Os pés são áreas naturalmente sensíveis do nosso corpo. E muitas vezes, como não é uma parte em evidência na nossa estética, ignoramos no dia a dia e não fazemos os cuidados necessários como hidratação e esfoliação.

Daí quando menos percebemos, estamos com pés ressecados, ásperos e até com rachaduras e fissuras, características essas que podem trazer ainda mais complicações à saúde. Para evitar esse tipo de problema, confira a seguir como tratar e dicas para evitar pés ressecados.

Pés ressecados

Causas dos pés ressecados

É normal que os pés tenha um ressecamento natural, afinal são uma das poucas partes do nosso corpo que não têm pêlos ou glândulas sebáceas, logo não tem lubrificação natural. Mas não só por isso o ressecamento acontece, como também por situações ou hábitos agravantes, tais como:

A primeira recomendação antes de tratar pés ressecados é descobrir a origem desse ressecamento, que como vimos acima, pode ser causado e agravado por vários problemas. Consulte um dermatologista para avaliar seu caso.

Em casos de dúvidas e suspeitas, exames podem ser necessários e até mesmo consultas com outros médicos de outras especialidades.

Dicas e cuidados para pés ressecados

Como tratar pés ressecados?

um pé ressecado e o outro não

Além das dicas de cuidados diários acima para evitar pés ressecados, você também pode investir em tratamentos com pomadas, cremes e outros métodos para acelerar a hidratação nos pés, tais como:

Cremes para pés ressecados

Não faltam produtos bons no mercado a preços acessíveis, e outros bem mais caros, que possam nos ajudar com pés ressecados. São alguns dos mais usados pelas mulheres:

Bepantol para pés ressecados

A linha Bepantol Derma é famosa por ser um aliado na hidratação e cuidados de beleza nas pessoas. Para os pés ressecados, também é muito útil trazendo uma hidratação eficaz, além de pele macia e lisinha, sem rachaduras ou fissuras.

Você pode aplicar nos pés todas as noites antes de dormir, junto ou separado do seu hidratante para pés. Também pode ser usado como finalizar após alguma esfoliação feita nos pés, assim a pele absorve bem melhor.

Tratamentos caseiros para pés ressecados

Pés de molho com hidratante:

Seja enquanto assiste um filme ou enquanto estuda na sua escrivaninha, deixe seus pés mergulhados numa bacia com água morna misturado a um pouco de sabonete líquido ou um pouco de creme hidratante.

Faça movimentos massageando um pé com o outro. É bem relaxante e deixa os pés macios. Quando a água começar a esfriar, tire os pés, enxágue, seque bem, passe um hidratante e fique um tempo com meias para o creme absorver bem.

Esfoliação de açúcar no banho:

Num potinho, coloque um pouco de sabonete líquido e uma colherzinha de açúcar, criando um creme esfoliante. Sente-se num banquinho e aplique nos pés, massageando bem. Cuidado para não colocar muito açúcar e ferir a pele sensível dos pés.

Não lave com água muito quente, e sim morna É um tipo de esfoliação bem profunda, portanto faça apenas 1 vez por mês. Ao sair do banho, finalize com hidratante para não deixar a pele dos pés exposta.

Massagem com vaselina:

A vaselina tem forte poder hidratante tanto quanto o Bepantol. Todo mundo tem em casa ou é bem baratinho de ser comprada em farmácias. Basta aplicar nas áreas ressecadas do pé, massagear e esperar secar.

Vaselina é uma substância lubrificante extremamente escorregadia, portanto cuidado para não cair ao passar nos pés e levantar, ok? Uma opção é passar nos pés antes de dormir.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *