Muito mais do que incômodo estético, as varizes podem se manifestar como sintomas de doenças mais sérias e ainda oferecem outros grandes riscos à nossa saúde.

No dia a dia, a pessoa enfrenta sensação de peso, dores no corpo e muito cansaço, isso porque as veias dilatadas impedem um fluxo sanguíneo normal pelos membros.

Se você vem passando por isso tudo, você precisa saber as respostas para estas 5 dúvidas sobre varizes. Confira!

varizes

  1. Salto alto causa varizes?

Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as mulheres. Símbolo de feminilidade e elegância, a maioria das mulheres tem um salto alto. Para essa pergunta, a resposta é “Nunca foi comprovado”.

O que se sabe é que o salto alto força sim os músculos das panturrilhas, e isso afeta o fluxo do sangue, mas não existem provas definitivas que relacionam as varizes tendo um salto alto como culpado. A dica é não usar sempre, revezando com outros sapatos mais confortáveis ao longo da semana.

  1. Varizes é algo genético?

Sim, pode ser, sendo essa a principal causa dentre as pessoas. Certas pessoas estão propensas a herdar de seus parentes as varizes, principalmente mulheres por causa da relação hormonal com a dilatação dos vasos.

Mas saiba que muitas pessoas têm propensão genética de varizes e não desenvolvem, assim como quem não tem pode desenvolver a partir de várias outras causas.

Além das causas genéticas, podemos citar como fatores fortes de risco: cigarro, excesso de peso, ficar muito tempo em pé, ter sofrido trombose no passado, estar em momentos de alterações como na gravidez, dentre outras possíveis causas.

  1. Varizes podem causar trombose?

Infelizmente sim, é uma das complicações mais comuns das varizes. Isso porque a má circulação nesses locais podem levar à formação de coágulos, principalmente nas pernas, que é a chamada trombose venosa profunda.

Além da trombose, se não tratadas corretamente, as varizes podem causar úlceras venosas, dermatite ocre, tromboflebite superficial e até mesmo a temida e mortal embolia pulmonar.

Por isso é tão importante manter o acompanhamento em dia de um médico para analisar o caso e prever se podem acontecer essas e outras complicações.

  1. Os vasinhos podem virar varizes?

Os vasinhos são aquelas veias mais fininhas, que parecem aranhinhas azuis ou arroxeadas pela pele. Estes são famosos pelo incômodo estético que causam, não oferecendo na maioria dos casos risco algum à saúde.

Não se preocupe, pois essas veinhas que são bem comuns não vão virar varizes! O que pode acontecer com elas, caso você não opte por tratamentos, é ocorrer um espalhamento rápido pelo membro, trazendo mais incômodo ainda. Varizes são outras coisas.

  1. Cirurgia cura varizes?

Não, pois numa cirurgia, o médico apenas remove as veias danificadas, não existindo nenhuma “origem do problema” a ser removida. Portanto, as varizes retiradas não voltam, mas outras novas podem surgir, principalmente em quem tem tendências genéticas a essa condição.

Tais cirurgias costumam ser muito satisfatórias e com bons resultados a longo prazo, portanto os próximos tratamentos podem ser direcionados a evitar o surgimento de novas varizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *