Quem nunca errou na cor da maquiagem que queria comprar, não é verdade? Corretivo, pó compacto e, principalmente, a temida base! Esse erro é bem comum, afinal existem inúmeras variações de uma mesma cor.
Por exemplo, uma base para pele branca possui os tons 1, 2, 3 e assim vai, algumas com aspecto rosado, bege ou meio branco… Sendo assim, como podemos fazer para comprar o tom certo e não errar na hora de maquiar?
Vem com a gente no textinho porque estamos cheios de dicas para você acertar no tom da base!
Para que serve base na maquiagem?
Seja nas formas líquida, creme, em bastão e até em pó, as bases servem para uniformizar a pele, disfarçando poros e corrigindo pequenas imperfeições (as maiores são cobertas por corretivo e outros finalizadores).
É um dos pontos principais no início de uma maquiagem, pois prepara a pele para receber os outros produtos, ajuda na agregação dos pós (sombra, blush, iluminador) e também o batom. Sendo assim, é de extrema importância para a boa qualidade da maquiagem que você acerte na escolha da base para seu tom de pele, assim você não fica com a aparência artificial e o resto dos produtos fixa melhor.
Como escolher o tom da base certo?
-
Entenda a tonalidade e subtonalidade da sua pele
Mesmo com influência de sol, acne ou outras manchas eventuais que mudam a cor superficial da pele, o nosso subtom sempre será o mesmo, portanto descobrir qual é o seu subtom ajuda muito na escolha do tom da base. Os subtons existentes são:
- Frio, uma cor mais clarinha como branco azulado, avermelhado ou rosa;
- Quente, que é a aquela pele mais dourada, amarelada;
- Neutro, uma espécie de combinação entre cores frias e quentes.
Para descobrir avalie as cores dos seus cabelos e olhos, por exemplo. Quem tem cabelos pretos e olhos claros geralmente tem subtom mais frio; olhos marrons e cabelos entre acobreados e louros apresentam um subtom quente.
-
Compre numa loja especializada em maquiagem
Quando se precisa de orientação, não vale a pena comprar sua base em farmácias ou mercadinhos de bairro. Nas lojas especializadas de maquiagem existem especialistas em beleza e também maquiadores que podem te ajudar a fazer o reconhecimento de pele e ajudar na escolha do seu tom.
E geralmente nessas lojas existem produtos disponíveis para testes, com os quais você pode experimentar e fazer testes de tons na pele. Caso a loja que você adora não tenha produtos para teste, posicione a embalagem da base perto do pescoço e mandíbula, pois é uma região que dá pra ter noção se é o tom similar ou não. Compare vários tons até escolher o seu preferido.
-
Escolhendo a base certa
A base certa para sua pele é aquela que “desaparece” quando você aplica, ou seja, aquela que fica o mais natural possível. A ideia das maquiagens hoje em dia é ter uma cobertura ao máximo natural, e quando a base está no tom certo, o efeito é tão natural que somente maquiadores notam que você está de maquiagem.
Quanto mais próximo ao seu tom de pele ela for, com mais eficácia ela cobrirá imperfeições, manchas, amenizar olheiras e acne, e assim vai.
-
Dicas de tons de base para cada pele
Não conhecemos a sua pele, mas você conhece e poderá se identificar com a tabela abaixo. Nela são apresentados os principais tipos de base e tabela de tons para cada pele. Confira:
Outras dicas para não errar na escolha da base
Saiba também qual a melhor base para seu tipo de pele, que pode ser oleosa, seca, normal, mista ou sensível. Alguma sugestões:
- Para pele oleosa, use base de acabamento opaco, líquida oil free ou em pó;
- Para pele seca, use base hidratante em creme ou bastão;
- Para pele sensível, use base hipoalergênica;
- Para pele mista, use base em pó;
- Para todas as peles, opte por uma base com proteção contra os raios UVA e UVB;
- Se sua pele for limpa e uniforme, use hidratante com tonalidade de base ao invés de base mesmo, faz o mesmo efeito visual e ainda é mais saudável para a pele.