Desde sempre fomos educados sobre a importância do protetor solar no dia a dia, mas você realmente sabe para que o protetor solar serve e como ele age na pele? Além disso, vamos falar também sobre os melhores produtos do mercado para você saber como se proteger com custo-benefício, de acordo com o que sua pele precisa e seu bolso também.Importância do Protetor Solar

Para que serve o protetor solar?

Os raios solares que invadem nosso planeta são formados por radiação ultravioleta, ou também chamados de raios UV. Quando encontram nossa pele, esses raios penetram profundamente e causas reações em cadeia, algumas imediatas outras em pouco tempo e também em longo prazo.

O calor é o exemplo de uma ação imediata; ações em pouco tempo são queimaduras solares, bronzeamento e também fotoalergia (quem tem alergia a luz solar); e em longo prazo, tais raios aumentam as possibilidades de fotoenvelhecimento e também podem trazer à tona doenças de pele, das mais simples às mais graves. E é justamente para evitar isso tudo que o protetor solar serve, bloqueando a pele combatendo a absorção desses raios solares.

Escolhendo o protetor solar certo

Creme, spray, na maquiagem, entre outros… São tantos os formatos atuais de protetor solar que fica difícil escolher qual comprar. Primeiro leve em conta seu tipo de pele; evite fórmulas gorduras se tiver a pele oleosa, principalmente, optando por em forma de gel ou sérum; já quem tem pele seca, evite a forma em gel para não ressecar mais.

O fator (FPS) escolhido varia de acordo com seu tom de pele, sendo ideal os menos fatores para peles escuras e os maiores fatores para peles claras. Quem tem pele muito escura, um fator entre 6 e 15 basta para rosto e corpo; quem se encontra entre cor clara e morena, como pele mulata, opte por um fator entre 20 e 30; já quem é super branquinho e se queima com facilidade, o fator deve ser de 30 a 60.

Ao comprar o protetor solar, observe na embalagem o tipo de proteção contra os raios UV. Para proteção contra queimaduras solares, a proteção UVB é o ideal; mas se seu objetivo também é cuidar da aparência evitando envelhecimento precoce e doenças de pele, a proteção contra os raios UVA também é necessária. Algumas marcas vêm com proteção para ambos os tipos de raios.

Como passar protetor solar da forma correta?

mulher usando protetor solar no ombro

Os melhores produtos protetores solar:

  1. Dicas de protetor solar para o rosto

  1. Dicas de protetor solar para o corpo

  1. Dicas de protetor solar para pele oleosa

  1. Dicas de protetor solar para bebês e crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *