Tratamentos caseiros para manchas de acne: Rosto, costas e pele morena

0
305

Ter espinhas é algo comum, todo mundo já teve ou vai ter um dia, seja por hormônios ou reações a medicamentos, por exemplo. Porém, para algumas pessoas, o tempo passa, as espinhas já se foram, mas aquelas marquinhas e manchas de acne ainda permanecem, afetando não só o visual como também a autoestima.

Essas manchas de acne podem ser de diferentes níveis, mais rasas ou mais profundas; para as quais existem vários tratamentos estéticos no mercado, desde peelings a laser mais profissionais. A maioria desses tratamentos são um pouco caros e nem todo mundo pode pagar por eles, então uma boa opção para tratar a acne sem gastar muito é através de métodos caseiros, que são eficazes por funcionar, com efeito gradativo, e seguros por não causar qualquer tipo de alergia. Vamos falar sobre alguns deles hoje pra você!tratamentos caseiros para manchas de acne

Tratamentos caseiros para manchas de acne no rosto

A seguir, algumas receitas fáceis de fazer com elementos naturais poderosos para a saúde da pele, focado em tratar essas manchas de acne. Lembrando que você pode encontrar os ingredientes a seguir em supermercados, farmácias ou lojas de produtos naturais.

Tônico facial caseiro

Para pele oleosa e com manchas de acne, esse tônico deve ser inserido na rotina diária da pessoa com a finalidade de limpeza, refrescância, para fechar os poros e manter a beleza natural da pele ativa.

Ingredientes: 80 ml de água + 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico + 5 gotas de extrato de própolis + 1 colher de sopa de aloe vera (babosa) + 12 gotas do óleo de melaleuca + 6 gotas do óleo de lavanda + 1 cápsula de vitamina E.

Como fazer: Misture bem os ingredientes num recipientes e coloque num vidro para uso contínuo. Antes de aplicar no rosto, limpe bem a pele. Utilize de 2 a 3 vezes por dia e não ultrapasse 3 semanas usando a mistura.

Esfoliação da pele facial

Uma pele com acne deve ser esfoliada regularmente para eliminar células mortas na região e também incentivar a renovação celular nas cicatrizes.Esfoliação da pele facial

Ingredientes: 1 colher de açúcar + 1 porção de creme hidratante.

Como fazer: Misture o açúcar na quantidade de creme que você usa para o rosto e aplique na pele fazendo movimentos circulares. Depois de massagear bem a pele, sem muito esforço para não ferir, lave bem o rosto com água fria, para fechar os poros. Outros ingredientes que podem ser usados na esfoliação no lugar do creme são mel, aveia, fubá ou argila.

Hidratação e regeneração com aloe vera

O gel da babosa possui efeito hidratante e regenerador na pele, portanto colocar isso na sua rotina vai ajudar a remover as cicatrizes de acne, como também evitar envelhecimento precoce e manter uma pele bonita e saudável.

Ingredientes: Gel puro da babosa (aloe vera).

Como fazer: A melhor forma de sentir o poder do gel é em sua forma pura sobre a pele. Sendo assim, cerca de 2 a 3 vezes por semana, faça uma máscara com o gel sobre a pele, aplicando fazendo movimentos circulares e massageando para ativar circulação local. Deixe agir por 20 minutos e depois lave com água morna. Você pode encontrar babosa em forma de gel, óleo ou outras formas no mercado, apenas recomenda-se o uso da substânica pura sem aditivos.

Nutrição e clareamento com mel e limão

As manchas de acne costumam dar uma avermelhada ou escurecida na pele, portanto fazer uma máscara que tenha propriedades nutritivas e clareadoras pode ajudar muito. O mel possui muitas vitaminas e minerais e é hidratante, antibacteriano e antisséptico; já o limão tem propriedades adstringentes e clareadoras. Cuidados: O limão pode deixar a pele sensível, portanto costume fazer esse tratamento durante a noite, fugindo de sol, e pela manhã seguinte, use protetor solar.

Ingredientes: Suco de 1 limão + 2 colheres de mel.

Como fazer: Misture bem o limão com o mel e aplique na região com as manchas, não precisa ser sobre a pele toda do rosto. Deixe a mistura agindo por 30 minutos e depois lave com água fria. Enxágue bem para não ficar resíduos do limão e prejudicar a pele.

Extra: Rosto em pele morena

A pele morena tem suas vantagens genéticas por ser naturalmente mais firme e com camada protetora do sol, mas isso não significa que tenha imunidade aos efeitos do tempo, ou da exposição solar, como também dos efeitos da acne. No entanto, o ponto negativo da pele morena é estar mais suscetível a manchas e oleosidade, como também pelos encravados, espinhas e as temidas acnes.

Sendo assim, procure manter sempre os poros do rosto limpos e fechados, para evitar a secreção de sebo. Faça do vinagre de maçã um aliado para hidratação e limpeza diário; como também o gel da babosa, que vai ajudar a limpar e fechar os poros. As receitas citadas acima ajudam também em pele morena, apenas cuidado com receitas caseiras clareadoras que podem clarear muito as manchas e dar tonalidades diferentes na sua pele.

Tratamentos caseiros para manchas de acne nas costas

Acne nas costas também é outro probleminha comum relatado pelas pessoas, em mais quantidade pelos homens. Como é uma pele menos sensível que a do rosto, métodos de esfoliação e limpeza mais fortes podem ser indicados. Porém, as espinhas tendem a inflamar um pouco mais nessa região, portanto cuidado com o ingrediente se for abrasivo demais.Tratamentos caseiros para manchas de acne nas costas

  • Suco de limão: Molhe um algodão no suco de limão e aplique pelas espinhas nas costas. Deixe agir por 10 minutos e lave bem depois, para restar vestígios do limão e evitar queimaduras. O limão nesse caso vai ajudar a limpar a área e desinflamar espinhas, como também purificar os poros abertos da acne.
  • Bicarbonato de sódio: Faça uma pastinha do produto com um pouco de água e peça para alguém aplicar na acne das suas costas. Ele terá um leve efeito esfoliante e purificador, esfoliando as células mortas que entopem os poros e geram novas espinhas, que tendem a virar manchas de acne. Deixe agir por 5 minutos e lave bem em seguida.

Faça um teste na sua pele com os tratamentos para acne no rosto citados acima no texto. Pode funcionar muito bem também.

Lembrando que todos esses tratamentos caseiros indicados para manchas de acne são receitas populares, que podem funcionar para alguns e para outros não. Muitos relatam efeitos positivos de hidratação e de limpeza, mas não melhoras sobre o efeito da acne. O ideal é consultar seu dermatologista e saber qual o melhor tratamento para seu caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here