Toda make bem feita tem um preparo de pele perfeito por detrás, e a aplicação de base é uma das principais etapas.

Se você tem dúvidas sobre como aplicar base da forma correta para oferecer aquele acabamento final perfeito, você está no local certo! Aprenda como passar base a seguir.

Como passar base

5 dicas e técnicas de como passar base

  1. Antes da base, aplique o primer no rosto; ele vai ajudar a fechar os poros, controlar a oleosidade da pele e permitir que a base fique intacta e bonita por muito mais tempo.
  2. A quantidade de base utilizada vai depender do tipo de cobertura que você busca na sua make; se deseja uma maquiagem mais leve, pouca base, mas se deseja uma make mais densa, mais base; no geral, as meninas usam menos base em looks diurnos e mais base em looks mais intensos noturnos.
  3. Para quem não tem tanta experiência com maquiagem, recomendamos a base líquida e cremosa, que é mais fácil e fluida de passar.
  4. No lugar de corretivos para cobrir imperfeições, você pode usar uma base mais cremosa em bastão num tom mais claro.
  5. Ou ainda no lugar de bastões para contorno facial, você pode usar uma base também em bastão num tom mais escuro.

Passo a passo de como passar base líquida

Engana-se quem pensa que passar base é apenas espalhar o produto sobre a pele, cobrir com pó e fim. Uma aplicação perfeita exige etapas e cuidados para resultar num acabamento natural e sem aquele aspecto “craquelado”, sabe? Confira o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, limpe bem a sua pele, com sabonete facial, tônico e hidratante de toque seco;
  2. Comece a aplicação da base pela testa, partindo da parte entre as sobrancelhas até em cima, preenchendo toda a testa;
  3. Depois, com pouca quantidade e fazendo movimentos suaves, aplique na região dos olhos, inclusive na parte das pálpebras, pois facilita na aderência de alguma sombra que você for aplicar depois. Normalmente, as maquiadoras fazem o preparo dos olhos e das sobrancelhas primeiro, mas fica a seu critério.
  4. Depois, aplique a base nas bochechas, sempre puxando do meio do rosto para as extremidades; faça movimentos sempre para cima, nunca para baixo, para a make “levantar” seu rosto.
  5. Dependendo da forma que você escolheu passar base, podem ser necessários alguns acabamentos finais para suavizar a aplicação. Confira mais detalhes a seguir.
  6. Depois de assentar a base no seu rosto, aplique corretivo nas imperfeições e, se quiser um acabamento mais opaco, finalize com pó compacto.

Qual é a melhor forma de passar base?

Hoje em dia temos vários formatos de bases, assim como várias ferramentas que nos ajudam na aplicação, desde a clássica forma com um pincel básico de base à recente esponjinha em forma de “ovinho” que evita absorção do produto e garante uso máximo. Confira a seguir como aplicar com cada uma dessas ferramentas:

Como passar base com pincel?

A forma mais clássica de aplicar base é através dos pincéis. Existem dois tipos destinados à aplicação de base, que é o pincel comum e o pincel kabuki duo fiber.

Para aplicar com pincel comum faça sempre movimentos leves no rosto; uma de suas desvantagens é que pode deixar a pele com linhas marcadas, então pode ser necessário fazer um leve acabamento com os dedos para suavizar a aplicação.

Para aplicar com o pincel kabuki, que têm mais cerdas e são mais grossinhos, o ideal é fazer movimentos giratórios na pele, e também finalizar com a ponta dos dedos caso tenha marcas ao final da aplicação.

Os melhores tipos de base para serem aplicadas com pincéis são bases líquidas e cremosas.

Como passar base com esponja?

Outra forma básica de aplicar é através das esponjas. A mais comum é a esponja achatada, a qual para aplicar a base basta que você coloque um pouco do produto na mão, encoste a esponja no produto e aplique com batidinhas sobre a pele; o acabamento fica muito bom, mas essa esponja clássica absorve muito da base, então existe desperdício.

Outro tipo de esponja é do tipo ovalada, com formato anatômico para atingir qualquer cantinho do rosto; também deve ser aplicada com batidinhas para um bom acabamento; é bem fácil de passar, absorve menos produto, mas exige limpeza com frequência.

Os melhores tipos de base para serem aplicadas com esponjas são cremosas compactas ou as líquidas.

Como passar base com os dedos ou com a mão?

Esse tipo de aplicação oferece total controle manual, sempre muito querido até hoje por muitas maquiadoras, mesmo em meio a tantas ferramentas disponíveis.

Para aplicar, basta espalhar bem o produto com as pontas dos dedos sobre a pele; essa autonomia garante um resultado mais homogêneo, além de ser prático e rápido de fazer.

Apenas cuidado para fazer isso com as mãos bem limpas e secas, para não transferir oleosidade da mão para a pele.

E se a maquiagem for à prova d’água, pode ser necessário usar demaquilante nas mãos para limpá-las! O melhor tipo de base para ser aplicado com as mãos são as bases líquidas e bem fluidas.

Como passar base e pó?

Para finalizar com pó depois de aplicar a base e corretivo, você precisa ficar atenta a alguns cuidados.

É necessário deixar a base secar, o que leva de 1 a 5 minutinhos; enquanto você espera, pode ir arrumando os cabelos, os olhos, se vestindo… Se a sua base tiver um acabamento mais oleoso, ela não secará completamente, então fique atenta.

Passados esses minutinhos, vamos aplicar o pó para assentar melhor a maquiagem e evitar aquele brilho excessivo. Você pode utilizar as esponjas clássicas de pós prensados ou ainda usar pincel se o seu pó for solto; passe o pincel no pó, dê uma leve batidinha para tirar excessos e aplique o produto na face.

Comece do meio do rosto para as laterais, focando bem nas regiões com maior oleosidade, fazendo movimentos leves e circulares, nunca acumulando muito pó em alguma região específica do rosto. Caso fiquem excessos de pós em algumas áreas, remova com um pincel limpo. Pronto!

Como passar base em pele morena?

Antes de tudo, tenha certeza se a sua base respeita o seu tipo de pele, tanto com relação a ser a cor certa quanto a ser de acabamento seco ou oleoso. Se for oleosa, como a maioria das peles morenas, evite bases líquidas ou em bastão, ok?

A forma de aplicação da base na pele negra é mesma de qualquer outra cor ou tipo de pele. Apenas fique atenta ao nível de cobertura que você deseja. Algumas meninas de pele morena gostam de misturar 2 tons de base para alcançar um acabamento perfeito. Faça testes!

Extra: Dicas de como escolher a base ideal para você

– Na hora de escolher a tonalidade certa para a sua base, teste no rosto mesmo! Nada de testar em áreas como pescoço ou braço, não é nesses locais que você vai usá-la! Um bom local para testar é na mandíbula.

– Na hora de escolher se será líquida, bastão, compacta ou qualquer outro tipo, pense na praticidade do dia a dia; as líquidas oferecem melhor cobertura, as de bastão são mais práticas de aplicar, as compactas que vêm com pó são bem rápidas de usar, e assim vai.

– Preste atenção ao tipo de acabamento dessas bases, principalmente se sua pele for oleosa! Prefira aquelas com toque seco e acabamento matte se sua pele for oleosa, mas se for seca, uma base mais “molhadinha”, cremosa e oleosa pode ajudar a hidratar a sua pele. Peça dicas ao seu dermatologista.

– Bases de alta cobertura e com acabamento matte são ideais para looks noturnos, que podem receber uma make de maior produção e durar mais tempo; já para o dia a dia, escolha aquelas com textura mais leve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *