Diferente das dores de cabeça comuns, no caso da enxaqueca, as crises de dores são mais bem mais fortes e podem afetar consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. Saiba mais hoje sobre este problema que afeta homens, mulheres e até crianças, de todas as idades, conheça os tratamentos médicos disponíveis e veja como aliviar enxaqueca.

enxaqueca

Sintomas da enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de cefaleia (dor de cabeça), seguida de algumas características específicas que a diferencia de uma dor cabeça comum. É uma dor sem origem aparente, que pode surgir de forma periódica, em forma de crises temporárias. Os principais sintomas da enxaqueca são:

Causas da enxaqueca

Não existem causas concretas que justifiquem as crises de enxaqueca, no entanto o motivo biológico que ocorre quando as dores começam é quando ocorre disfunções na liberação de substâncias químicas que inibem as dores, como a endorfina e serotonina, por exemplo.

Se o corpo tem falha nesse processo, poder sentir dor com qualquer mínimo esforço do corpo. Além disso, são algumas outras causas que provocam enxaqueca:

O que é enxaqueca crônica?

É chamada de crônica quando ocorre em 15 dias ou mais durante o mês. Para esses casos, a administração de medicamentos e hábito saudáveis de vida, envolvendo alimentação, sono e saúde física, é mais do que necessária para manter a qualidade de vida em alta.

Geralmente, numa enxaqueca crônica são 8 dias com crises típicas por mais de 3 meses, sem tomar medicamento algum.

Enxaqueca tem cura?

Não existe cura específica para a enxaqueca, porém existem inúmeros tratamentos, remédios e ações para mudar de vida que causam um progresso no combate a esta condição de saúde. Sendo assim, é possível prever cada sintoma, tratá-lo e conviver com a enxaqueca crônica sem que ela atrapalhe a sua vida.

Como aliviar enxaqueca?

  1. Durante a crise de enxaqueca, procure se afastar de tudo o que incomodar os seus sintomas, como lugares com excesso de luzes, barulhos ou até diferentes cheiros;
  2. Pare a atividade que estiver fazendo, como ficar no celular, lendo ou trabalhando e procure relaxar;
  3. Tome algum analgésico específico para enxaqueca, indicado previamente pelo seu médico;
  4. Deite-se da forma mais relaxada possível, com a cabeça bem posicionada num travesseiro; tente dormir para relaxar a mente e o corpo também;
  5. Bolsas de água fria podem ajudar a aliviar e neutralizar as dores na cabeça;
  6. Uma boa opção é beber um copo de suco de limão com uma colher pequena de sal rosa do Himalaia, o qual oferece resultados de alívio imediatos na enxaqueca;
  7. Não coma nada pesado nesse meio tempo, apenas refeições leves e bastante hidratação.Como aliviar enxaqueca

Quanto tempo dura crise de enxaqueca?

Existem crises que duram poucos minutos, que saram com um simples remédio e repouso, mas também outras que duram de 3 a 4 horas atrapalhando bem o rendimento da pessoa. Em casos extremos, a enxaqueca pode durar dias, cerca de até 3 dias, mais ou menos.

Remédios para enxaqueca

Os medicamentos devem sempre ser indicados pelo seu médico, variando de acordo com cada caso e estado de saúde. O médico pode indicar analgésicos, anti-inflamatórios, anti-náuseas, medicamentos antidepressivos, em alguns casos anticonvulsivos, medicamentos para dormir, dentre outros. Nem sempre são necessários e muitas vezes são indicados em último caso. Não pratique automedicação.

Alimentação para quem tem enxaqueca

Procure ter uma dieta anti-inflamatória para evitar as dores da enxaqueca, comendo bem no dia a dia alimentos ricos em ômega-3, como nozes e salmão, frutas, vegetais frescos, e alimentos ricos em magnésio e proteínas.

E para não desencadear crises nas pessoas mais sensíveis, devem ser evitados açúcar, farinha, alimentos processados, chocolate, laticínios, carnes que possuam nitratos e produtos com glutamato monossódico.

Alguns tratamentos para enxaqueca

  1. Quiropraxia e Osteopatia: São técnicas de manobras de movimentos nas vértebras da coluna que podem melhorar consideravelmente os sintomas da enxaqueca;
  2. Acupuntura: Tem a função de restabelecer o equilíbrio energético, atuando sobre as funções bioquímicas do organismo; é indicada para a enxaqueca nos casos de intolerância alimentar, desregulação hormonal, mudanças no clima e também pressão alta;
  3. Hipnose: Perfeito para os casos de dores de cabeça pelo estresse e tensão emocional do dia a dia;
  4. Controle preventivo: O melhor tratamento para enxaquecas é o controle prévio dos sintomas, que envolvem algumas mudanças de hábito no dia a dia (fazer exercícios, beber muita água e dormir bem), como também remédios naturais e outros tratamentos não agressivos, não necessariamente com o uso de medicamentos. Converse com seu médico sobre o assunto.2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *