A argila preta faz parte dos excelentes tratamentos da argiloterapia, sendo considerada a mais rica e nobre de todas as argilas.

Saiba mais sobre o poder da argila preta a seguir, assim como seus benefícios, como preparar, como usar da forma correta e muito mais.

Argila preta

Você também você quer saber mais sobre a argila amarela e a argila verde.

O que é argila preta?

Assim como as outras argilas, a argila preta é um composto mineral extraído de rochas ricas principalmente em alumínio, titânio e silício. É também chamada de lama vulcânica, por ser uma das principais fontes de sua extração, portanto é muito rara e especial na natureza.

Sua composição é ideal para efeitos desintoxicante, adstringente e rejuvenescedor, podendo ser usada tanto em tratamentos de rosto quanto em outras partes do corpo, inclusive cabelos.

Infelizmente, é uma das argilas mais difíceis de ser encontrada, justamente porque é mais rara na natureza e quando está à venda, vende rápido demais. Mas vale muito a pena correr atrás ou usar produtos contendo argila preta na composição!

Para que serve argila preta?

O maior destaque da argila preta vai para seu poder purificante, sendo assim, ela serve como um poderoso desintoxicante natural que limpa profundamente os poros e renova a área tratada como nenhuma outra argila ou produto.

Por essa ação profunda que a argila preta faz, ela também é conhecida por suas propriedades clareadoras, sendo assim, também serve para clarear áreas escurecidas da pele. Confira com mais detalhes os benefícios da argila preta a seguir.

Benefícios da argila preta

– Os minerais da argila preta (alumínio, silício e titânio) fazem muito bem para a pele, principalmente pelo alto poder rejuvenescedor, tratando de rugas e linhas de expressão;

– Quando usada em forma de máscara no rosto, promove um efeito purificante que remove células mortas e cria novas células, renovando a pele;

– Também auxilia em tratamentos de acne já que limpa e fecha os poros, controlando oleosidade; auxilia não só em marcas de espinhas como também as inflamadas, suavizando a pele;

– Auxilia na cicatrização de ferimentos, inflamações e machucados superficiais;

– O efeito hidratante também é poderoso, resultando numa pele iluminada e lisinha; ideal para quem tem pele ressecada e busca um tratamento intenso;

– Melhora a circulação sanguínea local, portanto acelera o crescimentos dos fios quando usada no couro cabeludo;

– Ideal também para fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando impurezas e entupimentos que estejam impedindo a saúde e crescimento forte dos fios;

– Também é usada para tratamentos de celulite e estrias por conta de seus efeitos descongestionante e purificante, que podem minimizar a aparência e textura desses probleminhas.

Argila preta tira manchas?

Sim, a argila preta é muito benéfica para a pele com relação a manchas. Ela pode ser usada em áreas escurecidas do rosto, virilha ou axilas, por exemplo, além de regiões acometidas por manchas hormonais também.

A argila preta é perfeita para igualar o tom da pele, amenizando de forma gradual as manchas e uniformizando a pele.

Como preparar argila preta?

A argila preta, assim como as outras argilas, é encontrada em seu estado puro em forma de pó. Sendo assim, para utilizar na pele ou no cabelo, é necessário diluir esse pó em algum líquido que pode ser água, água termal ou ainda soro fisiológico.

Essa diluição deve ser proporcional, sendo sempre uma colher do pó para uma colher do líquido, até alcançar a quantidade ideal para seu objetivo. Confira como usar na pele e no cabelo a seguir.

Onde e como usar?

1. Na pele:

Misture 2 colheres de argila preta com 2 colheres de soro fisiológico, água ou água termal até obter uma pasta uniforme. Limpe bem a pele antes de aplicar, com sabonete neutro e seque com pano de algodão.

E então, aplique a mistura formando uma máscara, exceto nos olhos, sobrancelhas e boca; deixe agindo por 20 minutos. Depois, lave com água em temperatura ambiente. Finalize com um hidratante facial como preferir.

2. No cabelo:

Misture 3 colheres de argila preta com 3 colheres de soro fisiológico, água ou água termal até obter uma pasta uniforme. Aplique a mistura por todo o couro cabeludo, massageando bem para ativar a circulação.

Deixe agindo por 20 minutos. Depois é só enxaguar e lavar os cabelos como de costume. Extra: Para fazer uma hidratação profunda, acrescente uma colher de óleo de coco na mistura.

Quantas vezes por semana usar?

Depende da saúde da sua pele ou couro cabeludo, e do tipo de tratamento que precisa. No geral, você pode fazer a máscara para a pele 1 vez a cada 2 semanas; e para purificar o couro cabeludo, pode ser usada 1 vez a cada 15 dias.

Onde comprar argila preta?

Infelizmente, a argila preta é mais difícil de ser encontrada em lojas físicas. Você pode procurar em lojas de produtos naturais, viveiros de plantas e em vendas pela internet, que são até mais fáceis de vender.

Importante conhecer a procedência dos produtos e não colocar a saúde da sua pele ou cabelo em risco!

Quanto custa argila preta?

Como é mais rara de ser encontrada, o preço é mais caro quando em comparação com a argila verde ou branca, por exemplo. Uma embalagem com cerca de 300 g pode custar de R$20 a R$40 reais.

Você também encontra argila preta em forma de cosméticos já prontos para uso, mas com menor concentração; tais produtos costumam ter pouca quantidade e ser mais caros, mas você pode testar sem problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *