Pés ressecados: Causas, tratamentos, dicas e mais!

0
182

Os pés são áreas naturalmente sensíveis do nosso corpo. E muitas vezes, como não é uma parte em evidência na nossa estética, ignoramos no dia a dia e não fazemos os cuidados necessários como hidratação e esfoliação.

Daí quando menos percebemos, estamos com pés ressecados, ásperos e até com rachaduras e fissuras, características essas que podem trazer ainda mais complicações à saúde. Para evitar esse tipo de problema, confira a seguir como tratar e dicas para evitar pés ressecados.

Pés ressecados

Causas dos pés ressecados

É normal que os pés tenha um ressecamento natural, afinal são uma das poucas partes do nosso corpo que não têm pêlos ou glândulas sebáceas, logo não tem lubrificação natural. Mas não só por isso o ressecamento acontece, como também por situações ou hábitos agravantes, tais como:

  • Andar frequentemente descalço; sapatos não servem apenas para proteger os pés de sujeiras;
  • Uso frequente de sapatos abertos, como chinelos, sandálias e outros modelos; os pés ficam expostos e ressecam com mais facilidade;
  • Problemas de alterações de peso, com obesidade;
  • Problemas vasculares;
  • Problemas de pele nos pés, causados por fungos ou bactérias, como micose, por exemplo;
  • Desidratação, tanto da pele quanto no organismo;
  • Fatores hereditários;
  • Falta de alimentação balanceada e nutritiva que compromete a saúde da pele;
  • Pode também ser algum sintoma de alguma doença que esteja se manifestando no corpo, como dermatite de contato por alergia, psoríase, diabetes ou insuficiência venosa.

A primeira recomendação antes de tratar pés ressecados é descobrir a origem desse ressecamento, que como vimos acima, pode ser causado e agravado por vários problemas. Consulte um dermatologista para avaliar seu caso.

Em casos de dúvidas e suspeitas, exames podem ser necessários e até mesmo consultas com outros médicos de outras especialidades.

Dicas e cuidados para pés ressecados

  • Evite andar descalço! Esteja sempre calçado de forma confortável.
  • Evite também andar com sapatos abertos, principalmente fora de casa, como com sandálias rasteiras; os pés ficam muito expostos e ainda podem ter contato com sujeiras e substâncias que prejudicam ainda mais a pele.
  • Use cremes hidratantes nos pés diariamente.
  • Utilize os cremes nos pés e coloque meias antes de dormir, para assim o creme agir durante toda a noite.
  • Evite tomar banhos muito quentes, pois podem descamar peles debilitadas, como as dos pés, por exemplo;
  • Se você tem mania de lixar muito a pele dos pés, você pode estar causando essa super sensibilidade. Os pés precisam de camada protetora, portanto apenas lixe a pele dos pés cerca de 1 vez por semana, depois de uma esfoliação, por exemplo. Mais do que isso pode tornar muito sensível sua pele.
  • Faça massagens em si mesmo! Sente-se na cama, pegue algum creme ou óleo hidratante para pés e massageie a área. Isso vai ajudar você a relaxar mais e também a hidratar os pés ressecados. Coloque meias e durma bem.

Como tratar pés ressecados?

um pé ressecado e o outro não

Além das dicas de cuidados diários acima para evitar pés ressecados, você também pode investir em tratamentos com pomadas, cremes e outros métodos para acelerar a hidratação nos pés, tais como:

  • Utilize pomadas hidratantes, cicatrizantes ou reparadoras, como Nebacetin, Bepantol ou Hipoglós, por exemplo;
  • Cuidado com os cremes que contenham uréia na composição, pois podem causar ardência se sua pele já estiver cortada por conta de rachaduras mais profundas nos pés;
  • Utilize cremes específicos com substâncias hidratantes para pés, os quais podem incluir D-pantenol, uréia, ácido hialurônico, dentre outros. Você também pode pedir cremes manipulados para uma melhor hidratação ao seu dermatologista.

Cremes para pés ressecados

Não faltam produtos bons no mercado a preços acessíveis, e outros bem mais caros, que possam nos ajudar com pés ressecados. São alguns dos mais usados pelas mulheres:

  • Nativa SPA creme para os pés, O Boticário: Solução mais densa e cremosa, perfeita para hidratar intensamente. Aplique antes de dormir e acorde com os pés macios.
  • Ekos Castanha para os pés, Natura: Creme bem consistente, facilmente absorvido pela pele, e ainda tem um perfume bem gostoso.
  • Creme para os pés, Granado: Logo depois do banho, com os pés levemente úmidos, aplique o creme e faça uma massagem. Possui efeito hidratante e relaxante.
  • Creme com ureia, Ligia Kogos: Traz resultados de hidratação gradativos aos pés. Tem ativos fortes que tratam rachaduras, asperezas e fissuras.
  • Creme Dermopés: Melhora consideravelmente rachaduras e fissuras nos pés, deixando-os mais relaxados e com uma melhor aparência.

Bepantol para pés ressecados

A linha Bepantol Derma é famosa por ser um aliado na hidratação e cuidados de beleza nas pessoas. Para os pés ressecados, também é muito útil trazendo uma hidratação eficaz, além de pele macia e lisinha, sem rachaduras ou fissuras.

Você pode aplicar nos pés todas as noites antes de dormir, junto ou separado do seu hidratante para pés. Também pode ser usado como finalizar após alguma esfoliação feita nos pés, assim a pele absorve bem melhor.

Tratamentos caseiros para pés ressecados

Pés de molho com hidratante:

Seja enquanto assiste um filme ou enquanto estuda na sua escrivaninha, deixe seus pés mergulhados numa bacia com água morna misturado a um pouco de sabonete líquido ou um pouco de creme hidratante.

Faça movimentos massageando um pé com o outro. É bem relaxante e deixa os pés macios. Quando a água começar a esfriar, tire os pés, enxágue, seque bem, passe um hidratante e fique um tempo com meias para o creme absorver bem.

Esfoliação de açúcar no banho:

Num potinho, coloque um pouco de sabonete líquido e uma colherzinha de açúcar, criando um creme esfoliante. Sente-se num banquinho e aplique nos pés, massageando bem. Cuidado para não colocar muito açúcar e ferir a pele sensível dos pés.

Não lave com água muito quente, e sim morna É um tipo de esfoliação bem profunda, portanto faça apenas 1 vez por mês. Ao sair do banho, finalize com hidratante para não deixar a pele dos pés exposta.

Massagem com vaselina:

A vaselina tem forte poder hidratante tanto quanto o Bepantol. Todo mundo tem em casa ou é bem baratinho de ser comprada em farmácias. Basta aplicar nas áreas ressecadas do pé, massagear e esperar secar.

Vaselina é uma substância lubrificante extremamente escorregadia, portanto cuidado para não cair ao passar nos pés e levantar, ok? Uma opção é passar nos pés antes de dormir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here