Unha encravada: Causas, sintomas, como desencravar, tratamentos e remédios

0
54

Tem coisa pior do que não conseguir calçar uma sandália por causa de uma unha encravada que está inflamada?

Às vezes dói tanto que é preciso tomar um analgésico, não é verdade? Essa é uma condição que pode acontecer com qualquer pessoa, através de algum estímulo externo ou simplesmente do nada porque a unha cresceu errado.

Mas saiba que existem algumas coisas que fazemos no dia a dia que aumentam as chances das unhas encravar e a gente pode evitar isso. Quer saber quais são? Segue na leitura.

unha encravada

Como a unha encrava?

  • Uso de sapatos apertados e inadequados ao seu tipo de pé;
  • Unhas não cortadas adequadamente; tem gente que adora arrancar as unhas sem cortar devidamente e acaba deformando o crescimento normal;
  • Manias de roer unhas, que atrapalham também o crescimento normal;
  • Fatores genéticos, onde há a tendência de crescimento torto da unha;
  • Pessoas que têm diabetes podem desenvolver danos no nervo da perna ou do pé, e isso agrava a inflamação de um mínimo crescimento torto da unha, gerando a unha encravada.

Como saber se a unha está encravada? Conheça os sintomas:

Mesmo antes de doer, dá pra saber que a unha “enterrou” e está encravada na pele. Se você tentar cortar, enfiando delicadamente a tesourinha, cortador ou alicate e não conseguir penetrar facilmente abaixo da unha é porque ela está encravada.

Em seguida, sintomas de dor poderão surgir porque vai inflamando a pele onde está encravada; seguidos de vermelhidão e inchaços.

Como a área está inflamada, ela fica suscetível à entrada de microorganismos e também há o risco de infecções. Assim que notar qualquer um desses sintomas e não conseguir resolver sozinho ou na manicure devido à forte inflamação, você deve buscar ajuda médica com um clínico-geral, ortopedista ou dermatologista.

Dicas para aliviar a dor da unha encravada

Água morna ou compressa de água quente:

Mergulhe o dedo inflamado numa bacia com água morna por até 10 minutos para amenizar as dores; ou também repouse uma compressa aquecida sobre a unha. Não são dicas de tratamento e sim para aliviar as dores enquanto você não faz o tratamento com remédios ou o que mais o médico indicar.

Água com Sal de Epsom:

Funciona da mesma forma que a ideia anterior, porém você vai adicionar nessa água morna 2 colheres de sulfato de magnésio, ou sal de Epsom, como também conhecido; esse produto vai ajudar a acelerar a cicatrização dessa unha encravada, que às vezes não está parando de doer por conta de cicatrização lenta do seu organismo;

Importante: Esses métodos com água quente ajudam a amolecer a água da unha encravada, podendo ser possível a remoção com cuidado. Portanto, se a dor estiver controlada e a unha de fácil retirada, vale a pena a tentativa sem piorar! Se não der, não cutuque nem insista, se não piora.

Como tirar unha encravada?

  1. Desinflamando o local

Antes de remover a unha encravada, é de extrema importância que a inflamação esteja mínima para não causar mais ainda dor. Se com os métodos acima não desinflamou, será necessário algum antibiótico natural, tais como:

  • Óleo de amêndoas;
  • Óleo de melaleuca;
  • Azeite de oliva.

Aplique com algodão algum desses óleos na unha algumas vezes por dia e espere desinflamar.

  1. Tirando a unha encravada da pele

Depois que a inflamação passar ou diminuir, você pode tentar ajustar o crescimento normal da unha encravada. Isso pode ser feito seguinte maneira:

  • Levante a unha com fio dental ou pinça;
  • Coloque abaixo do pedacinho levantado um pequeno algodão ou gaze; a unha vai ficar elevada, fora do machucado; é normal que fique uma pressão no local devido ao algodão ou gaze, mas a unha tenderá a crescer para cima;
  • Se você preferir cortar esse pedacinho, saiba das chances de voltar a crescer no mesmo local e encravar novamente; é melhor puxar a unha para fora, assim ela cresce na direção certa e tampa esse buraco.

Tratamento: Remédios para unha encravada

Para tratar alguma infecção que tenha ocorrido na área, seu médico vai lhe receitar algum antibiótico e outras loções para limpeza do local.

Antibióticos como Cetoconazol e Neosporin podem ser indicados; anti-inflamatórios como Naproxeno também; ou analgésicos simples como Tylenol também; e antissépticos como Povidine. Não compre nada por conta própria nem se automedique; vá ao médico e saiba o que é melhor para o seu caso.

Cirurgia para remover unha encravada

Quando a inflamação passa, muitas pessoas ignoram a unha encravada e acabam esquecendo. Porém, com o tempo, pode se tornar uma área impossível para limpeza ou corte, tendo que ser necessário algum tipo de intervenção cirúrgica da extração dessa unha, para não gerar fungos ou futuras infecções.

A cirurgia é de nível simples, com anestesia local e indicada para casos extremos nos quais os outros métodos não ofereceram solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here