Quer entender melhor como o seu corpo funciona durante um ciclo menstrual? Para isso você precisa entender as fases pelas quais o ciclo passa, todos os hormônios envolvidos e possíveis sintomas esperados. Entenda melhor a seguir!

Ciclo menstrual

Quais as fases do ciclo menstrual?

  1. Fase menstrual (Menstruação)

Seu ciclo menstrual se inicia a partir do primeiro dia de menstruação, ou seja, assim que o sangue desce. Essa fase também é chamada de período menstrual, o qual só termina quando a próxima menstruação se inicia, fechando um ciclo e iniciando outro.

Nessa fase, a principal característica é o sangramento. Este sangue é provenientes da camada interna do útero, o endométrio, passando pelo colo do útero, vagina e por fim saindo pela abertura vaginal.

Uma menstruação em média dura de 3 a 5 dias, mas é um período que varia muito de mulher para mulher.

  1. Fase folicular ou proliferativa

Esta é a fase do ciclo menstrual em que corpo está se preparando para engravidar. Uma ação hormonal é fazer crescer folículos dos ovários, daí o nome da fase folicular; a medida que amadurecem, os folículos segregam cada vez mais estrogênio um dos folículos atingirá a maturidade e formará o óvulo.

Através da ação de mais hormônios, a camada interna do útero fica mais grossa e se desenvolve melhor se preparando para receber o óvulo que for fecundado; o nome fase proliferativa se refere a esse crescimento uterino.

  1. Fase ovulatória

Nesta fase, mais hormônios são estimulados que fazem o folículo se romper e liberar um óvulo maduro. Em ciclos menstruais normais de 28 dias, essa ovulação ocorre no 14º dia do ciclo.

Para as demais mulheres que têm ciclos irregulares, normalmente essa ovulação pode ocorrer dentre 11 e 16 dias antes da menstruação.

Quando esse óvulo é liberado, ele sai do ovário em direção à trompa de falópio e vai para o útero; esse caminho demora de 3 a 4 dias.

Nesse meio tempo, a camada interna do útero continua engrossando cada vez mais. Quando chega no útero, o óvulo permanece ativo por 24h até começar a se desfazer.

  1. Fase lútea

Depois da ovulação, se inicia a fase lútea. Nela, o folículo vazio que liberou o óvulo se transforma num corpo lúteo cujas células produzem hormônios que preparam o útero para receber o óvulo fecundado.

A partir disso, duas coisas podem acontecer: Se a mulher engravidar, o óvulo vai para o útero e se prende à parede interna; Se não, a camada interna do útero será expelida pela abertura da vagina, que é a menstruação, começando um novo ciclo menstrual.

Hormônios no ciclo menstrual

Todo esse processo das fases do ciclo menstrual giram em torno de 4 principais hormônios:

No início, quando a menstruação inicia, a hipófise libera o FSH e LH, os quais estimulam o crescimento e amadurecimentos dos folículos ovarianos. Estes induzem a produção do estrógeno, que reduz os outros dois hormônios e estimula a ovulação.

Depois da ovulação, com a formação do corpo lúteo, forma-se estrogênio e muita progesterona, preparando o corpo para receber a gestação.

Não havendo fecundação, os níveis de estrógeno e progesterona caem, diminuindo também LH e FSH. A queda dos hormônios leva à descamação do endométrio e por fim a uma menstruação.

Como calcular o tamanho do ciclo menstrual? Quantos dias?

Para saber de quantos dias é o seu ciclo menstrual, saiba que o primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do seu ciclo e o último dia antes da próxima menstruação é o último dia do seu ciclo.

Sendo assim, a dica é começar a anotar os tempos de duração dos seus ciclos, anotando o primeiro dia e o último; e então, conte quantos dias de intervalo existem entre essas duas datas. Este é o seu ciclo menstrual.

Para ter uma ajudinha nesse controle, baixe aplicativos que são como calculadoras de ciclo menstrual; eles apontam informações sobre seu ciclo, fala quando será a próxima menstruação, qual seu período fértil e muito mais. Ajuda muito!

Ciclo menstrual irregular

Se o seu ciclo menstrual é irregular e varia muito todos os meses, a dica dos médicos é fazer uma média pelos próximos 3 meses, anotando o início e fim durante esse período, somando e dividindo por 3.

Os médicos consideram normal ciclos que duram de 21 a 35 dias, considerando ciclos normais a irregulares; eles consideram preocupantes em ciclos menores que 21 dias e maiores que 40 dias.

Período fértil: Tabelinha no ciclo menstrual

A tabelinha é um método para ajudar as mulheres a engravidarem ou não, pois ajuda a descobrir qual o período fértil mais apto para isso.

Não é um método 100% seguro e de confiança, já que a menstruação nem sempre é regular, sendo necessários outros métodos contraceptivos caso o desejo seja não engravidar.

Para fazer sua tabelinha e descobrir seu período fértil, basta anotar num calendário os dias de sua menstruação. Se seu ciclo tem 28 dias, marque o primeiro dia da menstruação e conte 14 dias; este será o seu dia mais fértil.

Com base em oscilações por conta de estresse ou alterações hormonais, o período fértil pode ter uma margem de erro de 2 dias, antes ou depois do dia mais fértil. Entenda melhor sobre a tabelinha no vídeo abaixo:

2 respostas

  1. Eu menstruei no dia 14 de agosto e durou ate o dia 31,todos os dias com bastante fluxo,uma semana depois sinto muita cólica e seios doloridos e ate agora a menstruaçao nao veio,tem mais de um mes isso e nada,tive relaçao sem proteção no dia 7 de setembro,mas meu namorado é operado, Oque pode ser?

    1. Oi Ana, pode ser muitas coisas como cisto ou síndrome do ovário policístico, mas só sua ginecologista vai poder dizer exatamente o que é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *