Zumbido no ouvido: O que pode ser? Como acabar com ele? Saiba!

0
123

“Beeeeep” ou “Zuuuum”? Quais desses zumbidos vem de perturbando nos seus ouvidos? Seja esses sons ou outros de qualquer outro tipo, zumbido no ouvido nunca é um bom sinal.

Se você está sofrendo disso, vem com a gente no texto de hoje para aprender melhor sobre os zumbidos, o que eles podem ser e como podem ser tratados!

Zumbido no ouvido

O que é zumbido no ouvido?

Zumbido no ouvido é qualquer tipo de som que a pessoa percebe ecoando em sua cabeça, mas que ele não está sendo causado por algum estímulo sonoro externo.

Não é reconhecido como uma doença e sim reflexo de algum outro problema que esteja acontecendo com a pessoa que esteja afetando a área auditiva.

Causas e fatores de risco para zumbido no ouvido

Não é possível definir causas para o zumbido no ouvido, no entanto podemos enumerar alguns possíveis fatores de risco que podem facilitar o surgimento dos zumbidos. São eles:

  1. Perda auditiva relacionada ao avanço da idade;
  2. Problemas na interpretação cerebral dos sons;
  3. Reflexo após a exposição a sons muito altos, como alto volume em fones de ouvidos, trabalhadores de construção civil ou fábricas, ou idas a shows, por exemplo; quando maior o tempo de exposição, mais fortes podem ser os zumbidos e ainda podem ocorrer lesões permanentes nos ouvidos;
  4. Bloqueio do canal auditivo, seja por entrada de poluentes, insetos ou por excesso de sujeira;
  5. Lesões ou tumores na região da cabeça ou pescoço, que afetem a área auditiva;
  6. Pressão alta que pode lesionar vasinhos próximo aos ouvidos e causar zumbido;
  7. Uso de medicamentos que possam afetar e lesionar a área auditiva, como alguns antibióticos, remédios para malária ou até aspirina em doses muito altas;
  8. Aterosclerose, doença que aumenta o fluxo do sangue e pode lesionar células auditivas;
  9. Labirintite, que é uma inflamação no ouvido interno que pode manifestar um zumbido;
  10. Deficiência de vitamina B12;
  11. Fatores emocionais como estresse e depressão tendem a piorar zumbidos já existentes.
  12. Maus hábitos em excesso como má alimentação, cigarro e álcool também podem estimular.

O que pode ser zumbido no ouvido esquerdo? E no ouvido direito?

O zumbido pode surgir de forma unilateral, ou seja, em apenas um dos ouvidos esquerdo ou direito.

Qual dos ouvidos em que o barulho com dor ou não pode surgir não influencia no diagnóstico, ou seja, qualquer das causas ou fatores de risco citados no tópico anterior podem se manifestar tanto no ouvido esquerdo quanto no direito ou ainda em ambos.

Há quem diga que zumbido no ouvido esquerdo tem a ver com a saúde do coração, mas não há nenhuma ligação direta com o lado esquerdo nem nada comprovado.

O que pode ser zumbido no ouvido ao deitar?

Muitas pessoas apenas percebem o zumbido no ouvido quando se deitam. Sabe por que? Porque grande parte dos sons do ambiente então baixos ou nulos e finalmente você percebe o zumbido que há em você.

Ele não vem somente ao deitar e sim ele é percebido com maior ênfase nesse momento. Também pode ser causado por qualquer um dos fatores citados acima.

Zumbido no ouvido e ansiedade

Muitas pessoas relatam zumbidos no ouvido durante períodos de ansiedade grande, como crises de depressão ou momentos de pânico, por exemplo.

No entanto, a ansiedade não é considerada uma causa para isso acontecer e sim algum aumento na pressão sanguínea nos momentos de ansiedade que causam o barulho dentro do ouvido.

Além disso, quando você está exposto aos sintomas de ansiedade, você fica hipersensível, o que torna qualquer dor maior, qualquer sentimento mais forte ou ainda qualquer barulho mais alto.

E ainda tem a ansiedade que surge após crises de zumbido no ouvido repetitivas, pois é uma condição muito estressante que pode causar perturbações psicológicas.

Zumbido no ouvido e tontura

Quando o zumbido no ouvido vem acompanhado de tontura, existem mais possibilidades para algum diagnóstico.

A labirintite é uma das opções, pois essa doença que afeta a região interna do ouvido inclui também a tontura, vertigem, náuseas e até vômitos em sua gama de sintomas; outra doença que traz ambos os sintomas é a Doença de Méniére, que consiste no desequilíbrio de fluidos dentro do ouvido e traz desordens; e outra causa possível é um neuroma acústico, que é um tumor benigno que cresce lentamente sobre o nervo que liga o ouvido ao cérebro, e que causa tais sintomas. Não faça um pré-diagnóstico sobre essas doenças, ok? O melhor mesmo é procurar um médico e explicar tudinho.

Qual médico pode fazer diagnóstico de zumbido no ouvido?

Zumbidos no ouvido rotineiros não é algo comum nem que você tenha que viver com isso! Sendo assim, procure um médico otorrinolaringologista para avaliar seu caso. O médico poderá fazer exames de audiometria, testes de movimento, pedir exames de imagem, dentre outros, assim pode diagnosticar a fonte do zumbido e iniciar um tratamento adequado.

Como prevenir zumbido no ouvido?

Prevenir é melhor forma de não ter zumbidos no ouvido. A prevenção inclui ficar alerta à sua saúde, fazendo check ups periódicos, já que o zumbido muitas vezes se manifesta como sintoma de algo mais sério no organismo; evitar sons altos e frequentes, pois podem lesionar os ouvidos de forma permanente; evitar usar muito cotonetes, pois o uso indevido pode piorar os zumbidos e até causar surdez; e manter suas consultas em dia com o otorrinolaringologista.

Zumbido no ouvido tem cura?

Depende muito da causa, se ela tem cura ou não, mas na maioria dos casos, zumbido no ouvido tem cura sim. E em praticamente todos eles, existe tratamento e é possível viver com qualidade e sem barulhos na cabeça.

Tratamentos e remédios para zumbido no ouvido

O tratamento varia de acordo com a causa do zumbido, que somente pode ser diagnosticada depois de avaliação e exames médicos.

Dentre alguns dos medicamentos que o doutor pode indicar temos a Cinarizina, Clonazepam, Rivotril, dentre outros. Nunca se automedique nem aplique substâncias no ouvido que prometam cura, principalmente sem saber a causa do seu problema.

O tratamento também pode envolver uso de aparelhos auditivos para amenizar o som do ruído enquanto a causa é tratada. Dependendo do nível de estresse do indivíduo, o médico ainda pode indicar terapia com psicólogos ou também medicação com psiquiatras.

Remédio caseiro para zumbido no ouvido

Os médicos não recomendam nenhuma introdução de óleos ou outras receitas caseiras dentro do ouvido, pois pode piorar muito as dores, não trazer cura alguma e até mesmo causar danos permanentes como surdez.

Os remédios caseiros indicados são para ingerir oralmente, com efeitos anti-inflamatórios, pois caso o zumbido seja de origem inflamatória, a alimentação ajuda bastante.

Alimentos como vinagre de maçã diluído em água ajuda a combater inflamações no corpo; o magnésio também; gengibre e ginkgo biloba que ajudam na circulação sanguínea, dentre outros. Consultar um nutricionista para mais dicas pode fazer diferença.

[EXTRA] Terapia “Acabar com o Zumbido”: Conheça este tratamento!

O que é?

Acabar com o Zumbido é uma inovadora terapia de som que visa tratar problemas auditivos, principalmente os zumbidos nos ouvidos, prometendo uma vida livre de aparelhos auditivos, remédios ou cirurgias.

É um tipo de terapia que oferece um padrão de estímulos sonoros, cientificamente estudados e projetados para reequilibrar o cérebro e auxiliar no equilíbrio da captação dos sons, fazendo os zumbidos e demais ruídos desaparecerem por completo.

Como funciona?

O método é dividido em duas categorias: a que bane o ruído e a que reabilita naturalmente.

A primeira conta com trilhas sonoras que fazem uma reciclagem neurológica e aliviam ao máximo a perturbação do ruído, fazendo você relaxar e desestressar; na segunda, você faz exercícios de auscultação focados em velocidade, som e memória sonora.

O método é feito 2x por semana, por 15 a 30 minutos diários, bem tranquilo, fácil de fazer e eficaz!

Principais benefícios

  1. Alívio e desestresse dos zumbidos na cabeça;
  2. Reabilitação neurológica para reacostumar a ficar sem zumbidos;
  3. Paz e tranquilidade para você!
  4. Boas noites de sono novamente!

Onde comprar?

Quer saber mais sobre a terapia, como ela foi descoberta e garantir a sua? Acesse agora mesmo o site oficial em https://acabarcomzumbido.com e faça seu pedido!

Preço?

Por apenas R$197 reais você pode curar em poucas semanas o zumbido nos seus ouvidos, e ainda pode auxiliar em tratamentos auditivos que já vem fazendo!

Depoimentos sobre a terapia

Confira a opinião de quem já passou pela terapia dos sons e ficou maravilhado com os resultados:

Acabar com o Zumbido depoimentos

Tem garantia?

Você tem 30 dias a partir da data de compra para testar a terapia; se não tiver sucesso em poucas semanas, pode recuperar seu dinheiro de volta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here