A má postura é algo bem comum de se ver, assim acaba sendo normal para os olhos de qualquer um. Mas não se engane, ela pode oferecer problemas bem sérios para a saúde, principalmente para a coluna.

Se você tem má postura e não sabe o que fazer, aprenda conosco formas de melhorar a sua educação postural, assim sabendo como ter uma postura que gere grande benefícios.

postura

O que é a má postura

Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, má postura são posições que não permitem que a musculatura não trabalhe de forma correta. Assim podendo ocorrer dores na lombar, pescoço, ombro e pode atingir até a forma da mordida de cada pessoa.

O problema da má postura não ocorre somente na coluna, a muitos casos que a causa da má postura pode ocorrer através da forma de dormir de cada  pessoa, ou como ela anda por exemplo.

Está patologia está relacionado com a desordem muscular que pode ocorrer a retroversão da pelve, que é a pelve ou bacia que é popularmente conhecido, virada para dentro.  

 Ou ter a cervical (pescoço) em protrusão, que pode ser visto como uma pessoa com o pescoço  ou a cabeça mais para frente por exemplo. Na maioria das vezes esses problemas aparecem em conjunto.

O que causa a má postura

Uma das principais causas e sentar ou deitar de forma incorreta. O correto é sempre sentar com a coluna reta, e não da forma toda largada que muitos sentam hoje em dia.

Na hora de dormir o mais indicado é de barriga para cima com os joelhos dobrados para cima  e com travesseiros por baixo deles, deitar de lado com travesseiros entre os joelhos também é uma boa opção.

A má postura é algo silencioso e que na maioria das vezes não expressam seus problemas na juventude, e sim anos mais tarde.

Quais os problemas que a má postura pode dar

Os problemas que estão relacionados com a forma de sentar, deitar e até mesmo mexer no celular pode trazer até graves problemas mais tarde, como:

Hérnia de disco

Em algumas vértebras existem discos que se localizam entre elas, e um núcleo parecendo um gel na parte de dentro da vértebra.  

Quando o indivíduo não se senta ou principalmente não dorme da forma correta, estes discos são destruídos de pouco em pouco assim este gel que está na parte de dentro é afetado e podendo vazar para fora da vértebra, quando esse líquido sai do seu local devido é chamado de hérnia de disco. Que pode afetar nervos da coluna, causando dores por toda parte.

Pode afetar a mordida

Você já foi no seu dentista e ele comentou sobre a sua postura ou te indicou uma consulta com o fisioterapeuta? Não? Pois então, muitas pessoas que tem a mordida profunda,lateralizada ou tem alguns dentes desalinhados nem imaginam que uma das causas é forma que a coluna se comporta.

Vale lembrar que o corpo trabalha em conjunto, principalmente os músculos e ossos, algo que está ocorrendo no pé de forma errada pode refletir no joelho, quadril e coluna.

Dores de cabeça

Quando a pessoa não tem a boa postura, os músculos, principalmente da coluna, podem ficar alongados demais ou até encurtados, assim podendo afetar até os músculos da cabeça e pescoço.

Você já ouviu sobre a enxaqueca por estresse? Então, uma das causas são os músculos que estão encurtados ou alongados demais, ocorrendo grande tensão sobre eles e gerando dores em várias partes da cabeça.

Escoliose postural

A escoliose é um problema que afeta as curvaturas normais da coluna,que são cifose e lordose. A escoliose postural é quando ocorre a curvatura anormal das vértebras que é quando ocorrer a rotação das vértebras, principalmente ás vértebras torácicas.

Tratamento para a má postura

O tratamento é algo que se deve ter muita paciência, não se deve desistir no meio, pois os problemas podem aparecer piores futuramente.

Escolha um calçado adequado para o seu tipo de pisada, as pisadas variam de supinada e pronada. Em muitas lojas de sapato já vendem este tipo de opção. Para saber qual o seu tipo de pisada procure um fisioterapeuta ou um educador físico para lhe orientar.

Tente ao máximo se corrigir, lembre-se sempre de sentar ou dormir de forma correta.

Evite ao máximo de olhar demais para a tela do celular, e se for olhar não abaixe demais a cabeça, sempre na altura dos olhos.

Durma de forma correta, evite dormir de bruços principalmente.

Faça exercícios que fortalecem os músculos da coluna, quadril e ombros.

E o mais importante, procure ajuda médica, procure um ortopedista e um fisioterapeuta, eles irão te orientar da melhor forma possível. Assim tratando o seu problema para não ter pioras futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *