Quem é apaixonado por cabelos assim como nós sabe que um dos piores pesadelos de uma pessoa é perceber que seus fios estão elásticos ou com aspecto emborrachado. Já aconteceu isso com você?
Daqueles que você puxa e o fio estica como um elástico? Socorro! Aprenda no texto de hoje o que causa esse estado no cabelo e o que fazer quando isso acontecer!
O que é cabelo elástico ou emborrachado?
Um cabelo com elasticidade e aspecto emborrachado é aquele que teve a estrutura dos seus fios amplamente danificada. As principais características desse tipo de cabelo é elasticidade exagerada, fragilidade, fios finos, ressecados e quebradiços.
O que causa cabelo elástico ou emborrachado?
Nossos fios são naturalmente firmes e fortes, no entanto ele pode ficar elástico devido ao excesso de procedimentos químicos nos fios, de todos os tipos, principalmente pintura, alisamentos ou aquelas descolorações radicais!
Esses procedimentos acabam com a película que envolve e protege os fios, fazendo-os perder queratina, proteínas e o seu pigmento, deixando-os elásticos e sem vida.
Como identificar cabelo elástico ou emborrachado?
Para saber se o seu cabelo está nesse estado crítico, basta pegar um fio bem preso ao couro cabeludo e esticá-lo. Se ele estiver elástico e emborrachado ele vai esticar bastante, e quando você soltar, antes de quebrar, ele não voltará ao estado normal, e sim ficará todo franzido como um elástico frouxo.
A possibilidade de o fio quebrar enquanto você estica também é grande. Você também pode identificar esses danos no cabelo no dia a dia, pois basta pentear para o cabelo se partir.
O que fazer com cabelo elástico ou emborrachado? Como recuperar?
Não é fácil recuperar os fios elásticos, mas saiba que tem como cuidar bem e evitar que você precisa dar aquele corte geral. Aqui vão algumas dicas:
- Cortar as pontinhas: Vá no salão e peça para cortar as pontas dos cabelos, assim você remove as extremidades mais danificadas, que são as partes que mais sofrem quando o cabelo está assim.
- Faça reconstrução capilar: Seu cabelo está precisando de queratina, nossa principal proteína dos fios. Sendo assim, a cada 15 ou 30 dias faça uma reconstrução nos fios com produtos de qualidade.
- Hidratação também: Seu cabelo está precisando de umidade para ter saúde, brilho e maciez, então a hidratação é necessária pelo menos 1 vez por semana.
- Nutrição também: Esta etapa também é necessária para repor tudo o que os seus fios perderam, então também pelo menos 1 vez por semana faça nutrição com óleos ou manteiga vegetais.
- Evite tratamentos químicos: Para recuperar seus fios, dê uma pausa na rotina química, seja pintura ou alisamento. Poderíamos dizer que é proibido se você quiser mesmo recuperar seus fios!
- Evite secador e chapinha: Seus cabelos estão precisando reter umidade, portanto dê também uma pausa no secador e na chapinha nos seus alisamentos diários. Caso deseje usar mesmo assim, invista no protetor térmico, não utilize em temperaturas muito quentes e deixe o secador a uma distância maior dos cabelos.
Tratamentos e produtos para cabelo elástico ou emborrachado
Super hidratação caseira para cabelo elástico ou emborrachado
Você vai precisar de:
- Algum produto repositor de massa capilar. Existem várias máscaras hidratantes com essa finalidade. Recomendamos a RMC da Amend.
- Azeite de oliva ou qualquer outro óleo vegetal;
- Queratina líquida. Recomendamos a da Bioextratus.
- Bepantol líquido.
Como fazer:
Misture num potinho: 5 colheres de máscara hidratante, 6 colheres de azeite, 3 colheres de Bepantol e 2 colheres rasas de queratina. Lave os cabelos com shampoo antirresíduos para abrir seus as cutículas e a mistura penetrar melhor.
Passe tudo nos seus fios, focando mais nas partes danificadas, provavelmente as pontinhas. NÃO PASSE NA RAIZ. Deixe agindo por 20 minutos e depois lave normalmente, com shampoo, máscara hidratante e condicionador.
Shampoo para cabelo elástico ou emborrachado
A dica de hoje é o Shampoo Cavalo Forte, da Haskell. Todo mundo que usa, ama! Ele tem um forte poder de reconstrução, repondo muito da queratina necessária logo nas primeiras lavadas.
Também contém biotina e pantenol, dois nutrientes fortes e necessários para os fios elásticos, pois traz encorpamento e força. Além disso, é indicada também para crescimento mais rápido.
Bepantol para cabelo elástico ou emborrachado
O clássico Bepantol líquido ajuda nos fios elásticos porque auxilia na retenção de umidade, coisa que o cabelo nesse estado precisa demais.
Sendo assim, sempre que fizer uma hidratação com produtos ou receitas caseiras, adicione Bepantol, pois ele intensifica a ação hidratante e traz brilho e maciez para os fios.
Glicopan Pet para cabelo elástico ou emborrachado
Este produto é um suplemento vitamínico feito para animais, com muitas vitaminas e aminoácidos em sua composição, que coincidentemente são as coisas que nossos cabelos mais precisam quando estão elásticos. Não é para ingerir com os animais devem fazer, ok? É para passar no cabelo!
Quanto tempo deixar no cabelo?
Para usar é simples: Lave os cabelos com shampoo, tire excesso de água, aplique o produto mecha a mecha, deixe agindo 5 minutinhos, enxágue, use uma máscara hidratante e depois condicionador, como de costume.
Recuperar cabelo elástico ou emborrachado com vinagre de maçã
É a chamada reconstrução ácida, que conta com o vinagre de maçã para fechar as cutículas danificadas e manter a umidade dentro do fio. Faça a cada 10 ou 15 dias e perceba mudanças maravilhosas na textura dos fios!
Você vai precisar de:
- 2 colheres da sua máscara de hidratação;
- Queratina líquida;
- 25 ml de vinagre de maçã diluídos em 100 ml de água.
Como fazer:
Lave os cabelos com shampoo e tire o excesso de água com uma toalha. Aplique a queratina líquida mecha a mecha e deixe agir por 10 minutos. Aplique por cima sua máscara de hidratação e deixe agir por mais 20 minutos.
Enxágue os fios, tire o excesso de água e aplique o vinagre diluído em água, deixando agir por 15 minutos. Enxágue depois e finalize com condicionador. Se preferir, coloque um pouco de queratina antes de pentear.
Dúvidas:
Pode pintar cabelo elástico ou emborrachado?
Nós recomendamos que não, pois seu cabelo está precisando de um tempo de químicas e a água oxigenada necessária na tintura é bem prejudicial. Melhor não!
Pode fazer progressiva em cabelo elástico ou emborrachado?
Esta é a sua chance de recuperar os fios, então não também, pois as progressivas contêm formol e este é um dos ativos químicos mais pesados para um cabelo nesse estado.
Pode fazer selagem em cabelo elástico ou emborrachado?
A selagem pode ser benéfica se for composta por ativos naturais, sem químicas agressivas. Esse procedimento vai ajudar a fechar as cutículas dos fios e manter mais a hidratação na parte interna deles.
Pode passar tonalizante em cabelo elástico ou emborrachado?
Tonalizantes no geral não possuem químicas, então pode usar sem problema. Só não descolore antes de usar o tonalizante, ok? Fuja das químicas.
Cabelo elástico ou emborrachado volta ao normal?
Seu cabelo vai precisar de intensos cuidados para voltar a um bom estado, com mais resistência e força nos fios, mas saiba que ele não vai voltar a ser como era antes. O ideal é deixar o cabelo crescer e ir cortando as pontas danificadas. Em casos de danos menores, os cabelos podem até ser recuperados com facilidade.
Em cerca de 3 meses com tratamentos e um cronograma capilar intenso, é possível que eles deixem de ser elásticos, mas voltar totalmente a ser como era antes é um pouco improvável. Sendo assim, cuide bem para que ele cresça com saúde e fuja do corte químico.