É bem chatinho quando a gente nota nos ombros alheios casquinhas de caspa caídas, né? Se você acha que está com caspa e quer evitar situações como essa e tratar logo o problema, se liga no texto de hoje!

Caspa

O que é caspa?

Caspa é o nome dado aos pequenos flocos brancos que se soltam do couro cabeludo, geralmente inflamado por conta de alguma dermatite (pele inflamada).

Esses pequenos flocos, parecidos com neve, são na verdade resultado de uma descamação da pele.

Não confundir com dermatite seborreica, que é uma condição mais grave que ataca várias partes do corpo, muito além do couro cabeludo.

Para diferenciar melhor, aprenda: A caspa simples é seca e a caspa sintoma da dermatite seborréica é úmida.

O que causa a caspa?

A caspa surge na maioria das vezes por fatores genéticos, por conta de uma alteração na velocidade com que a pessoa troca as células do couro cabeludo.

Dentre outros pontos que aumentam as chances de a caspa surgir de forma crônica ou em forma de crises estão:

O que faz a caspa piorar?

Para quem já tem caspa frequentemente, alguns hábitos contribuem para essa condição piorar, trazendo mais coceiras e até feridas na cabeça. São alguns:

Sintomas da caspa

Caspa coça?

Sim, caspa coça devido ao excesso de oleosidade, sendo a coceira um sinal de alerta para fungos na região. Qualquer desequilíbrio no seu couro cabeludo, seja caspa, alergia ou dermatite, tende a causar coceira.

Caspa pega?

Não, caspa não é uma condição contagiosa, portanto não é possível contrair nem transmitir a ninguém.

Como acabar com a caspa?

A caspa na barba pode surgir por conta de fatores genéticos, pele ressecada ou por desidratação dos pelos que nascem, afinal são mais grossos que os fios de cabelo e exigem hidratação.

Para evitar, utilize produtos de hidratação e umectação específicos para os fios da barba; faça também esfoliação na pele 2x por semana e sempre mantenha o higiene, lavando a barba após refeições e nunca deixando-a úmida para evitar proliferação de fungos e bactérias, que podem agravar a caspa.

Caspas no rosto, como na parte das sobrancelhas, cílios, barba e outras partes do rosto podem ser sinal de dermatite seborreica, que estende a inflamação por mais partes do corpo além do couro cabeludo.

O recomendado é ir a um dermatologista para iniciar o tratamento necessário e evitar novas inflamações na pele.

Geralmente, uma limpeza regular da pele do rosto evita gravidades, usando água e sabonete propício. Evite cremes e perfumes com álcool na fórmula.

Caspas atrás e dentro da orelha também são um sinal de sintoma de dermatite seborreica, exigindo tratamento com dermatologista.

Provavelmente, trata-se de algum fungo que precisa ter seus trabalhos evitados. Pomadas antifúngicas e até alguns medicamentos resolvem, além do higiene diário, é claro.

mulher com caspa

Tratamentos para caspa

Saiba que as caspas leves podem ser controladas apenas com um bom shampoo vendido em supermercados, já as caspas médias a severas devem essencialmente ser tratadas com shampoos manipulados e até remédios prescritos por dermatologistas. Seja qual for o seu caso, é bom ir dermatologista antes de comprar qualquer produto.

Os principais shampoos anticaspa do mercado são à base de zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão, ácido salicílico, dentre outros.

Dentre outras medidas para tratar no dia a dia é lavar diariamente o cabelo com o shampoo de tratamento e secar bem; não coçar o couro cabeludo com as unhas, nem tentar arrancar e sim apertar com as pontas dos dedos em casos de coceira; ingerir menos gorduras e açúcar na alimentação para evitar oleosidade; e também tomar Sol pela manhã e fim de tarde, pois funciona como um anti-inflamatório natural.

Qual o melhor remédio para caspa?

Dentre os remédios indicados para caspa estão os anti-fúngicos e, em casos mais graves, anti-bactericidas e anti-inflamatórios, em formas líquidas de aplicação ou comprimidos. Mas somente um dermatologista pode indicar qual deles é o melhor para o seu caso, pois cada caso é um caso e está em um estágio diferente.

Se o tratamento com shampoos e outros produtos não vem resolvendo como você esperava, você pode optar por produtos naturais para complementar o seu tratamento. São alguns:

São opções naturais que desintoxicam o couro cabeludo, cuidam de inflamações e alivam as coceiras.

10 produtos bons para caspa

  1. Shampoo Anticaspa Amend – Limpa profundamente o couro cabeludo.
  2. Ampola de tratamento Head & Shoulders – Combate a caspa e nutre os fios ao mesmo tempo.
  3. Shampoo Anticaspa Vichy para cabelos normais e oleosos – Contém ácido salicílico que combate a caspa.
  4. Shampoo Anticaspa Adcos – Contém octopirox que combate ação de fungos e bactérias.
  5. Shampoo Anticaspa La Roche-Posay – Combate dermatite seborreica e faz uma microesfoliação no couro cabeludo.

Para mais sugestões, converse com seu dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *