Durante os 9 meses de gestação, a mulher pode ganhar bastante peso, além do peso do bebê que ali está crescendo. Mas isso não é algo preocupante, pois ganhar peso dentro dos limites é algo saudável, tanto para a mulher quanto para o bebê.

O problema pode vir depois do parto, trazendo muita dificuldade para algumas mulheres perderem esses quilinhos ganhados.

Se você está nessa fase ou conheçe alguém que esteja, continue lendo esse artigo para saber como perder barriga depois da gravidez.mulher apertando a propria barriga

Por que engordamos na gravidez?

O corpo da mulher vai passar por uma transformação tremenda: uma vida se desenvolverá dentro dela. Isso implica, principalmente, em mudanças hormonais, adaptando o corpo da mulher ao que está por vir.

Essas mudanças também podem fazer com que a mulher coma mais que o normal, provocando o ganho de peso; além disso, a mulher pode ter predisposição genética de ganhar peso nessa fase da vida, tornando-se algo inevitável.

Já depois da gravidez, o corpo tenta se readaptar ao normal, mas rastros da gravidez podem continuar, como a barriguinha em questão. O crescimento dela gera estiramento desses músculos, além de flacidez.

Algumas mulheres retomam seus corpos em pouco tempo, com pouco esforço, mas muitas outras sentem dificuldade e ficam bem tristes por terem engordado e perdido a forma.

Curiosidade: Você sabia que esse é um dos motivos mais relatados pelas mães que sofrem de depressão pós-parto?

Outro tipo de relato de ganho de peso após a gravidez é a falta de tempo que a mãe fica por dedicar quase que totalmente seu tempo ao bebê, ficando com metabolismo lento e sem energias para atividades físicas, sendo assim, como a rotina mudará, principalmente em casos de mulheres que treinavam antes, a tendência é engordar mesmo.

Dicas para perder barriga depois da gravidez

Para diminuir e secar as gordurinhas corporais depois da gravidez é necessária uma rotina com dieta de baixa calorias, além de exercícios físicos aeróbicos e também musculares. Tratamentos estéticos também podem ajudar a eliminar líquidos retidos na gravidez!

Confira abaixo algumas dicas a respeito disso:

Exercícios para perder barriga depois da gravidez

Procure fazer exercícios musculares inicialmente leves, logo após o período de recuperação do parto, que foquem em fortalecer o abdômen, as costas e melhorem a postura (afetada devido a gravidez e amamentação).

Exercícios aeróbicos objetivando queimar gorduras também são prioridade, caminhadas, corridas leves, bicicleta ergométrica! Pilates também ajuda bem a tonificar o corpo, ajudando na queima de gorduras.

Para começar de forma suave, evitando pegar peso e fazer muito esforço assim que saiu da gravidez, você pode começar com o auxílio do peso do próprio corpo em atividades simples que podem ser feitas em casa mesmo, na sala, no quarto ou onde preferir. Confira abaixo:

  1. Abdominal prancha: Exercício que trabalha simultaneamente para fortalecer o abdômen e a lombar. Para fazer, é simples: Apoie-se no chão com seus cotovelos e pontas dos pés, com a coluna ereta e abdômen contraído, ficando nessa posição o máximo de tempo que conseguir, no mínimo 30 segundos.

Abdominal prancha

  1. Elevação de quadril: Fortaleça a lombar com este exercício. Para fazer, é simples: Deite de barriga para cima, eleve o quadril até o máximo que conseguir sem tirar os ombros do chão; fique nessa posição em cima por 1 minuto, depois desça devagar; repita o movimento 5 vezes.

Elevação de quadril

  1. Elevação das pernas: Ótimo exercício para fortalecer o abdômen: Para fazer, é simples: Deite de barriga para cima, com os braços retos colados no corpo; agora eleve as pernas em até 45º com relação ao chão, de modo a sustentá-las no ar enrijecendo o abdômen; fique assim por 1 minuto, repetindo 5 vezes.

Elevação das pernas

  1. Agachamento: Mesmo sem auxílio de pesinhos, é um exercício que ajuda a definir as pernas, quadril, abdômen e lombar. Para fazer, é simples: Fique de pé, com as pernas abertas na largura dos ombros; jogue o quadril para trás, sem dobrar a coluna, e agache até praticamente encostar sobre os calcanhares; suba lentamente até um pouco antes da posição inicial, sem esticar os joelhos totalmente; repita quantas vezes conseguir.Agachamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *