Cuidados com a pele na gravidez: Dicas de cuidados para cada parte do corpo

0
560

As diversas mudanças e efeitos no corpo da mulher durante a gravidez também refletem na sua pele. São alguns fatores que colaboram pra isso: aumento de peso, elasticidade da pele e também as diversas mudanças hormonais; fora alterações que variam de mulher pra mulher, como a pele ficar mais oleosa, ou mais ressecada.Cuidados com a pele durante a gravidez

Além disso, a tendência a desenvolver estrias e manchinhas durante essa fase é maior. Sendo assim, para evitar ou amenizar essas mudanças alguns cuidados com a pele devem ser diários durante a gravidez. Confira as dicas que separamos sobre cuidados com a pele na gravidez logo abaixo!

Alterações na pele durante a gravidez

Antes de ver as dicas que preparamos pra você, entenda as principais mudanças que ocorrem na pele da mulher durante a gravidez, algumas positivas ou negativas:

  • Uma vantagem que a gravidez traz é o aumento do fluxo sanguíneo. Isso traz mais brilho para a pele da mulher, fazendo-a parecer mais rosada e saudável.
  • Em paralelo a isso, as glândulas sebáceas do corpo sofrem mudanças hormonais, o que pode não ser muito agradável, fazendo a pele ficar mais oleosa.
  • O surgimento de manchas no rosto ou na barriga também é bastante comum devido alterações hormonais.
  • As mulheres mais morenas, de pele mais escura, estão mais propensas a terem o cloasma, que são manchas amareladas ou castanhas que aparecem no rosto, também causado por fatores hormonais. Outra grande causa dessas manchas é a maior produção de melanina no corpo da mulher, que altera a pigmentação de partes da pele.
  • Outra mancha que aparece em muitas mulheres é a Linea Nigra, que é aquela linha escura que surge na barriga da mulher, indo desde o umbigo ao centro do osso púbico. Alguns médicos sugerem que essa mancha sempre existiu na pessoa, apenas as mudanças hormonais a deixaram visível.
  • Além das manchas, existem os danos físicos que as alterações do corpo podem causar, como as estrias devido ao esticamento da pele no aumento da barriga, assim como também na região dos seios.
  • O ganho de peso em outras partes do corpo também podem causar estrias na mulher, o que fica mais evidente depois da gravidez com a pele mais flácida e murcha.
  • As manchas costumam desaparecer cerca de 6 meses depois do parto, já as estrias costumam ser irreversíveis.

Pensando nisso tudo que pode acontecer com o seu corpo, que tal evitar com uma rotina de cuidados específicos durante esses próximos 9 meses cheios de mudanças que estão por vir? Confira essas dicas e evite manchas, estrias, marquinhas chatas e também uma pele ressecada!

Dicas de cuidados com a pele na gravidez

  1. Cuidando da pele do rosto:

A pele estará mais sensível e vai necessitar de limpeza dobrada! Mantendo a pele sempre limpa com sabonete ideal, uso de tônico e finalizando com hidrantes, você evita que sujeira se acumule (podendo gerar espinhas e cravos), e também controla a oleosidade. Outros produtos podem ser indicados para clarear as manchas e evitar novas.

Para qualquer pessoa, o uso de protetor solar é obrigatório, mas para as gestantes é ainda mais! O protetor solar vai cuidar melhor da sensibilidade da pele, evitando o surgimento de manchas. Para o rosto, utilize no mínimo um de fator 30.

Vale ressaltar que o acompanhamento de uma dermatologista é essencial, pois nem todo produto vendido com essas especialidades pode ser usado por gestantes, devido a concentração de algumas substâncias, que pode ser prejudicial para a mãe e para o bebê.

São exemplos: A Anvisa proíbe o uso de medicamentos para pele ou sabonetes à base de ácido salicílico, ácido retinóico e derivados. Já ácidos azelaico, glicólicos e vitaminas para a pele são de uso liberado. Quanto aos produtos com ureia, presente em hidratantes faciais ou corporais, não deve conter acima de 3%. Produtos com cheiro forte também devem ser evitados para não estimular ainda mais enjoo, sendo melhor usar aqueles sem cheiro.

  1. Cuidando da pele dos seios

É normal que com o avanço da gravidez os seios fiquem com a pele instável, aumentando constantemente de tamanho e com partes escurecendo, como as aréolas dos seios, por causa do aumento de melanina. Sendo assim, para cuidar da pele dos seios utilize sutiãs confortáveis, com alças e laterais largas para sustentar bem o peso dos seios e não apertar a região, o que ajuda no crescimento de estrias.

Além de lingerie boa para suporte, capriche na hidratação com óleos e cremes à base de elastina, aplicando mais de uma vez por dia. Outras substâncias também podem ajudar, como óleo de amêndoas. Evite passar nos mamilos para não afinar ou irritar, ou prejudicar a amamentação depois.

  1. Cuidando da pele das mãos

Outro relato das grávidas é o eritema palmar, que é uma comum vermelhidão na palma das mãos. Isso ocorre pela elevação dos hormônios estrogênicos, desaparecendo semanas depois do parto.

Mesmo sendo uma condição normal, você pode evitar consequências negativos que surgem a partir disso, como infecções nas mãos ou unhas por conta de fungos ou bactérias. Sendo assim, mantenha sempre as mãos limpas, bem lavadas, seque-as bem depois, e hidrate a região com cremes específicos para as mãos.

  1. Cuidando da pele das pernas e pés

Falaremos agora de cuidados importantes para evitar inchaços, celulite e desenvolvimento de varizes nas pernas, região que fica bem sobrecarregada de acordo com o avanço da gravidez devido à maior dilatação das veias e aumento do fluxo sanguíneo, além do agravamento pelo excesso de peso.Cuidando da pele das pernas e pés

Evite ganhar pesos em excesso, mantendo a alimentação sempre em dia. Além disso, evite ficar muitas horas do dia em pé ou sentada, revezando sempre que possível. Faça também descansos diários com as pernas elevadas. O uso de meias elásticas pode ajudar a evitar estrias e vasinhos evidentes também, assim como sapatos adequados ao aumento de peso podem aliviar os pés.

Para complementar nos cuidados com as pernas, uma massagem com hidratantes e óleos também ajuda a evitar celulites e alivia tensões. Pede essa massagem ao maridão, vai!

  1. Cuidando da pele da barriga

Os cuidados da pele da barriga durante a gestação visão o não surgimento de estrias na região e a melhor recuperação após o parto. A hidratação diária da pele se torna ainda mais importante na gravidez, já que conforme o bebê vai crescendo a pele se estica cada vez mais, a não hidratação ou má hidratação facilitam a formação de estrias.Cuidando da pele da barriga

Tudo isso está diretamente ligado a alimentação da futura mamãe e ao ganho de peso na gestação, ter o ganho de peso descontrolado facilita a formação das estrias, por isso mantenha bons hábitos alimentares e faça exercícios físicos, tudo isso com acompanhamento medico, é claro.

Evite banho quentes e longos, a água quente ajuda na desidratação da pele, hidrate a pele sem moderação, com cremes e óleos. Uma boa dica é hidratar a pele ainda úmida e se enxugar levemente em seguida.

Além disso a hidratação que vem de dentro para fora, beber a quantidade de água adequada ajuda na hidratação da pele e mucosas, controla a retenção de líquidos e traz melhoras aos funções digestivas e intestinais.

Todas essas ações em conjunto ajudam a pele a ter mais hidratação e elasticidade, evitando manchas e estrias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here