Buscando formas de tratamento contra a calvície ou queda capilar? Venha conhecer a mesoterapia capilar! Saiba quais são as vantagens e desvantagens de fazer esse tipo de tratamento e muito mais!

mesoterapia capilar

O que é mesoterapia capilar?

Mesoterapia capilar, também conhecida como intradermoterapia capilar, é uma técnica de tratamento feita no couro cabeludo para estimular o crescimento dos cabelos.

Substâncias são aplicadas diretamente no couro cabeludo, geralmente compostos vitamínicos e estimulantes, como a finasterida ou minoxidil, sendo uma técnica médica que deve ser realizada apenas por dermatologistas especializados em medicina capilar.

É indicada para homens e mulheres que sofram com queda de cabelo crônica e estão rumo à calvície, quem tem fios fracos e busca cabelos mais fortes e saudáveis ou quem sofreu algum dano no couro cabeludo e o tratamento possa ajudar.

Como é feita a mesoterapia capilar?

O dermatologista avalia o couro cabeludo do paciente, podendo pedir se necessários exames para analisar o nível de queda ou outra situação do couro cabeludo. E então, avalia se a mesoterapia é o tratamento indicado. Se sim, ele estabelece com o paciente o número de sessões e quais substâncias serão aplicadas.

No dia da sessão, o médico vai higienizar a região a ser tratada no couro cabeludo. E então, faz a aplicação das substâncias estimulantes por meio de uma agulha fina em pontos específicos no couro cabeludo. Tais substâncias vão melhorar a circulação sanguínea no local e estimular o crescimento de novos fios.

Vantagens e desvantagens da mesoterapia capilar

1. Vantagens

– A injeção de nutrientes tem efeito maior que usar shampoos ou cremes de tratamento, portanto oferecem ganhos maiores do que produtos tópicos;

– É um tratamento que oferece ganho de tempo, já que tratamentos com produtos externos levam um tempo para fazerem efeito, enquanto que as injeções na mesoterapia são feitas a cada 1 ou 2 semanas e oferecem ganhos muito mais rápidos no crescimento e fortalecimento capilar;

– Além dos nutrientes injetados, o furo em si das injeções estimula o reparo no couro cabeludo, melhorando a irrigação sanguínea local; então é mais um estímulo;

– As vitaminas injetadas agem somente no local onde foram aplicadas, ao contrário de suplementos ingeridos que atuam no corpo todo através da digestão, o que pode causar distúrbios alimentares;

– O resultado traz cabelos novos com crescimento acelerado, mais saudáveis, fortes e encorpados; dependendo do tipo de  calvície, as áreas sem cabelo vão passar a ter cabelo.

2. Desvantagens

– Existem riscos de falta de efeito, em que as substâncias injetadas não surtem o efeito do crescimento ou fortalecimento capilar; portanto, é um procedimento sem garantia de resultados;

– Algumas pessoas consideram o procedimento dolorido, então a dor das injeções é vista como desvantagem; mas as sensações variam de pessoa para pessoa e também de acordo com a habilidade do médico; as substâncias que causam mais dores são coquetéis contendo ácido ascórbico ou vitamina B12;

– Após a sessão, o couro cabeludo pode ficar inchado e dolorido por algum tempo, trazendo hematomas, feridinhas e coceira; esses incômodos podem gerar irritação e dor de cabeça na pessoa;

– É um procedimento caro, e justamente por não dar garantia de eficácia, é visto como desvantagem; desde a aplicação ao preço dos compostos estimulantes, tudo impacta no orçamento final.

Mesoterapia capilar causa efeitos colaterais?

No geral, é um tratamento extremamente seguro não causando complicações. Apenas deve ser observado se o paciente não tem histórico alérgico ou tóxico com alguma das substâncias a serem aplicadas.

Fora isso, os efeitos depois das injeções como hematomas, inchaço e região dolorida são normais e esperados.

Em casos mais incomuns, a região pode inflamar e ocorrer alguma infecção, geralmente causadas por procedimento feito com materiais não esterilizados ou despreparo do profissional.

Também, com o tempo, podem aparecer cicatrizes nas regiões que receberam as agulhadas. A área também pode sofrer mudanças na pigmentação. Tais efeitos podem ser evitados com a simples contratação de um mesoterapeuta de confiança.

Fazer mesoterapia capilar dói?

Depende do nível de sensibilidade de cada pessoa. No geral, muitos relatam dores durante as injeções, afinal o couro cabeludo é uma região sensível, bem irrigada, então é comum doer sim.

Depois do procedimento, a dor pode continuar superficialmente, podendo surgir até hematomas nos locais das agulhadas. Mas o nível de dor varia de pessoa para pessoa, então para uns dói muito; para outros não dói nadinha.

Efeito rebote da mesoterapia capilar

Existe uma teoria defendida pela maioria dos especialistas em saúde capilar que acusa a injeção de substâncias estimulantes de viciar o couro cabeludo, causando justamente o efeito rebote.

Ou seja, novos fios só crescem fortes por causa da dependência dos compostos estimulantes. Logo, sem os estímulos, o cabelo cai ainda mais, quebra ainda mais do que antes.

Isso pode ser estudado de pessoa para pessoa com alguns testes de aplicação mês sim, mês não, por exemplo. Há quem faça injeções de 3 em 3 meses e o cabelo continua crescendo forte sem a necessidade de injeções regularmente.

Converse com seu dermatologista ou profissional especialista em medicina capilar antes de realizar qualquer procedimento!

Resultados da mesoterapia capilar (Fotos)

Os resultados de um tratamento de mesoterapia só podem começar a ser avaliados a partir do terceiro mês de aplicação. A partir de então, o médico avalia força e nível de queda do cabelo, concluindo se os resultados foram eficazes ou não.

Confira abaixo algumas imagens de antes e depois de pessoas que tiveram boas experiências com a mesoterapia capilar:

mesoterapia capilar mesoterapia capilar mesoterapia capilar mesoterapia capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *