Na atual medicina, a descoberta de uma gravidez é feita por meio de exames de sangue e/ou de urina, enquanto que o sexo do bebê já pode ser visto através de uma ultrassonografia.

Antigamente, entretanto, não existiam tais métodos. Na China, por exemplo, algo menos “biológico” era utilizado para descobrir o sexo do bebê – conhecido como Tabela chinesa, ela voltou com tudo nos dias de hoje.

mulher grávida com roupinha azul e outra rosa

O que é Tabela chinesa

Tabela chinesa, também conhecida como tabela chinesa da gravidez, é uma técnica desenvolvida pela medicina tradicional da China que provavelmente tem a capacidade de prever o sexo do bebê.

A base da tabela chinesa vem do calendário lunar chinês.

Segundo a lenda, a tabela chinesa tem mais de 700 anos e era utilizada pelos imperadores como um guia para que eles sempre garantissem descendentes homens para manter no trono, ou seja, para dar continuidade de sua linhagem real.

Para que serve

Com grande popularidade na internet, essa tabela é indicada para as mulheres grávidas que estão curiosas em descobrir o sexo do bebê e que não têm paciência para esperar o exame de ultrassom.

É também recomendado o uso da tabela chinesa para os casais que ainda não têm filhos, mas que futuramente venham a ter e querem decidir o sexo do futuro bebê.

Funciona?

Várias mães garantem um resultado certeiro, além de ser afirmado (pelos chineses, é claro) que a tabela chinesa tem uma eficácia de 99% – acreditando totalmente no potencial desta alternativa. Mas, na comunidade científica, o método não é visto como confiável.

Alguns estudos já foram realizados e mostram que sua eficácia alcançou somente 50%, sendo basicamente um jogo de cara e coroa.

Na visão lógica, a tabela chinesa foge do bom senso e acaba discutindo com a lei das probabilidades, além de se levar em consideração alguns problemas no funcionamento do método que não se resumem somente a falta de explicações lógicas. São eles:

A tabela chinesa não é realmente confiável, pois não possui uma base teórica plausível e não tem respaldo da ciência. Contudo, é um método caseiro curioso para entender a sociedade antiga da China e até para se divertir com a gravidez.

Tabela chinesa 2019

Para fazer o teste, o link da tabela chinesa 2019 é: https://www.mdsaude.com/wp-content/uploads/tabela-chinesa-gravidez.jpg.

Tabela chinesa original

O uso da tabela chinesa irá requerer alguns cálculos para que ela seja mais semelhante ao calendário gregoriano (o utilizado no Ocidente). Por isso, muito se discute sobre o fato de a tabela não estar necessariamente “pronta” para ser utilizada com o tradicional calendário.

No entanto, basta seguir o proposto para descobrir o sexo do bebê com a tabela chinesa.

Como funciona

A tabela chinesa é caracterizada por levar em consideração alguns dados da vida, da gravidez e uma simples conta de matemática. Na realidade, o que é necessário saber para descobrir o sexo do bebê é a idade lunar da mãe.

Para que isso aconteça, é preciso saber:

Com esses dados, a tabela chinesa funciona da seguinte maneira:

Caso a mãe tenha nascido em janeiro ou fevereiro, não é necessário fazer essa soma.

Na tabela chinesa, os quadros azuis indicam que o bebê será do sexo masculino, enquanto que os quadros rosas são para o sexo feminino.

Tabela chinesa

Para as mães que nasceram prematuras, é importante saber que a idade lunar deve ser calculada a partir da data que ela deveria ter realmente nascido, isto é, caso a mãe tenha nascido de 8 meses, é necessário acrescentar +1 na idade dela – independentemente se a sua data de nascimento for em janeiro ou fevereiro.

Apesar de divertido, é fundamental que a mãe busque as formas mais confiáveis (sexagem fetal a partir da 8ª semana de gestação e o ultrassom a partir da 14ª semana de gestação já permite visualizar a genitália) para saber qual é o sexo do seu bebê, conversando com o médico obstetra responsável pelo pré-natal.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *