A vaidade não é só assunto de mulheres – os homens estão cada vez mais atentos às novidades em termos de procedimentos estéticos e tratamentos que proporcionem um melhor visual.

Em alguns casos, há uma necessidade de tratar algum problema que afeta diretamente a autoestima. É o caso da ginecomastia.

Ginecomastia

O que é Ginecomastia

Ginecomastia é uma condição caracterizada pelo crescimento das mamas em um tamanho fora do normal em pessoas do sexo masculino.

Do Grego gyné, que quer dizer “mulher”, mais mastós, que é “mama”, ginecomastia está relacionado com o excesso de tecido mamário feminino em homens, ou seja, é a hipertrofia das glândulas mamárias.

O que é Ginecomastia feminina

Ginecomastia feminina é outro nome dado ao crescimento anormal das mamas nos homens.

Sintomas

De sintomas, a ginecomastia se caracteriza pelo inchaço e sensibilidade do tecido mamário. Por isso, o sinal mais comum é o aumento de volume das mamas, sendo que em alguns casos pode apresentar nódulos ou até mesmo secreção mamilar (galactorreia, ou seja, fluxo de leite).

Causas

A ginecomastia pode acometer homens de qualquer idade, inclusive recém-nascidos. A causa para os bebês é mais comumente associada como uma reação ao contato com o estrogênio (hormônio feminino) da mãe durante a gravidez.

Outras causas que podem levar ao aumento anormal das mamas no sexo masculino são:

De toda forma, a ginecomastia está muito relacionada com o desequilíbrio hormonal dos homens, porém todas essas causas citadas acima podem provocar o aumento mamário.

Tratamentos

Por ser constrangedor para o homem, o aumento das mamas pode ser tratado. Normalmente, o médico prescreve a terapia hormonal que irá bloquear o efeito do estrogênio ou ainda através de intervenção cirúrgica para reduzir o tamanho da mama.

Caso a ginecomastia estiver associada com uma condição subjacente, é fundamental que se faça o tratamento desta para retardar o crescimento mamário.

Remédios

O tratamento medicamentoso é muito indicado para controlar a produção de hormônios pelo organismo masculino. Em geral, os mais indicados nesse caso são:

  1. Tamoxifeno: mesmo que não tenha aprovação de uso universal, ele bloqueia os receptores de estrógeno que existem nas células mamárias,
  2. Clomifeno: uma medicação utilizada por mulheres que não conseguem engravidar e que trazem grandes resultados para a ginecomastia,
  3. Danazol: tem como objetivo tratar a endometriose, mas é eficaz no tratamento da ginecomastia também.

Vale lembrar que os suplementos de testosterona podem ser indicados caso o homem apresente deficiência no hormônio.

Tratamento natural da Ginecomastia

Para ajudar no tratamento dado pelo médico, é possível apostar no tratamento natural, isto é, em opções que não possuem efeitos colaterais e contraindicações.

Um exemplo para se ter ideia é o óleo de peixe, pois ele reduz a quantidade de estrogênio no organismo e estimula a produção de testosterona. Para inclui-lo na dieta, é interessante tomar suplementos de óleo de peixe e ômega 3 ou até mesmo consumindo mais peixes, como o salmão e atum.

Veja mais algumas soluções naturais para ginecomastia:

Outras opções são o sal de Epsom e dente de leão.

Exercícios físicos também servem para o tratamento da ginecomastia, pois ajudam a equilibrar os níveis hormonais do corpo, bem como eliminar gorduras localizadas e firmar os músculos do peito.

Cirurgia para Ginecomastia

Em adolescentes principalmente, a intervenção cirúrgica é muito indicada para fins estéticos. Mamoplastia redutora é o nome desta cirurgia que envolve reduzir o tamanho das mamas do homem.

Como é feita

A mamoplastia é rápida, em torno de 1 hora e meia, e permite que o paciente vá embora do hospital ainda no mesmo dia.

O procedimento exige sedação e anestesia local ou geral – dependendo da opinião do cirurgião plástico. É necessária a realização de um corte em forma de meia-lua ao redor do mamilo (ou dos mamilos, caso o homem possuir ginecomastia bilateral).

Se o paciente possuir muita gordura nesta região, a mamoplastia redutora não é indicada, sendo mais recomendável a ação de uma lipoaspiração para retirar o volume. Posteriormente, será preciso corrigir a flacidez que surgirá por conta da remoção do excesso de gordura.

Existem casos mais graves de ginecomastia em que a aréola fica alargada e as mamas flácidas – nessas situações, a cirurgia irá reposicionar a aréola e remover o excesso de pele.

Preço

O preço da mamoplastia redutora varia em torno de R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia para correção da ginecomastia ocorre quando a pessoa possui a saúde em risco pelo problema.

Antes e depois

A dúvida ainda persiste sobre se a cirurgia para ginecomastia realmente muda alguma coisa na vida e na autoestima do homem?

Confira estas fotos com antes e depois da mamoplastia e surpreenda-se:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *