Nem sempre só a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada irão proporcionar a eliminação total daquela desagradável gordura localizada. Nesse caso, existem procedimentos estéticos podem auxiliar na modelagem do corpo – é o exemplo da lipoescultura.

lipoescultura

O que é lipoescultura

A lipoescultura é a cirurgia plástica que tem como objetivo reduzir as gorduras localizadas para que o corpo tenha maior harmonia, ou seja, uma estrutura corporal com melhor aspecto.

Geralmente, a gordura localizada é recolocada em uma região em que há pouco volume: pode ser feito o enxerto de gordura nos glúteos, por exemplo, ou ainda em certas partes da face.

A finalidade da lipoescultura não está relacionada com a perda de peso, mas sim em deixar o corpo proporcional.

Como é feita

A lipoescultura começa a partir da anestesia do paciente. Esta pode ser tanto peridural com sedação ou geral, dependendo da área a ser operada e do volume de gordura que será trabalhado.

Grande parte dos cirurgiões plásticos optam pela anestesia peridural com sedação por conta da redução do sangramento e no menor risco em ocasionar a trombose.

Para o procedimento, o médico precisará fazer pequenos “buracos” na pele para que as cânulas entrem no organismo. Nelas, haverá uma solução salina (fisiológica) que terá a função de amolecer a gordura.

Outras cânulas, de vários tamanhos, são usadas para aspirar a gordura – é uma lipoaspiração. A gordura que é retirada será purificada e concentrada com técnicas específicas, ou seja, é uma forma de separar a gordura do sangue: somente assim ela poderá ser recolocada em outra parte do corpo para modelá-lo.

Após o procedimento, o cirurgião plástico realiza a sutura das pequenas e discretas incisões.

A duração de uma lipoescultura é de 3 horas, mas isso pode variar também dependendo da quantidade de gordura que será lipoaspirada.

Lipoescultura com enxerto no glúteo

O procedimento de lipoescultura tem muita procura, em especial entre mulheres que buscam aumentar o volume do bumbum. Para tanto, existe a opção da lipoescultura com enxerto no glúteo que se torna menos invasiva do que um implante de silicone na região.

A lipoenxertia glútea irá oferecer um contorno mais firme e natural ao bumbum através da colocação de gordura que foi retirada de algum lugar do corpo.

Lipoescultura gessada

Embora tenha esse nome, a lipoescultura gessada não faz uso de gesso. A lipoescultura gessada é uma técnica ortomolecular que se baseia na aplicação de determinados cremes e produtos em regiões específicas do corpo, tais como as pernas, braços, barriga e quadril.

Para acelerar o efeito do tratamento proveniente destes produtos, o profissional – um esteticista – irá envolver a região com ataduras apertadas para ajudar a esculpir o corpo.

Lipoescultura gessada funciona?

A lipoescultura traz uma série de benefícios:

A lipoescultura gessada é uma alternativa para quem não intenciona passar por uma cirurgia plástica invasiva, principalmente por diminuir a retenção de líquido. A lipoescultura em si é mais eficiente na remoção da gordura localizada.

Lipoescultura a laser

A lipoescultura a laser é mais uma técnica cirúrgica que remove as gorduras localizadas. Nesse caso, a cânula usada possui uma fibra óptica, o que romperá a gordura antes de ela ser aspirada.

Depois da aspiração, o médico utilizará a gordura para colocar em outra área do corpo.

Por isso, o que muda nesse tipo de lipoescultura é a própria cânula que terá a fibra óptica.

Lipoescultura masculina

A lipoescultura também pode ser feita em homens, de preferência após a adolescência. As regiões mais procuradas pelo sexo masculino são: culote, queixo, quadril, cintura, abdômen, interno das coxas, braços e joelhos.

É sabido que a lipoescultura pode ter melhores resultados em homens, justamente pela pele ser mais espessa e com menor propensão de apresentar irregularidades no pós-operatório. Além disso, há menos flacidez e a musculatura masculina é mais forte.

Lipoescultura antes e depois

O resultado definitivo da lipoescultura acontece após 3 meses, mas isso pode variar de acordo com o paciente os cuidados pós-operatórios.

Confira fotos com o antes e depois de pessoas que optaram pela lipoescultura para melhorar a aparência do corpo:

Quanto custa

O custo de uma lipoescultura contará com variações conforme o cirurgião plástico e sua experiência, a região que o paciente mora e o que irá ser feito no procedimento (área do corpo).

De todo modo, é possível prever que um preço médio estimado é de R$ 11.000,00 a R$ 21.000,00.

Pós-operatório

Em geral, o pós-operatório da lipoescultura envolve edema (inchaço) e manchas roxas que na grande parte dos casos se resolvem por conta própria.

É recomendável que haja repouso relativo por pelo menos os 3 dias seguintes à cirurgia. Em termos de alimentação, há sugestão de uma dieta equilibrada com ingestão de muito isotônicos e líquidos em geral.

O cirurgião plástico ainda irá recomendar o uso da cinta elástica por 30 dias (ou conforme orientado). A drenagem linfática será uma indicação para acelerar a recuperação, reduzir o endurecimento e o inchaço.

Complicações

É importante afirmar que cada corpo reage de forma diferente, por isso complicações podem acontecer ou não. Saiba quais são os riscos da lipoescultura:

Relato

Acompanhe alguns relatos abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *