Cuidados com a pele no verão: Dicas valiosas para se cuidar nessa estação

0
333

A estação mais quente do ano chegou, o verão! Tempo de diversão, praias, piscinas, passeios ao ar livre, mas também é tempo de cuidar mais ainda da saúde da sua pele. Para aproveitar ao máximo toda a alegria e benefícios dessa época do ano, sua pele vai precisar de mais cuidados como proteção e hidratação. Vem saber mais!Cuidados com a pele no verão

Por que cuidar da pele no verão?

A alta exposição ao sol e às temperaturas mais quentes no verão facilitam a desidratação da pele, e uma pele ressecada não é nada bonita. Além da estética, a pele também fica mais sensível e propensa a doenças de pele. Ficar muito tempo ao sol também causa alterações na pele e até hormonais que aceleram o envelhecimento, também chamado de fotoenvelhecimento; isso traz flacidez e opacidade da pele, além do surgimento e maior evidência de linhas, rugas e muitas manchas. Portanto se cuidar e evitar esses danos é essencial também durante o verão.

Dicas rápidas de como cuidar da pele no verão

  1. Importância de usar protetor solar

  • Torne como obrigação diária o uso do protetor solar. Os dermatologistas recomendam o uso de protetores com FPS de no mínimo fator 30. Quem tem a pele clarinha pode precisar de um fator maior, veja com seu dermatologista. Vale ressaltar que, mesmo em dias nublados, ainda há incidência dos raios ultravioletas, sendo assim, faça chuva ou faça sol, faça questão de não sair de casa sem protetor solar.
  • A pele do rosto é uma área mais sensível do que o resto da pele do corpo, portanto pode ser necessário um FPS maior do que o escolhido para o resto do corpo.
  • Evite ao máximo exposição ao sol das 10h às 16h, pois é um período de forte incidência solar e de picos dos raios ultravioletas. Portanto, dê preferência a ir para praias e clubes mais cedinho e aproveite o sol saudável da manhã. Se for inevitável, use protetor solar antes de sair.
  • Tem gente que pensa que por estar dentro da água, no mar ou na piscina, não está sendo afetada pelos raios solares na parte que está submersa. Engana-se quem pensa assim! Sendo assim, mesmo quando for para dentro da água, use protetor solar sem dó!
  • Procure andar sempre com o protetor solar na bolsa para reaplicar. O ideal é a cada duas horas depois da primeira aplicação e também após mergulhos. Mesmo aqueles protetores que dizem que são à prova d’água precisam de reaplicação, pois transpiração normal e água vão diminuindo a eficiência do produto.
  1. Roupas e acessórios de proteção

  • Opte por usar acessórios que ajudem na proteção do sol, além do protetor solar. O óculos de sol ajuda na sensibilidade dos olhos, ajudando a ressecar menos a área ao redor dos  olhos; além de chapéus e bonés que ajudam também a diminuir incidência solar no couro cabeludo e também no rosto.
  • Existem roupas para banho especialmente feitas com material contra os raios ultravioletas. Com certeza você já viu pessoas na piscina com aquelas blusas de manga comprida, né? Se ainda não tem uma, melhor ter.
  1. Hidratação no verão

  • A verdadeira hidratação começa de dentro pra fora, portanto tome no mínimo 2 litros de água por dia, levando uma garrafinha com você por onde for! Além de muita água, beba também sucos puros de fruta ou água de coco pra dar uma variada mais gostosa. Opte por essas bebidas ao invés de refrigerantes, sucos artificiais ou outros químicos.mulher bebendo agua
  • A hidratação da pele com cremes hidratantes também é essencial. Use hidratantes com texturas leves, podendo ser loções ou sprays. A melhor hora pra utilizar esses cremes é depois do banho, que devem ser mais mornos ou frios, não quentes para não sensibilizar ainda mais a pele.
  • Dica: Coloque o creme hidratante na geladeira cerca de 30 minutos antes de usar, assim será mais refrescante o uso e pode ter efeito calmante na pele sensibilizada pelo sol.
  1. Alimentação no verão

  • Cuide também da sua pele com uma boa alimentação no verão!
  • Para um bronzeado mais bonito, saudável e duradouro, opte por alimentos com carotenoides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, que possuem pigmentos naturais que ajudam a reforçar a cor da pele. Além disso, protegem a pele contra doenças como o câncer de pele!
  • Coma bastante frutas e verduras que ajudem na hidratação da pele também de dentro para fora, que são melancia, melão, laranja, tangerina, pepino, alface, aipo, rabanetes, tomate, e muitos outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here