Muita gente tem vontade de pintar o cabelo. Seja para dar uma mudada no visual ou até para determinar o início de uma nova era na vida da pessoa. Essa pintura pode ser feita de várias formas e usando diferentes produtos.

Neste texto, você vai aprender como pintar cabelo desde o jeito mais natural até com o uso dos produtos químicos mais duradouros. Confira!

Como pintar o cabelo

Como pintar o cabelo sozinha

Pintar o cabelo sozinha é possível e você pode fazer com as tinturas tradicionais, vendidas pelas principais marcas, ou usando outros produtos, como a famosa anilina.

O ideal é que você tenha ajuda de alguém, até porque não é nada simples. É preciso diluir a tintura, depois passar em um pincel, dividir o cabelo por mechas, pintar cada uma dessas mechas, esperar secar, escovar, ver se ficou do jeito que queria, se não, fazer tudo de novo.

É complicado, por isso, uma ajuda de uma irmã, amiga, vizinha, mãe é essencial para poder fazer da maneira certa e com menos tempo.

Como pintar o cabelo de diferentes cores

De azul

Não é muito simples encontrar uma tinta colorida de azul, vermelho, roxo, laranja, dessas cores mais chamativas em empresas tradicionais de pintura capilar, mas existem sim essas opções e você encontra no próprio salão de beleza.

Além disso, é preciso fazer alguns outros processos antes de pintar o cabelo de fato. Um procedimento de proteção aos fios, se eles já forem tingidos, é preciso fazer um processo de reparação, enfim, não é tão simples assim.

O ideal é você ir até o salão de cabeleireiro da sua confiança e pedir para fazer a pintura, com as proteções e revitalizações devidas para não estragar os seus fios.

De branco

Se você quiser platinar, descolorir ou pintar o seu cabelo de branco, também é super possível. É preciso fazer todo esse processo de proteção dos fios antes, hidratar, deixar preparado para receber a tintura e também o platinado, se for seu objetivo.

Vai demorar um pouco, mas você vai sair do salão com o cabelo lindo, branco, platinado, super moderno e vai arrasar por onde passar.

De preto

Se você for escolher uma cor mais tradicional, como é o caso do preto, o melhor é pintar com as tintas vendidas em casas de cosméticos e farmácias. Essas tintas são reguladas, testadas e autorizadas e causam bem menos mal aos fios do que uma anilina ou violeta genciana.

De vermelho

No caso do vermelho, existem tons de ruivos que são disponibilizados pelas marcas tradicionais e outros que você vai ter que buscar em formas diferentes de pintar, como é o caso da anilina. Por isso, pesquise bem, escolha o seu tom preferido e faça a pintura da forma correta, sem correr riscos.

Loiro

O cabelo loiro é muito mais simples de pintar e a pessoa tem várias possibilidades, como pintar ele todo, fazer mechas ou as famosas luzes. Fica bonito em qualquer pessoa e em qualquer tipo de cabelo.

Como pintar o cabelo com anilina

Para quem não conhece, a anilina é uma substância química, venenosa, que é obtida a partir de um ramificação do benzeno. Ela passou a ser muito utilizada junto a corantes para a pintura de cabelo, já que fixa bem e não evapora, o que mantém o cabelo pintado por muito tempo.

O problema da anilina é que ela é perigosa, pode estragar seu cabelo, dar alergia e outros efeitos nada agradáveis. Por isso, o melhor é fazer pintura com as tintas vendidas pelas lojas e marcas tradicionais, liberadas e testadas pela Anvisa, Inmetro e Ministério da Saúde.

Porém, se usada da forma correta, com a proteção devida e tudo mais, ela não vai estragar os seus cabelos, vai dar uma coloração legal, duradoura, brilhante e vai ficar bem bonito. Só tome muito cuidado com o descolorir dos fios que eles deixam o cabelo muito fraco, quebradiço e pode ser perigoso.

Com violeta genciana

A violete genciana é um corante usado por pesquisadores para encontrar e diferenciar bactérias em microscópios e demais instrumentos de visão e de pesquisa. De uns tempos para cá, descobriu-se que esse corante também funciona como tinta de cabelo.

É preciso tomar muito cuidado ao usar o produto, porque ele é muito forte. Como matizador, por exemplo, duas gotas em um pote de creme já é suficiente. Para tintura, três gotas, normalmente, diluídas já são mais do que ideais para poder colorir todo o cabelo.

Se tiver ainda alguma outra dica sobre como pintar o cabelo, deixa-a no comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *