Quem nunca quis se sentir mais nova, com a pele “no lugar” novamente, né? Para isso, uma das alternativas estéticas mais clássicas que logo vem à mente é o famoso botox. E mesmo tendo ouvido falar bastante nele, você sabe como o botox funciona de verdade?
Que tipo de benefícios oferece ou efeitos colaterais ele pode causar? Para não ficar nenhuma dúvida antes de querer aplicar, confira o textinho de hoje!
O que é botox?
Botox é um “apelido” para o nome da substância ativa toxina botulínica, a qual possui a função de paralisar determinada região onde for aplicada por um período médio de 6 meses.
A toxina botulínica é produzida de forma artificial e purificada pela mesma bactéria que causa o botulismo, a Clostridium botulinum.
Seu uso mais comum é o uso estético, o qual quando aplicado nos músculos ou glândulas, relaxa e impede a ação de impulsos nervosos, reduzindo contrações na região.
Para que serve a toxina botulínica?
Confira algumas das utilidades do botox:
- Amenizar rugas e marcas de expressão.
- Redução de sudorese;
- Correção de estrabismo ocular;
- Controle do blefaroespasmo (fechar olhos de forma descontrolada);
- Controle do bruxismo;
- Tratamento de tiques nervosos faciais;
- Diminuição de dores de cabeça tensionais;
- Tratamento de gagueira;
- Tratamento dos tremores causados por Parkinson;
- Tratamento de incontinência urinária; dentre outros.
Como funciona o botox?
Quando o botox é injetado numa área, ele atua como um bloqueador temporário causando o não recebimento de estímulos dos neurônios até esses músculos, o que impede de forma total ou parcial a contração da área.
Tem ação temporária, portanto exige reaplicações periódicas, pois os neurônios criam novas vias de contato com os músculos. O produto clínico vem em forma de pó, o qual deve ser diluído em soro fisiológico para ser injetado.
Benefícios do botox
O botox é mais conhecido pelas suas finalidades estéticas, no entanto ele serve para muitas soluções médicas, sendo muito útil no tratamento das mais diversas doenças e condições de saúde em que o relaxamento local muscular seja uma opção.
Para tais casos médicos, nem sempre é a única ou primeira solução indicada, sendo assim somente um médico pode dizer se é o melhor ou não para cada caso. Hospitais públicos e privados trabalham com esta solução.
Toxina botulínica e enxaqueca
Outro grande benefício médico da toxina botulínica é a grande melhora que pode trazer em casos de quem sofre com enxaqueca.
Esse tratamento é aprovado pela Anvisa e costuma amenizar os sintomas em mais de 80% dos casos de quem sofre com a cefaleia tensiva.
Tal tratamento também somente é feito por um médico e deve ser orientado sob o mesmo, pois não se pode abusar da substância, nem em quantidade nem por tempo de uso prolongado.
Regiões onde o botox pode ser aplicado
No caso de objetivos estéticos, o botox apresenta muitos resultados satisfatórios quando aplicado nas seguintes áreas:
- Ao redor dos olhos, nos chamados “pés de galinha”, deixando a área mais plana e lisinha;
- Espaço entre as sobrancelhas, evitando contrações excessivas em casos de expressões como concentração ou raiva;
- Na cauda da sobrancelha, criando um efeito arqueado que ergue o olhar;
- Linhas de expressão da testa;
- Rugas do queixo;
- Marcas verticais pelo pescoço; dentre outros casos sugeridos pelo médico, estéticos ou de saúde.
Aplicar botox dói?
Geralmente, a aplicação do botox é indolor, não necessitando nem mesmo anestesia prévia para as injeções.
Mesmo sendo um procedimento fácil e rápido, deve ser feito por especialistas, pois a aplicação deve ser feita da forma correta para os resultados serem os mais naturais e benéficos possíveis. Os profissionais capacitados são os dermatologistas e cirurgiões plásticos.
Efeitos colaterais do botox
Quase 100% dos casos em que ocorrem efeitos colaterais sistêmicos é por conta da aplicação inadequada, principalmente com relação à quantidade excessiva da substância.
No geral, os pacientes só costumam sentir desconforto na região da injeção na hora por conta da agulha, e até mesmo possíveis hematomas locais. Em casos de doses excessivas, o paciente tem grandes chances de perder a expressão do local, mas ainda assim é algo que se reverte com o tempo.
Antes e depois do botox
Confira a ação da toxina botulínica antes e depois em diferentes pacientes:
Diferença entre botox e ácido hialurônico
Enquanto que o botox tem o objetivo de fazer o relaxamento local muscular, o ácido hialurônico é um dos procedimentos indicados para preenchimento facial, ou seja, ele conserta determinadas regiões que sofreram perdas de volume, estrutura ou tonacidade com o passar do tempo.
São procedimentos parecidos, que visam atenuar rugas e linhas de expressão, mas que têm ação completamente diferente.
Quanto custa uma ampola de botox?
O botox é comercializado no mercado em forma de ampolas, o que influencia no preço final da aplicação. Em média, uma ampola com 100 U custa a partir de 600 reais.
Preço de aplicar botox
Considerando o valor da ampola mais custo de aplicação por parte do médico dermatologista ou cirurgião-plástico, a aplicação de botox custa em média R$ 1 mil reais, durando por volta de 6 meses.