Escova, coloração, sol, praia, umidade… Nossos cabelos podem sofrer danos diariamente de diferentes formas. Para recuperarmos, existem vários tratamentos indicados, e a cauterização capilar é um deles, também conhecida  como plástica capilar.

Considerada um tipo de reconstrução profunda e mais intensa, a cauterização pode ajudar a recuperar a saúde dos fios por dentro e melhorar a beleza por fora.

Continue lendo para saber mais sobre cauterização capilar e seus benefícios!cauterização capilar

O que é cauterização capilar?

Cauterização capilar é um tratamento que acrescenta proteína no interior dos fios de cabelo. Essa proteína é a queratina, responsável por construir a massa capilar, recuperar fibras e manter a elasticidade dos fios.

Além de repor a proteína, a cauterização também sela e cicatriza as cutículas dos fios danificados, mantendo os nutrientes que entrarem e também protegendo os fios de próximos danos.

Esse selamento também melhora a aparência dos fios, deixando-os mais maleáveis e sem aspecto arrepiado com frizz.

Para que serve a cauterização capilar?

A cauterização serve para qualquer pessoa que deseje recuperar a saúde do seu cabelo através da reposição de queratina. Também é indicado para:

Em uma única sessão, os fios já apresentam maciez, mais sedosidade e brilho. É um procedimento indicado para qualquer tipo de cabelo, seja liso, cacheado, ondulado ou crespo, pois não altera a textura dos fios.

Cauterização capilar alisa os cabelos?

Não, a cauterização capilar não é um procedimento que alisa os cabelos. Basicamente, a ação desse procedimento é repor queratina nos nossos fios, e isso não tem efeito alisante.

Durante a realização da cauterização é feito uso da chapinha para alisar o fio na hora, porém serve unicamente para a ajudar na absorção do fio com o calor do aparelho, e também ajudar na redução do frizz ao final do tratamento.

antes e depois cabelos
Imagem ilustrativa.

Como é feita a cauterização capilar?

Existem kits de produtos específicos para cauterização capilar, porém recomendamos que a princípio você realize o procedimento com um profissional da área que vai compreender melhor as necessidades do seu cabelo, como também a forma correta de fazer.

No salão de beleza, a cauterização capilar é feita da seguinte maneira:

  1. Primeiramente, o cabelo é lavado com um shampoo anti-resíduos, que vai lavar bem os cabelos e abrir suas camadas; não aplica-se condicionar, somente o shampoo a princípio;
  2. Em seguida, o cabelo deve ser secado e então separados em partes e mechas;
  3. Agora é a hora da aplicação de um creme à base de colágeno, para preparar o cabelo para receber a queratina; esse produto ficará na cabeça agindo por até 20 minutos;
  4. Passado o tempo, o cabelo deverá ser enxaguado e a queratina aplicada em cada mecha do cabelo; logo em seguida, passar a prancha em cada mecha, facilitando a entrada da queratina;
  5. Por fim, um óleo de silicone para finalizar e deixar os fios menos frizados, pelo menos até o produto sentar no cabelo.

A quantidade de sessões a serem feitas vai depender muito da qualidade do cabelo e dos objetivos da cliente.

Não deve ser tão regular quanto a periodicidade das hidratações, sendo assim dê um intervalo de 30 a 45 dias entre cada sessão da cauterização.

Contraindicações da cauterização capilar

Não realize o procedimento caso seu couro cabeludo esteja ferido, inflamado ou com qualquer outra condição não saudável, pois pode piorar seu estado.

Quanto às grávidas, vai depender de qual produto será usado no procedimento; alguns são liberados para as grávidas, outros não, sendo assim o melhor é estudar o produto escolhido de forma individual e levar para o médico aprovar ou não.

Além disso, a cauterização capilar não deve ser feita no mesmo dia em que foram feitos outros procedimentos químicos, como tinturas ou alisamentos, pois o cabelo estará muito aberto e sensível ainda.

Não sobrecarregar os cabelos de tratamentos em pouco espaço de tempo é importante!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *