Camisinha feminina: Como funciona? Como colocar? Efeitos colaterais?

0
88

O assunto a seguir é muito pouco falado publicamente. Por que? Simplesmente por razões culturais que deram pouca força a esse tema, tratando-o como um tabu até mesmo entre as mulheres.

Vamos falar sobre a camisinha feminina, este método de proteção sexual que a mulher pode usar em seu corpo. Saiba a seguir como funciona, como colocar, onde comprar e muito mais.

Camisinha feminina

O que é camisinha feminina?

Mesmo não sendo tão conhecida e utilizada, a camisinha feminina também é um tipo de película usada como método contraceptivo do tipo barreira, para ser usado durante uma relação sexual, de modo a evitar entrada de sêmen na vagina e também contato com microrganismos causadores das mais diversas doenças.

Como funciona a camisinha feminina?

Para entender como funciona uma camisinha feminina basta entender o seu formato. Existe uma argola em cada extremidade da camisinha; na extremidade interna, uma argola menor, e na extremidade externa, que fica para fora da vagina, uma argola maior.

Esse formato permite que a camisinha revista e proteja todo o órgão sexual da mulher, cobre também a o colo do útero e ainda a argola externa protege a região dos grandes lábios.

Assim, como a relação sexual, não ocorre nenhum contato direto em pênis, vagina e seus respectivos mucos. Em resumo, funciona igualzinho um preservativo masculino, porém no caso da mulher, ela deve colocar por dentro.

Vantagens e desvantagens da camisinha feminina

  1. Vantagens:

  • É um produto fácil de usar;
  • Embalagem prática para levar sempre na bolsa;
  • Não influencia em medicações, como anticoncepcionais ou qualquer outro;
  • Pode ser usado durante amamentação;
  • Não contém hormônios;
  • Protege das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
  1. Desvantagens:

  • Seu uso pode ser desconfortável durante o sexo e ocorrer interrupções para ajustes, assim como a camisinha masculina;
  • A forma de colocar exige prática;
  • Pode não ser tão eficaz quanto preservativos masculinos, por estes serem “mais firmes”;
  • Pode rasgar se não for corretamente colocado;
  • Pode causar irritações ou alergias dependendo do material.

Camisinha feminina causa efeitos colaterais?

A camisinha feminina é um método seguro de proteção e só causa efeitos colaterais em casos de alergias específicas de cada pessoa.

Geralmente, essas alergias podem ocorrer com relação ao material da camisinha ou ao lubrificante do produto, causando coceira e vermelhidão na vagina.

Consulte um médico se você já teve alergias durante o sexo com seu parceiro usando camisinhas masculinas comuns anteriormente, assim ele indica a melhor marca de camisinha feminina hipoalergênica para você.

Como colocar camisinha feminina?

O primeiro passo é verificar a data de validade do produto e também se a embalagem está intacta e não furada. Abra a embalagem com os dedos mesmo, sem tesoura ou faca, e retire o produto.

Em seguida, deite-se numa posição horizontal, segure a argola menor da camisinha apertando com os dedos e formando um 8, e introduza esse anel na vagina.

Ajeite a camisinha para dentro introduzindo-a com o dedo, tendo cuidado para não torcer o material e dificultar a entrada do pênis na sequência. Por fim, reajuste a argola maior que ficar para fora protegendo a entrada da vagina e a vulva.

O cuidado inicial no sexo para o homem penetrar dentro da camisinha é importante. Após o homem ejacular, ele deve tirar o pênis e a camisinha feminina também retirada. Para evitar vazamento, dê uma leve torcida na ponta de fora e puxe com cuidado. E então é só descartar corretamente.

Como colocar camisinha feminina

Dúvidas sobre camisinha feminina:

Pode usar a masculina e a feminina juntas?

Não, pois o atrito entre uma camisinha e a outra podem causar rasgos. Além disso, não é nada prazeroso para o casal usar duas camisinhas, e também não é necessário, pois apenas um dos preservativos já cumpre bem a função de proteção tanto para o homem quanto para a mulher.

Quando devo colocar?

Muito prática de colocar, a camisinha feminina deve ser colocada antes do início da relação sexual, assim não é necessário interromper o prazer para isso. Além de que, se ocorrer penetração sem a camisinha, há risco de contaminação de microorganismos e também contato com o sêmen da lubrificação do pênis.

Dá para reutilizar?

Não! Não se deve reutilizar nem camisinha feminina nem masculina. O correto é usar uma nova camisinha feminina a cada relação sexual, nunca podendo ser lavada, guardada ou muito menos reutilizada.

Dá para usar durante a menstruação?

Sim, pode ser usada sem problema, pois não afeta na menstruação. Ela apenas não deve ser mantida dentro da vagina após a relação sexual, tanto em caso de menstruação ou não, pois pode haver vazamentos do sêmen ou até irritações.

Previne DSTs?

Sim, assim como os preservativos masculinos, a feminina também protege o homem e a mulher de doenças passadas em relações sexuais.

Onde comprar camisinha feminina?

Camisinhas femininas podem ser encontradas em farmácias de todos os tipos, sex shops e até em alguns grandes supermercados. Alguns postos de saúde distribuem camisinhas femininas também. Informe-se no mais próximo de sua casa!

Preço da camisinha feminina

Em média, um pacote com uma unidade custa de R$8 a R$10 reais, variando de acordo com o material da camisinha, marcas e também de acordo com a região em que for comprada.

E ai ficou mais alguma dúvida sobre a camisinha feminina? Se sim, deixe aqui nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here