O período fértil é algo muito importante para as mulheres que tem o desejo de engravidar ou acham que ainda não é a hora certa de ter uma gestação. Mas mesmo sendo algo muito importante para a saúde da mulher, algumas ainda tem uma certa duvida de como calcular período fértil irregular e regular.

Como calcular período fértil irregular

Pensando em você, separamos dicas de como calcular o período fértil irregular e outras dúvidas frequentes. Leia logo abaixo:

O que é o período fértil?

O período fértil é o espaço de tempo de um ciclo menstrual em que a mulher pode gerar uma criança. O período fértil dura de dois a três dias, e acontece um dia antes e um dia depois da ovulação.

O  período fértil normalmente ocorre no meio do ciclo menstrual, em uma média de 14 dias antes da menstrual seguinte.

Quais são as causas do período fértil irregular

Muitas mulheres sentem dificuldades na hora de tirar dúvidas de como calcular o período fértil, e assim não procuram a causa do problema.

O corpo humano apresenta um sistema complexo, e fatores como mudanças hormonais, o uso de medicamentos, o ganho de peso e a perda, o estresse do dia a dia, distúrbios da tireoide, hipertireoidismo ou o hipotireoidismo (que é o aumento  ou a diminuição dos hormônios produzidos pela a tireoide) e também o ovário policístico que é uma das causa mais conhecidas entre as mulheres que tem dúvidas de como calcular o período fértil irregular.

Existem mulheres que têm dificuldade de calcular o período fértil irregular desde das primeiras menstruações, pois elas apresentam a irregularidade desde da adolescência

Alguns ginecologistas explicam que a irregularidade no ciclo pode durar cerca de 2 ou 3 anos após a primeira menstruação, que também é conhecida como menarca. Após este período os episódios vão se normalizar, e assim é possível que a irregularidade volte só quando ocorrer a menopausa.

Mas como calcular o período fértil irregular?

Para as mulheres que ainda não sabem como calcular  o período fértil irregular siga nossa dica logo abaixo:

Siga nosso exemplo logo em seguida:

Se o seu ciclo mais longo foi de 35 dias e o mais curto foi de 26 dias, você tem que subtrair 18 do ciclo mais curto (18 – 26 = 8) e subtrair 11 do ciclo mais longo (35 – 11 = 24).

O resultado será que o seu período fértil vai do 8º ao 24º dia do ciclo.

Se a mulher pretende engravidar, deve manter relações dentro desse período. Se não quiser engravidar e não usar nenhum método anticoncepcional, deve se proibir de relações nesse período.

Lembrando que o 1º dia de menstruação é sempre considerado o dia 1 do ciclo.

Se a mulher apresenta período fértil irregular, ela pode observar mais as reações do seu corpo antes do ciclo, como:

Praticamente todas as mulheres apresentam um desses sinais, e assim fica mais fácil de saber se está ou não perto do período, ou ajuda a se orientar como calcular o período fértil irregular.

Qual a importância de saber calcular o período fértil  irregular? 

É importante saber calcular o período fértil irregular, pois assim pode evitar uma indesejável gravidez. Afinal, ele possibilita saber quando o corpo está pronto para engravidar ou não.

Quem toma anticoncepcional tem período fértil irregular?

Quem faz o uso da forma correta, tomando nos horários exigidos não apresentam período fértil irregular e nem período fértil. Pois os hormônios do medicamento inibe os hormônios responsáveis pelo o período. Então quem toma o anticoncepcional não precisa saber como calcular o período fértil irregular e regular.

Mas saber calcular o período fértil irregular não ajuda somente em uma certa gravidez, o cálculo também orienta se está tudo bem com o seu corpo ou se está ocorrendo algum problema.

Vale ressaltar que também é importante procurar o seu ginecologista para que ele tire todas as suas dúvidas sobre como calcular o período fértil irregular, e se tem alguma saída para controlar esse problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *