Hoje a gente vai falar sobre aqueles fiozinhos que deixam qualquer mulher de cabelo em pé de tanto incômodo, literalmente! O temido e chatinho frizz! Você tem? Se a resposta é sim, fica atenta no texto abaixo cheio de informações, dicas, produtos e até receitas para baixar de vez esses fios indesejados.

Frizz

O que é frizz?

O frizz nada mais é que aqueles cabelinhos arrepiados na cabeça, dando a impressão que os cabelos estão bagunçados e indisciplinados. Eles surgem muitas vezes sem a pessoa perceber, e são causados muitas vezes com hábitos bobos que a pessoa nem nota. Esses fios atiçados e despenteados são mais ressecados, por isso são mais difíceis de lidar.

O que causa o frizz?

E então, como acabar com o frizz?

Além de evitar todos esses hábitos, o melhor a se fazer é investir em produtos para evitar isso. Mas antes de falarmos sobre alguns desses produtos, confira mais dicas para acabar de vez com o frizz em diferentes tipos de cabelo:

  1. Como acabar com o frizz em cabelos lisos?

As meninas com cabelo liso costumam secar os fios com secador para ficar um liso mais bonito, né? Apenas tenha cuidado!

Antes de secar, coloque um produto que proteja o cabelo do calor, assim ele retém umidade e não resseca tanto. E depois da escova, finalize com reparador de pontas para selar e evitar o frizz.

Outra dica é para a hora de secar. Seque sem agredir seus fios, tirando apenas o excesso de água com uma toalha de algodão e depois deixar secar de forma natural.

Quanto à hora de pentear, dê preferência para uma escova que tenha uma base reta, conhecida como raquete, pois ela quebra menos os fios lisos. Mantenha também a hidratação em dia, principalmente com produtos de ativos naturais ou receitas caseiras também naturais.

  1. Como acabar com o frizz em cabelos cacheados

Sabia que até o tipo de fronha do seu travesseiro pode estar causando frizz nos seus cachos? Dê preferência para fronhas de cetim, que são tecidos finos que não “sugam” a umidade dos fios e não ressecam pela manhã, como o algodão pode fazer, por exemplo.

Quanto à hidratação, mantenha em dia também, pois cachos arrepiados e abertos demais são cachos secos e cheios de frizz.

Experimente também trocar sua escova por um pente de madeira de dentes largos para usar na hora de pentear, e use apenas com eles ainda molhados. É sério, meninas: Não pentear os cabelos cacheados secos nunca!

Faz mal, quebra e gera frizz. E se você também é adepta ao secador para algum penteado, ou não quer dormir de cabelo molhado e precisa secar, por exemplo, tenha um difusor para usar jato frio para secar seus cachos, pois não tem calor e não estraga nadinha.

  1. Como acabar com o frizz na raiz dos cabelos

Grande parte das pessoas que têm frizz no topo da cabeça tem por causa da forma que secou o cabelo depois do banho. Procure não esfregar a toalha diretamente na raiz, pois isso irrita muito os fios!

Experimente secar com papel toalha ou uma camiseta de algodão, pois são formas de não atiçar o atrito entre os fios. Vai fazer a diferença, pode ter certeza!

Além disso, você também pode usar um óleo capilar ao finalizar os cuidados com o cabelo, mas não muito, apenas uma selagem superficial de algum óleo natural denso, assim o peso do produto nos fios não os deixa subir.

Dicas de produtos anti-frizz

  1. Óleo Anti Frizz Cabelos Danificados Bio Extratus Queravit

Se você já pesquisou sobre produtos de reconstrução capilar, certamente se deparou com os produtos da Queravit, linha incrível da Bio Extratus. E para o frizz, pode contar com esse produto!

Ele ajuda a selar os fios mais ressecados que viram frizz quando atiçados, mas sem deixar o cabelo oleoso, sendo necessariamente aplicar corretamente.

Óleo Anti Frizz Cabelos Danificados Bio Extratus Queravit

  1. Creme de Pentear Anti Frizz TreSemmé

Um produto perfeito para o dia a dia que ajuda na hora de pentear, sendo ideal para cabelos lisos ou ondulados, não muito cacheados. Ele oferece um acabamento ideal nos fios que evita que o frizz suba.

Tem um textura bem leve, como um sérum, então não deixa o cabelo pesado ou oleoso. Controla o frizz por até 48h!

Creme de Pentear Anti Frizz TreSemmé

  1. Condicionador Redken Frizz Dismiss (Conditioner)

Ideal para todos os tipos de cabelos, este condicionador da Redken é ideal para evitar o frizz, pois hidrata, nutre, evita os cabelos atiçados e ainda oferece um brilho lindo.

Ele deixa o cabelo mais macio, facilitando na hora de pentear, e isso evita a quebra que gera frizz. Ele hidrata de forma profunda, de modo a não permitir que a umidade do ar afete a estrutura do fio.

Condicionador Redken Frizz Dismisss (Conditioner)

  1. Revlon BB Cream Uniq One Máscara em Spray Tratamento Leave-in

Este é um produto tão especial que até ganhou um prêmio de produto inovador pela revista Cosmopolitan!

Faça frio ou calor, sol ou chuva, esse produto promete e cumpre proteger o cabelo das agressões externas e químicas, evitando ao máximo a formação do frizz. Deve valer muito a pena!

Revlon BB Cream Uniq One Máscara em Spray Tratamento Leave-in

  1. Bálsamo Finalizador Lola Cosmetics – O Exterminador de Frizz

A marca queridinha das cacheadas também tem seu produto especial para quem tem frizz.

Funciona como um finalizador que vai evitar que os fios fiquem eriçados, pois cria um tipo de barreira na superfície do cabelo, impedindo que o cabelo perca sua umidade interna e que a umidade externa afete ele. Essa barreira também repele a sujeira, mantendo o cabelo limpo por mais tempo.

Bálsamo Finalizador Lola Cosmetics - O Exterminador de Frizz

3 receitas caseiras para acabar com o frizz

Que tal se aventurar com receitinhas caseiras e cuidar desses frizz? Aqui vão 3 ideias para fazer hoje mesmo:

  1. Lavar os cabelos com cerveja

É isso mesmo que você leu! A cerveja tem alta quantidade de vitaminas e outros nutrientes que evitam que os fios fiquem “revoltados” e com frizz. Sendo assim, basta lavar os cabelos normalmente no banho, com shampoo e condicionador, e ao final aplique cerveja, massageie bem e deixe agir por até 10 minutos.

Tire depois com água morna. Pode usar a cerveja comum, mas quanto mais escura, mais nutrientes ela tem dos seus ativos naturais.

  1. Vinagre de maçã no lugar do condicionador

Esse tá em todas, né? Ele funciona como um condicionador natural que atua como protetor dos fios, portanto evita o ressecamento ao reter a umidade interna. Basta misturar água e vinagre de maçã em partes iguais e utilizar no lugar do condicionador. Simples assim!

  1. Creme de abacate com azeite de oliva

Essa dupla é repleta de óleos naturais ricos em vitaminas que vão renovar seus cabelos, principalmente com relação à hidratação que evita os fios atiçados.

Basta amassar um abacate bem maduro, adicionar uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, aplicar diretamente no couro cabeludo e deixar agindo por até 30 minutos. Depois lave bem a raiz com shampoo e condicionador nos fios e não deixe resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *