Hidratação para cabelos: Tudo o que você precisar saber, dicas e 3 receitas caseiras

0
876

Tratamentos com hidratação são essenciais para a saúde capilar de qualquer pessoa. Cada um tem um tipo de cabelo diferente, com necessidades específicas, portanto existem vários tipos de hidratações. Pensando em te ajudar a saber qual a melhor hidratação para o seu caso, listamos excelentes hidratações no texto de hoje!Hidratação para cabelos

O que é hidratação capilar?

Hidratação nos cabelos é a reposição de umidade nos fios, de água e lipídios. A maioria das fórmulas dos produtos para hidratação e nutrição leva proteínas, queratina, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone ou outras vitaminas e nutrientes nas fórmulas, portanto também nutre e encorpa os fios. Vale ressaltar que não é algo instantâneo, e sim um processo gradativo incorporado à rotina da pessoa. Hidratação capilar não é só estética, é saúde!

Pra que serve hidratação nos cabelos?

Serve para deixar os fios mais saudáveis, maleáveis e brilhante, principalmente depois de procedimentos químicos ou escovas e chapinhas do dia a dia. Mas não se engane! Hidratação para cabelos também é indicada para cabelos virgens, afinal também há a perda de proteínas por conta do clima e outros fatores naturais que afetam todos nós.

Além disso, cabelos hidratados são mais sedosos e macios, pois trata a porosidade dos fios. O brilho natural dos cabelos também é valorizado, e hidratação também evita que os fios fiquem ressecados e arrepiados, ou seja, evita o efeito de frizz, principalmente na parte superficial dos cabelos. Hidratação é tudo de bom!

Quem deve fazer hidratação nos cabelos?

É um procedimento indicado para todo tipo de cabelo, ou seja, todo mundo pode fazer, seja para cuidados ou manutenção da beleza e saúde dos fios. Alguns tipos de cabelo vão exigir tipos específicos de hidratação, como por exemplo:

  • Cabelos ressecados e desgastados pelo sol, vento ou água em excesso;
  • Cabelos crespos sem controle;
  • Cabelos quimicamente tratados, seja por tintura ou alisamento;
  • Cabelos naturalmente secos;
  • Cabelos que passam por uso de secadores e pranchas regularmente;
  • Cabelos oleosos;
  • Cabelos de crianças;
  • Cabelos de pessoas idosas;

A diferença básica entre esses tipos de hidratação é o tipo de ação das substâncias, mais fortes ou mais leve e também a intensidade da hidratação de acordo com o tipo do fio, se é mais resistente, frágil, poroso, entre outras características. Outra variação é em quais partes do cabelo o produto deve agir, como por exemplos cabelos de raiz oleosa que necessitam de hidratação apenas no comprimento, ou cabelos secos e frágeis que precisam de nutrição profunda desde a raiz para crescer com mais saúde.

Qual a frequência da hidratação caseira?

O tempo médio sugerido para realizar hidratação nos cabelos é de 15 em 15 dias, mas isso varia muito de acordo com as necessidades do cabelo. Dependendo do caso, hidratação diária pode ser necessária, pelo menos a princípio com o objetivo de salvar o cabelo.

Outra forma de inserir a hidratação na rotina é através de um cronograma capilar adaptado ao seu cabelo, intercalando os dias da semana em hidratação, nutrição e reconstrução. Consulte um profissional para te ajudar a montar um cronograma pra você!

Hidratar todo dia faz mal? Estraga o cabelo?

Depende do tipo de hidratação! Se a máscara usada foi exclusivamente de efeito hidratante, sem óleos, queratina, creatina ou outro ativo reconstrutor, pode sim ser usado todos os dias. Caso o produto usado tenha outros compostos de reconstrução e nutrição, o ideal é não fazer todo dia, e sim de 15 em 15 como dissemos acima, para não sobrecarregar os fios. Sendo assim, nem sempre hidratar todo dia pode ser a solução ideal para seus cabelos danificados, e sim um cronograma capilar completo.

Como aplicar máscara de hidratação nos cabelos?

Para hidratar os cabelos direitinho, é importante seguir alguns passos no dia do tratamento:

  • Primeiramente, você deve lavar bem os cabelos, optando por água morna ou fria para abrir as cutículas dos fios, nunca água quente.
  • Em seguida, usar um shampoo próprio para o seu tipo de cabelo sem sal! Usar o shampoo somente na raiz, para concentrar a limpeza no couro cabeludo. Para hidratações mais eficazes, uso shampoo anti-resíduos, que abre mais profundamente as cutículas. Ele não deve ser utilizado sempre em todas as hidratações, somente em 15 e 15 dias.
  • Esprema bem os fios para tirar o excesso de água e aplique o produto que for usar na hidratação numa quantidade ideal para cobrir todos os fios. Não tem necessidade de aplicar na raiz, só no comprimento dos fios.
  • Respeite o tempo de ação do produto ou da mistura caseira e enxágue bem em seguida.
  • Deixe secar naturalmente e finalize com um leave-in para manter a textura do seu cabelo sempre perfeita e realçar a hidratação.Como aplicar máscara de hidratação nos cabelos

Devo ou não usar a touca térmica?

Para um resultado mais eficaz, pode-se cobrir o cabelo com o produto com uma toalha laminada, toalha morna ou touca de banho térmica, para abafar e aumentar o efeito da máscara. Se for usar essa touca, não passe de 20 minutos com ela na cabeça, pois pode colaborar para causar oleosidade no couro cabeludo com o calor excessivo.

Quanto às toucas elétricas, os cuidados são dobrados quanto a tempo e temperatura, pois pode haver ressecamento dos fios e afetar a saúde do couro cabeludo, além de possível mal estar e dores de cabeça. Cuidado!

Precisa usar condicionador depois da hidratação?

A ordem dos produtos influencia 100% na forma que a hidratação será absorvida pelos fios. Primeiramente, você começa com o shampoo para limpar bem e abrir suas cutículas; em seguida, a máscara de hidratação será aplicada e mais facilmente absorvida, porém ela não fecha novamente as cutículas, e isso pode não preservar os nutrientes no fio como esperado; então para finalizar é essencial o uso de condicionador no final do tratamento, para selar novamente os fios.

Quais produtos usar para hidratação?

  • São alguns bem famosos usados pela maioria das mulheres:
  • L’oréal Absolut Repair Cortex Lipidium Masque;
  • Forever Liss Desmaia Cabelo – Máscara Ultra Hidratante;
  • Nativa SPA Caviar Máscara para Cabelos Reparados;
  • Inoar Mask Profissional – Máscara de Tratamento;
  • Keune Repair Treatment – Máscara de Tratamento;
  • Lola Cosmetics Dream Cream – Máscara;
  • Lola Cosmetics Morte Súbita Super Hidratante – Máscara de Reconstrução;

Como escolher o melhor produto?

O tipo de produto varia de acordo com o tipo de cabelo (cacheado, liso, crespo, oleoso, etc.) e a necessidade atual dele (hidratação, reposição de queratina, banho de brilho, entre outras). A melhor forma de descobrir é fazendo a cultura do seu fio de cabelo com um especialista de confiança.

Posso usar condicionador para fazer a hidratação?

O condicionador tem como função apenas condicionar os fios, por isso não consegue reter água e trazer nutrientes para os fios, sendo assim, não é indicado para hidratar.

Receitas caseiras de hidratação para cabelos

Hidrate também com receitas simples em casa. São exemplos de hidratação caseira:

  • Com maizena (excelente para fios ressecados):

1 colher de sopa rasa de Maizena + 100 ml de água + 2 colheres de creme de hidratação + 1 colher de chá de azeite = Dissolva a maizena primeiro na água no fogo até engrossar, como um mingau; espere esfriar e adicione o creme e o azeite até ficar homogêneo; lave bem com shampoo, aplique bem a hidratação, deixe agir por 40 minutos, enxágue bem e finalize com condicionador.

  • Com ovo (excelente para cabelos fracos, desnutridos e sem vida):

1  gema de ovo + 2 colheres de sopa de creme de hidratação + 1 colher de vinagre de maçã = Primeiro bata a gema com um garfo; em seguida, acrescente o creme e o vinagre até ficar homogêneo; lave bem com shampoo, aplique bem mecha por mecha, deixe agir por 30 minutos, enxágue bem e finalize com condicionador.

  • Com Bepantol líquido (excelente para proteger, nutrir e hidratar):

Após lavar os cabelos como de costume, aplique Bepantol líquido nos cabelos, espalhando bem por todo o fio, cobrindo mecha por mecha; deixe agir por 30 minutos e em seguida enxágue em água corrente. Se preferir, pode usar também o líquido misturado no seu creme de hidratação diário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here