Seja por questões estéticas ou funcionais, as cirurgias no nariz estão cada vez mais comuns entre as pessoas. Se você busca mais informações sobre rinoplastia, confira o artigo a seguir e esteja mais preparado para sua consulta com um médico cirurgião-plástico.

Rinoplastia

O que é rinoplastia?

Rinoplastia é qualquer tipo de cirurgia plástica feita para remodelar ou reconstruir o nariz. Pode ser feita por intenções estéticas, para diminuir, afinar ou erguer a pontinha, por exemplo; ou também por fatores respiratórios.

Na maioria dos casos, é considerada um tipo de cirurgia simples e com riscos mínimos.

Tipos de rinoplastia

  1. Rinoplastia estética:

A posição central do nariz tem grande impacto na aparência de uma pessoa, logo se ela não está satisfeita com o formato do seu nariz, pode não gostar do seu rosto como um todo. Para isso, uma opção é a rinoplastia estética, que readequa as proporções do nariz ao rosto com simetria e harmonia.

  1. Rinoplastia funcional:

Este tipo é buscado quando há a necessidade de melhorar funções respiratórias, as quais estão debilitadas e afetam a saúde da pessoa. Os principais problemas ajustados por essa cirurgia são desvio de septo ou tamanho excessivo dos cornetos.

  1. Rinoplastia étnica:

Toda raça tem características próprias, incluindo o formato e tamanho do nariz. E esse tipo de cirurgia tem o objetivo de otimizar o formato desse nariz, sem abandonar os traços étnicos em si, tendo como objetivo trazer um equilíbrio simétrico no rosto.

Existem cirurgiões plásticos especializados nessa área, que entendem sobre a anatomia de cada grupo étnico e todas as possibilidades de ajustes.

  1. Rinoplastia reconstrutiva:

Seja por causa de traumas, acidentes ou doenças, pode haver a necessidade de uma reconstrução completa do nariz. Geralmente, é feita através de inserção de tecidos do próprio paciente, devolvendo uma aparência aceitável à estética da pessoa.

  1. Rinoplastia secundária:

São cirurgias que visam a correção de pontos estéticos ou funcionais causados por rinoplastias realizadas anteriormente, seja por erro médico, erros de cuidados pós-operatório ou percepção de algum ajuste necessário.

Como é feita a rinoplastia?

Existem 2 formas de fazer uma rinoplastias. No método aberto (Exorrinoplastia), o cirurgião faz uma pequena incisão externa na parte inferior do nariz, acima do lábio, e puxa os tecidos de revestimento do nariz para visualizar melhor a área.

Mais indicado quando o objetivo é uma grande alteração estética no nariz. No método fechado (Endonasal), todo o procedimento é feito internamente, com nenhum tipo de corte externo; indicado para cirurgias mais ágeis e não deixa nenhuma cicatriz aparente. A escolha do método fica a cargo do médico que fará a cirurgia.

O modo que a cirurgia é feita depende do objetivo. Para diminuição, são feitas técnicas de raspagem e lixamento; para remodelamento, podem ser feitos enxerto de cartilagem, implante de próteses ou outros tipos de preenchimento local.

como é feita a Rinoplastia

Também existe a técnica de fratura nasal, que consiste na raspagem óssea para afinar ou ajustar o nariz, seja por estética ou para reparar danos de acidentes, por exemplo.

Dependendo da complexidade da cirurgia, a anestesia pode ser do tipo geral ou local com sedação. No caso da anestesia geral, o paciente deve ser intubado com respiração auxiliada.

Cuidados antes e depois da rinoplastia

Antes da rinoplastia:

Depois da rinoplastia

Recuperação da rinoplastia

O tempo de recuperação médico da rinoplastia varia de 7 a 15 dias, e para uma rotina mais pesada, como esportes ou outras atividades que ofereçam risco nasal, pode voltar ao normal somente após 2 ou 3 meses da cirurgia e sob orientação médica.

Não é uma recuperação dolorosa. Em média, o inchaço todo some em 2 meses após a cirurgia. Faça todos os passos recomendados pelo médico no pós-operatório e tudo será ainda mais tranquilo.

Quanto tempo dura uma cirurgia plástica de nariz?

Leva cerca de 2 horas do início ao fim numa rinoplastia. No mesmo dia o paciente já pode ser liberado e deve seguir as recomendações de cuidados pós-operatórios do médico, como também agendar retorno.

Nos casos de rinoplastia funcional, o paciente tem necessidade de permanecer internado sob observação de 12 a 24 horas.

Quanto tempo de repouso após a cirurgia?

O tempo de repouso recomendado pelos médicos é de 7 a 15 dias.

Quanto custa fazer rinoplastia?

Referente às rinoplastias estéticas, os preços de rinoplastias costumam variam dentre R$9.000 a R$15.000 reais, variando de região para região.

Antes e depois de fazer rinoplastia

Confira abaixo fotos de antes e depois de pessoas que apostaram na rinoplastia para melhorar suas aparências. Boa sorte na sua cirurgia!

 

3 respostas

  1. Quero muito fazer a minha!! Estou com a cirurgia marcada na Master Health, é em São Paulo.. estou contando os dias, não vejo a hora

  2. ai meu resultado ficou incrivel, meus médicos me auxiliaram muito antes e depois da cirurgia pra eu tomar todos os cuidados necessários! obrigada master health rsrs eu amo meu nariz graças a essa cirurgia divina!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *