Corretivo: Como usar corretamente? Tipos, marcas, preços e mais!

0
232

Corretivo é imprescindível nas camadas de correção da pele, com seu próprio nome diz. Ele é responsável por amenizar e até esconder imperfeições, sejam olheiras, espinhas, cicatrizes ou sardas, de modo a preparar a pele para o resto da maquiagem.

Além disso, tem função que ajuda na aderência de outras maquiagens, como quando usado nos olhos para melhor aderência da sombra, por exemplo; e também ajuda a enfatizar contornos, como na sobrancelha e no contorno da boca após o batom.

Aprenda no texto de hoje a usar corretamente corretivo na sua pele, entenda sobre cada tipo e cores e conheça alguns dos melhores produtos!

corretivo

5 dicas: Como escolher o tom certo de corretivo?

  1. Escolha um corretivo de textura seca se sua pele for oleosa, daqueles com acabamento matte; mas se sua pele for seca e mais sensível, a textura dele deve ser mais hidratante e líquida.

 

  1. Fique atento ao nível de cobertura do corretivo! Se ele for muito ralinho, só vai cobrir as imperfeições mais sutis, logo se você deseja cobrir imperfeições mais aparentes, os mais grossinhos e cremosos são recomendados.

 

  1. Não é para escolher um corretivo que seja um tom mais claro que a sua pele, pois isso pode causar um efeito iluminador na área em que se deseja cobrir. O tom deve ser o mais parecido possível com o da sua base. Considere os corretivos coloridos também para manchas mais específicas (falaremos deles a seguir).

 

  1. Descubra o subtom da sua pele, que na maioria das vezes é rosado ou amarelado. Para descobrir, avalie sua pele da seguinte maneira: Se você fica corada com facilidade no sol e tem veias nos braços em tons azuis, seu subtom é rosado; mas se você fica mais bronzeadinha no sol e tem veias esverdeadas nos braços, seu subtom é amarelado.

 

  1. Antes de comprar o produto, experimente na pele. Não no pulso como muita gente faz, e sim exatamente na área onde você deseja aplicar o produto, seja nas olheiras ou numa cicatriz. Se o objetivo do corretivo é apenas para fins de cobertura facial, teste no cantinho da mandíbula, já dá para saber se vai ser o tom ideal para você ou não.

Tipos de corretivo

O produto pode ser encontrado em diferentes texturas e apresentações no mercado. Confira:

  • Corretivo líquido: Tem textura leve, trazendo um efeito natural e hidratado à pele. Bom para a região dos olhos, sem causar efeito “quebrado”, atrapalhando a make. Quanto mais fina for a textura, menos marca as linhas de expressão na face.

Corretivo líquido revlon

  • Corretivo cremoso: Ideal para manchas mais marcadas e profundas, já que oferece uma cobertura bem grossa e consistente. Necessita ser espalhado bem, caso contrário cria camadas grossas e rudes na pele, não dando efeito natural na maquiagem. Deve ser aplicado com pincel de corretivo.

Corretivo cremoso Dailus

  • Corretivo bastão: Na maioria das vezes é encontrado no formato igual ao de um batom, sendo bem fácil de passar. Tem textura mais sólida, então oferece cobertura mais grossinha na pele. Meninas de pele oleosa devem optar pelos de acabamento mais seco, caso contrário pode ficar “cremosa” a pele. Não recomendado para peles oleosas.

Corretivo bastão Marcelo Beauty

  • Lápis corretivo: Ideal para cobrir pequenas imperfeições, como espinhas únicas do rosto, por exemplo. É bem prático de aplicar e pode ser usado em outras finalidades, como para maquiagem nos olhos, base para aderência de sombras e até iluminados nos cantinhos internos dos olhos.

Lápis corretivo Eudora

  • Dica para todos os tipos: Experimente fazer acabamento espalhando o produto com as pontinhas dos dedos para um efeito mais natural. 

Paleta de corretivo: Para que serve cada cor?

Muita gente nem sabe que existem os corretivos coloridos, especiais para esconder imperfeições ainda mais evidentes. Muito além das cores em tons de pele, os corretivos especiais são encontrados nas seguintes cores para tais finalidades:

Paleta de corretivo

  • Verde: Especial para esconder espinhas, até as mais inflamadas, dentre outras manchas mais avermelhadas na pele.
  • Amarelo: Especial para esconder olheiras arroxeadas e hematomas nesse mesmo tom mais escurecido.
  • Vermelho ou laranja: Especial para esconder olheiras mais profundas, geralmente em tons marrons e meio castanhos; esconde também certos tipos de cicatrizes mais antigas, em tons mais cinzas e escuros, principalmente; é ideal para a pele negra também para disfarçar imperfeições.
  • Lilás ou azul: Especial para esconder sardas, para quem não gosta delas; ajuda também a amenizar manchas escurecidas por causa de exposição solar.

Você pode encontrar essas cores vendendo individualmente no mercado, como também em forma de paletas completas com todas as cores ou tons semelhantes.

Como usar corretivo corretamente? Passo a passo!

  1. Limpe bem seu rosto com água e sabonete neutro, ou tire qualquer impureza com demaquilantes ou água termal, por exemplo;
  2. Aplique um primer para suavizar seus poros e criar uma pele mais aveludada para receber as próximas maquiagens;
  3. Aplique o corretivo nas áreas que deseja cobrir. Seja com pincel, bastão ou ajuda de um aplicador esponja, capriche na cobertura, mas espalhando bem, sem criar camadas muito grossas.
  4. Depois do corretivo, aplique a base da cor da sua pele, uniformizando bem os tons entre si. Tem gente que tem a pele muito oleosa e prefere usar o corretivo depois da base; tudo bem, só tenha cuidado para não ficar um efeito de camada sobre camada, se não for bem espalhado.
  5. Finalize com pó compacto na região que cobriu com corretivo e base, para selar a cobertura.

5 dicas para usar corretivo

  • Antes da sombra: Passe uma camada de corretivo claro nos olhos antes de maquiar com sombra e iluminador; vai aderir melhor.
  • Depois da sombra: Reforce o contorno do olhar aplicando corretivo ao redor dos olhos depois de finalizar a maquiagem.
  • Depois de preencher as sobrancelhas: Reforce o contorno das suas sobrancelhas com um leve contorno de corretivo na região abaixo da linha das sobrancelhas e em cima também.
  • Antes do batom: Passe uma camada de corretivo clara na boca antes de passar o batom; vai aderir melhor e você fica mais livre para fazer um desenho da sua boca.
  • Depois do batom: Reforce a cor do seu batom passando corretivo ao redor da boca depois de passar o batom, principalmente se for uma cor bem impactante.

Dica de corretivo bom e barato: Corretivo da Vult

Um corretivo super pesquisado na web por ser um queridinho dentre as blogueiras maquiadoras é o corretivo da marca Vult.

Conhece? Se não, vai querer conhecer! Ele oferece alta cobertura, bem sequinho e tem um preço bem acessível! Saiba mais sobre o corretivo de alta cobertura no vídeo a seguir:

Preço: R$17,90 em Beleza na Web (julho de 2018).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here