A vaidade não é só assunto de mulheres – os homens estão cada vez mais atentos às novidades em termos de procedimentos estéticos e tratamentos que proporcionem um melhor visual.
Em alguns casos, há uma necessidade de tratar algum problema que afeta diretamente a autoestima. É o caso da ginecomastia.
O que é Ginecomastia
Ginecomastia é uma condição caracterizada pelo crescimento das mamas em um tamanho fora do normal em pessoas do sexo masculino.
Do Grego gyné, que quer dizer “mulher”, mais mastós, que é “mama”, ginecomastia está relacionado com o excesso de tecido mamário feminino em homens, ou seja, é a hipertrofia das glândulas mamárias.
O que é Ginecomastia feminina
Ginecomastia feminina é outro nome dado ao crescimento anormal das mamas nos homens.
Sintomas
De sintomas, a ginecomastia se caracteriza pelo inchaço e sensibilidade do tecido mamário. Por isso, o sinal mais comum é o aumento de volume das mamas, sendo que em alguns casos pode apresentar nódulos ou até mesmo secreção mamilar (galactorreia, ou seja, fluxo de leite).
Causas
A ginecomastia pode acometer homens de qualquer idade, inclusive recém-nascidos. A causa para os bebês é mais comumente associada como uma reação ao contato com o estrogênio (hormônio feminino) da mãe durante a gravidez.
Outras causas que podem levar ao aumento anormal das mamas no sexo masculino são:
- Aumento tardia na quantidade de testosterona em relação à quantidade de estrogênio (isso em adolescentes),
- Câncer de mama (embora raro, a doença pode acometer os homens),
- Defeitos congênitos,
- Doença hepática crônica,
- Efeito colateral de certos medicamentos,
- Exposição a hormônios esteroides anabolizantes,
- Hipertireoidismo,
- Insuficiência renal,
- Queda nos níveis de testosterona,
- Quimioterapia,
- Tratamento com radiação na área dos testículos,
- Tratamento hormonal para câncer de próstata,
- Tumores.
De toda forma, a ginecomastia está muito relacionada com o desequilíbrio hormonal dos homens, porém todas essas causas citadas acima podem provocar o aumento mamário.
Tratamentos
Por ser constrangedor para o homem, o aumento das mamas pode ser tratado. Normalmente, o médico prescreve a terapia hormonal que irá bloquear o efeito do estrogênio ou ainda através de intervenção cirúrgica para reduzir o tamanho da mama.
Caso a ginecomastia estiver associada com uma condição subjacente, é fundamental que se faça o tratamento desta para retardar o crescimento mamário.
Remédios
O tratamento medicamentoso é muito indicado para controlar a produção de hormônios pelo organismo masculino. Em geral, os mais indicados nesse caso são:
- Tamoxifeno: mesmo que não tenha aprovação de uso universal, ele bloqueia os receptores de estrógeno que existem nas células mamárias,
- Clomifeno: uma medicação utilizada por mulheres que não conseguem engravidar e que trazem grandes resultados para a ginecomastia,
- Danazol: tem como objetivo tratar a endometriose, mas é eficaz no tratamento da ginecomastia também.
Vale lembrar que os suplementos de testosterona podem ser indicados caso o homem apresente deficiência no hormônio.
Tratamento natural da Ginecomastia
Para ajudar no tratamento dado pelo médico, é possível apostar no tratamento natural, isto é, em opções que não possuem efeitos colaterais e contraindicações.
Um exemplo para se ter ideia é o óleo de peixe, pois ele reduz a quantidade de estrogênio no organismo e estimula a produção de testosterona. Para inclui-lo na dieta, é interessante tomar suplementos de óleo de peixe e ômega 3 ou até mesmo consumindo mais peixes, como o salmão e atum.
Veja mais algumas soluções naturais para ginecomastia:
- Açafrão: pode aumentar os níveis de testosterona nos homens, além de aumentar a circulação do tecido mamário. Faça um chá de açafrão ou converse com o médico se é possível adicioná-lo nos alimentos como forma de pó, por exemplo,
- Zinco: aumenta naturalmente os níveis do hormônio testosterona – basta incluir alimentos ricos em zinco na dieta, tais como iogurte, grão-de-bico e cereais,
- Flor de maracujá: também tem a mesma função. Faça chá com a flor desidratada,
- Linhaça: desintoxicante do corpo, a linhaça pode também aumentar a produção da testosterona.
Outras opções são o sal de Epsom e dente de leão.
Exercícios físicos também servem para o tratamento da ginecomastia, pois ajudam a equilibrar os níveis hormonais do corpo, bem como eliminar gorduras localizadas e firmar os músculos do peito.
Cirurgia para Ginecomastia
Em adolescentes principalmente, a intervenção cirúrgica é muito indicada para fins estéticos. Mamoplastia redutora é o nome desta cirurgia que envolve reduzir o tamanho das mamas do homem.
Como é feita
A mamoplastia é rápida, em torno de 1 hora e meia, e permite que o paciente vá embora do hospital ainda no mesmo dia.
O procedimento exige sedação e anestesia local ou geral – dependendo da opinião do cirurgião plástico. É necessária a realização de um corte em forma de meia-lua ao redor do mamilo (ou dos mamilos, caso o homem possuir ginecomastia bilateral).
Se o paciente possuir muita gordura nesta região, a mamoplastia redutora não é indicada, sendo mais recomendável a ação de uma lipoaspiração para retirar o volume. Posteriormente, será preciso corrigir a flacidez que surgirá por conta da remoção do excesso de gordura.
Existem casos mais graves de ginecomastia em que a aréola fica alargada e as mamas flácidas – nessas situações, a cirurgia irá reposicionar a aréola e remover o excesso de pele.
Preço
O preço da mamoplastia redutora varia em torno de R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia para correção da ginecomastia ocorre quando a pessoa possui a saúde em risco pelo problema.
Antes e depois
A dúvida ainda persiste sobre se a cirurgia para ginecomastia realmente muda alguma coisa na vida e na autoestima do homem?
Confira estas fotos com antes e depois da mamoplastia e surpreenda-se:
As orientaçoes estao me ajudando muito. Muito obrigada pelo artigo
Nos que agradecemos a visita Ana =D