O chá de hibisco é uma bebida feita a partir das flores ressecadas da planta Hibiscus sabdariffa, bastante consumida por todo o mundo. Famoso por suas propriedades benéficas à saúde, se tornou um dos alimentos funcionais mais consumidos quando a ideia é emagrecer!
Mas será que funciona mesmo? Como tomar corretamente para emagrecer de verdade? Isso e muito mais você confere a seguir.
Para que serve chá de hibisco?
Quando consumida em forma de chá, esta planta se torna uma fonte riquíssima de antioxidantes, os quais têm efeito cardioprotetor e vasodilatador, ações que reduzem a produção de células de gordura, portanto o chá de hibisco serve para evitar acúmulo de gordura e possíveis complicações a partir disso, incluindo doenças e ganho de peso.
Benefícios do chá de hibisco
Chá de hibisco emagrece
Sim, o chá de hibisco ajuda a evitar o acúmulo de gordura, portanto facilita o emagrecimento. Quando se produz ou se absorve menos gordura, há menos probabilidade de ela ficar retida em pontos localizados, como abdômen, por exemplo.
Controla o colesterol
Com o maior controle sobre a quantidade de gordura no organismo, também pode-se controlar melhor o colesterol. Estudos comprovam que uma rotina de consumo de chá de hibisco diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.
Tem ação diurética
Se quiser se livrar da retenção de líquidos, pode beber chá de hibisco. Em sua composição, podemos encontrar o flavonoide quercetina, um dos nutrientes mais saudáveis que alivia o corpo da retenção de líquidos e outras toxinas.
Controla a pressão arterial
Também é uma das ações vantajosas dos flavonoides de sua composição, os quais atuam sobre a pressão arterial controlando-a. É ainda mais eficaz para casos de pressão alta, pois a ação diurética do chá também baixa a pressão, dentro dos limites.
Efeitos colaterais do chá de hibisco
Assim como todo produto ou chá, o chá de hibisco não deve ser tomado de forma descontrolada, pois pode causar efeitos negativos. Como o chá tem um efeito altamente diurético, se tomado excessivamente pode causar desidratação.
E essa perda de nutrientes traz mal-estar, tontura, fraqueza e alterações de humor. Além disso, o consumo desenfreado também aumenta o risco de infertilidade já que em altas doses afeta os níveis de estrogênio e inibe a ovulação.
Outro efeito negativo do excesso de chá é que ele pode anular ou alterar efeito de certos medicamentos, principalmente do tipo anti-hipertensivos, ao mesmo tempo em que potencializa o efeito de outros, como o paracetamol.
Chá de hibisco faz mal?
O chá em si não faz mal à saúde, mas seu consumo excessivo pode ser potencialmente perigoso. Ele atua diretamente na pressão sanguínea, portanto pode causar tontura e fraqueza, afetando inclusive ação de medicamentos controlados.
Para evitar tais efeitos colaterais ou outras reações, os seguintes grupos de riscos não devem consumir chá de hibisco: Gestantes, lactantes, pessoas com pressão baixa ou pressão alta.
Como fazer chá de hibisco?
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 colheres de folhas secas do hibisco.
Como fazer:
Aqueça 500 ml de água e desligue um pouco antes de levantar fervura. Acrescente as 2 colheres de folhas da planta e tampe a panela, deixando por 10 minutos. Depois, é só servir. De preferência, não adoce.
Como consumir chá de hibisco?
Cerca de 500 ml de chá de hibisco, conforme receita acima, dá para 2 xícaras que podem ser bebidas ao longo do dia ou entre refeições. Para minimizar chances de superdosagem do chá, evite tomar mais de 1 litro por dia.
E não mantenha um consumo contínuo do chá, e sim oscile o consumo da bebida, como por exemplo, beber por 15 dias seguidos, dar uma pausa de 7 dias, e voltar a beber por mais 15 dias, e assim sucessivamente.
Dieta: Como emagrecer com chá de hibisco?
O consumo do chá de hibisco junto com algumas mudanças de hábitos e de alimentação podem te fazer perder 4 kg em até 15 dias. Siga as dicas para alcançar a meta:
- Beber até 1 litro do chá de hibisco;
- Fazer 6 refeições por dia;
- Não ficar mais de 3 horas sem comer;
- Mastigar bem para absorver os nutrientes dos alimentos;
- Consumir mais frutas, verduras e legumes;
- Beber muita água;
- Não ingerir líquido durante refeições;
- Praticar pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia.
Preço do chá de hibisco
O preço do chá varia de acordo com a apresentação do produto, se em sachês de chá ou as flores secas da planta vendidas por peso. Uma caixinha comum dos sachês custa no máximo R$5 reais e o produto em peso varia de R$7 a 10 cerca de 100 a 200 g.
3 receitas de chá de hibisco
-
Chá de hibisco gelado
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 colheres de folhas do hibisco.
Como fazer:
Aqueça 500 ml de água e desligue um pouco antes de levantar fervura. Acrescente as 2 colheres de folhas da planta e tampe a panela, deixando por 10 minutos. Espere esfriar um pouco, coloque numa jarra de vidro e coloque na geladeira.
Deixe gelar e beba. Na hora de servir, para ficar ainda mais geladinho, pode colocar cubos de gelo no copo ou ainda o frescor de algumas folhas de hortelã. Para levar para os lugares, coloque numa garrafa térmica.
-
Chá de hibisco com canela (mais termogênico)
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 colheres de folhas do hibisco;
- Canela em pau.
Como fazer:
Aqueça 500 ml de água e desligue um pouco antes de levantar fervura. Acrescente as 2 colheres de folhas da planta e a canela em pau, tampe a panela e deixe agir por 10 minutos. Consuma quentinha ou morno.
-
Chá de hibisco com gengibre
Ingredientes:
- 1 xícara de água filtrada;
- 2 colheres de chá de hibisco;
- Canela em pau;
- 1 colher de chá de lascas de gengibre.
Como fazer:
Numa xícara, acrescente o chá de hibisco, canela em pau e o gengibre. Aqueça a água e desligue antes de levantar fervura. Adicione a água na xícara, tampe e deixe agindo por 5 minutos. Depois é só coar e servir.