Quem nunca errou na cor da maquiagem que queria comprar, não é verdade? Corretivo, pó compacto e, principalmente, a temida base! Esse erro é bem comum, afinal existem inúmeras variações de uma mesma cor.

Por exemplo, uma base para pele branca possui os tons 1, 2, 3 e assim vai, algumas com aspecto rosado, bege ou meio branco… Sendo assim, como podemos fazer para comprar o tom certo e não errar na hora de maquiar?

Vem com a gente no textinho porque estamos cheios de dicas para você acertar no tom da base!como escolher o tom da base

Para que serve base na maquiagem?

Seja nas formas líquida, creme, em bastão e até em pó, as bases servem para uniformizar a pele, disfarçando poros e corrigindo pequenas imperfeições (as maiores são cobertas por corretivo e outros finalizadores).

É um dos pontos principais no início de uma maquiagem, pois prepara a pele para receber os outros produtos, ajuda na agregação dos pós (sombra, blush, iluminador) e também o batom. Sendo assim, é de extrema importância para a boa qualidade da maquiagem que você acerte na escolha da base para seu tom de pele, assim você não fica com a aparência artificial e o resto dos produtos fixa melhor.

Como escolher o tom da base certo?

  1. Entenda a tonalidade e subtonalidade da sua pele

Mesmo com influência de sol, acne ou outras manchas eventuais que mudam a cor superficial da pele, o nosso subtom sempre será o mesmo, portanto descobrir qual é o seu subtom ajuda muito na escolha do tom da base. Os subtons existentes são:

Para descobrir avalie as cores dos seus cabelos e olhos, por exemplo. Quem tem cabelos pretos e olhos claros geralmente tem subtom mais frio; olhos marrons e cabelos entre acobreados e louros apresentam um subtom quente.

  1. Compre numa loja especializada em maquiagem

Quando se precisa de orientação, não vale a pena comprar sua base em farmácias ou mercadinhos de bairro. Nas lojas especializadas de maquiagem existem especialistas em beleza e também maquiadores que podem te ajudar a fazer o reconhecimento de pele e ajudar na escolha do seu tom.

E geralmente nessas lojas existem produtos disponíveis para testes, com os quais você pode experimentar e fazer testes de tons na pele. Caso a loja que você adora não tenha produtos para teste, posicione a embalagem da base perto do pescoço e mandíbula, pois é uma região que dá pra ter noção se é o tom similar ou não. Compare vários tons até escolher o seu preferido.

  1. Escolhendo a base certa

A base certa para sua pele é aquela que “desaparece” quando você aplica, ou seja, aquela que fica o mais natural possível. A ideia das maquiagens hoje em dia é ter uma cobertura ao máximo natural, e quando a base está no tom certo, o efeito é tão natural que somente maquiadores notam que você está de maquiagem.

Quanto mais próximo ao seu tom de pele ela for, com mais eficácia ela cobrirá imperfeições, manchas, amenizar olheiras e acne, e assim vai.

  1. Dicas de tons de base para cada pele

Não conhecemos a sua pele, mas você conhece e poderá se identificar com a tabela abaixo. Nela são apresentados os principais tipos de base e tabela de tons para cada pele. Confira:

Dicas de tons de base para cada pele

Outras dicas para não errar na escolha da base

Saiba também qual a melhor base para seu tipo de pele, que pode ser oleosa, seca, normal, mista ou sensível. Alguma sugestões:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *