  • Inchaços e dores no local onde foi aplicado;
  • Infecções onde foi aplicado, podendo até se espalhar pelo músculo ou até órgãos próximos (muito perigoso);
  • Necrose da região onde foi aplicado (morte dos tecidos próximos).

Por conta de todos esses riscos, os médicos apenas recomendam o PMMA em baixas quantidades, para reparos faciais mínimos, por exemplo.

Tais complicações são fáceis de acontecer, portanto ao primeiro sinal de qualquer uma delas, é recomendado que a pessoa procure o pronto-socorro imediatamente. Elas podem se manifestar a partir de 24 horas depois da aplicação.

Fotos de antes e depois da bioplastia

Confira algumas imagens de antes e depois de mudanças proporcionadas pela bioplastia feita de maneira segura e por profissionais capacitados:

Fotos de antes e depois da bioplastiaFotos de antes e depois da bioplastiaFotos de antes e depois da bioplastia

Preço da bioplastia

O valor do procedimento varia de acordo com a área do corpo, assim como região do país ou fama do consultório médico também. No geral, fazer bioplastia, de um procedimento simples ao mais caro, custa de R$800 a R$15 mil reais.

Há mulheres que compram pacotes completos para reparar várias áreas do corpo, como do rosto às mãos, portanto pagam preços maiores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read