Shampoo e condicionador sólido: O que é? Como usar? Como fazer?

0
313

Parece estranho a princípio, mas saiba que vem dando o que falar, principalmente entre as meninas cacheadas e aquelas que buscam opções livres de químicas pesadas!

Confira a seguir todas as vantagens e desvantagens e usar shampoo e condicionador sólidos, ou seja, em barra, no dia a dia. Aposto que vai querer experimentar!

Shampoo e condicionador sólido

O que é condicionador e shampoo sólido?

Shampoo e condicionador sólidos nada mais são que produtos para higiene e cuidados com os cabelos, com as mesmas funções que você já conhece, porém num formato diferente do comum, sendo em barra sólida, como se fosse um sabonete natural.

É um tipo de formato para shampoos e condicionadores muito comum fora do Brasil, mas que já está chegando por aqui e ganhando muitos fãs pelas vantagens que oferece.

Esse termo “shampoo sólido” ou “condicionador sólido” surgiu lá no ano de 1978 quando a marca Lush produziu esse tipo de produto pela primeira vez no mercado.

Vantagens e desvantagens de usar condicionador e shampoo sólido

  1. Vantagens

  • Na maioria das vezes são produtos veganos e biodegradáveis.
  • Promove um consumo consciente, já que usar em barra rende bem mais que os produtos em formato líquido.
  • A maioria é proveniente de marcas que não incluem compostos químicos nos produtos, sendo assim contém bem menos ou até nada de parabenos, petrolatos, sulfatos e outros químicos comuns nos shampoos e condicionadores conhecidos.
  • Contribui muito para a formação do cachos de quem tem cabelo ondulado ou cacheado.
  • Super prático de usar, dispensando grandes embalagens como é o caso dos produtos comuns líquidos em embalagens de plástico.
  • Fácil de transportar na bolsa para outros lugares, bastante apenas cortar um pedaço da barra, envolver cuidadosamente e levar.
  • Funciona praticamente como um sabonete natural, então também pode ser usado também no corpo.
  • É um produto que rende muito mais do que os outros líquidos, sendo econômico para o dia a dia.
  • Promove mais organização e minimalismo, já que são de pequenas embalagens, fáceis de empilhar ou guardar, e ocupam menos espaço no banheiro ou armário.
  • Podem ser feitos contendo sementes de plantas, as quais criam um atrito e nutrem desde os fios ao couro cabeludo.
  • Tais produtos quando produzidos de forma caseira, seja por você ou marcas que aderem à esse tipo de produção, é totalmente produzido com óleos e manteigas naturais. A limpeza que essa mistura oferece é leve, sem agressão, sem ressecamento, proporcionando até mais hidratação do que vários outros tratamentos.
  • Pode ser usado todos os dias sem problema, até mesmo mais de uma vez no dia, caso seja necessário.
  • Não deixa resíduos no couro cabeludo nem nos fios.
  1. Desvantagens

  • Geralmente, os compostos naturais do produto tendem a ficar mais concentrados e pode ser um pouco difícil de espalhar nos cabelos.
  • Causa estranhamento a princípio, por ser diferente, mas é fácil readequar na rotina da pessoa.
  • Podem ser mais difíceis de serem encontrados nas lojas se comparado aos shampoos e condicionadores comuns.
  • Não deve ser usado a cada lavagem, se não pode deixar o cabelo oleoso depois do shampoo.

Como usar condicionador e shampoo sólido?

A ordem dos passos de uma lavada de cabelos não muda com esse tipo de produto. Basta molhar bem os cabelos assim que entrar para o banho, removendo excessos de creme de pentear, leave-in, dentre outros produtos que já estejam nos cabelo; pegar a barra de shampoo sólido e esfregar por toda a cabeça.

Outra opção é esfregar bem nas mãos e depois passar nos fios, ideal para quem tem fios mais finos.

Perceba que rapidamente vai gerar bastante espuma! E muitos casos, o shampoo sólido é tão leve que nem precisa selar os fios depois com condicionador, mas se você tiver experimentando esta novidade ou ainda precisar de hidratação potente de verdade, faça o mesmo com condicionador sólido em seguida.

Como fazer condicionador sólido?

Além de tantos benefícios como vimos acima, outro é que você mesmo pode fazer o seu shampoo ou condicionador sólido em casa.

A escolha dos compostos naturais envolvidos dependem muito do tipo de cuidado que você deseja ter, podendo conter óleos, manteigas vegetais, argilas, extratos, mel, polpas de frutas ou até mesmo temperos diversos.

O que vamos ensinar a seguir é uma receita caseira de condicionador sólido vegetal e natural feito por Jana Leal, do site Meu Diário de Cosmética Natural. Confira:

Primeira parte:

– 27,95 g manteiga de cacau

– 25,00 g cera btms

– 21,00 g álcool cetílico

– 12,00 g manteiga karité

– 6,00 g manteiga de murumuru

– 2,00 g óleo de abissinia

Segunda parte:

– 0,05 g vit E

– 1,95 g glicerina

– 2,00 g pantenol

– 2,00 g proteínas hidrolizadas

– 10 gotas de alecrim, 5 gotas de cedro de atlas, 5 gotas de ylang ylang

Como fazer:

Primeiro, coloque a cera BTMS em banho-maria, junto com o óleo de abissinia e o álcool cetílico, até que a cera derreta. E então, retire do banho-maria e acrescente as manteigas, aquecendo até que alcance 70ºC (colocando os outros ativos em 55ºC).

Lembre-se de somente tirar das forminhas depois de esfriar para não estragar o formato! Para entender melhor, acompanhe no vídeo abaixo:

Onde comprar condicionador e shampoo sólido?

Para quem não tem prática ou não quer fazer o seu próprio shampoo ou condicionador sólido, basta pesquisar em lojas de cosméticos, produtos de beleza e cuidados com o cabelo na sua cidade ou na internet e achar aquele com a fórmula mais ideal para seu cabelo, que vai desde hidratação a restauração dos fios.

Algumas casas de produtos naturais também podem vender, mantendo as propriedades naturais desses produtos ainda mais.

Preço de condicionador e shampoo sólido

Em média, o valor de um shampoo ou condicionador sólido custa de R$15 a R$30 reais a unidade, variando de acordo com os ativos envolvidos e loja da compra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here