O chá de hibisco é uma bebida feita a partir das flores ressecadas da planta Hibiscus sabdariffa, bastante consumida por todo o mundo. Famoso por suas propriedades benéficas à saúde, se tornou um dos alimentos funcionais mais consumidos quando a ideia é emagrecer!

Mas será que funciona mesmo? Como tomar corretamente para emagrecer de verdade? Isso e muito mais você confere a seguir.

Chá de hibisco

Para que serve chá de hibisco?

Quando consumida em forma de chá, esta planta se torna uma fonte riquíssima de antioxidantes, os quais têm efeito cardioprotetor e vasodilatador, ações que reduzem a produção de células de gordura, portanto o chá de hibisco serve para evitar acúmulo de gordura e possíveis complicações a partir disso, incluindo doenças e ganho de peso.

Benefícios do chá de hibisco

Chá de hibisco emagrece

Sim, o chá de hibisco ajuda a evitar o acúmulo de gordura, portanto facilita o emagrecimento. Quando se produz ou se absorve menos gordura, há menos probabilidade de ela ficar retida em pontos localizados, como abdômen, por exemplo.

Controla o colesterol

Com o maior controle sobre a quantidade de gordura no organismo, também pode-se controlar melhor o colesterol. Estudos comprovam que uma rotina de consumo de chá de hibisco diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

Tem ação diurética

Se quiser se livrar da retenção de líquidos, pode beber chá de hibisco. Em sua composição, podemos encontrar o flavonoide quercetina, um dos nutrientes mais saudáveis que alivia o corpo da retenção de líquidos e outras toxinas.

Controla a pressão arterial

Também é uma das ações vantajosas dos flavonoides de sua composição, os quais atuam sobre a pressão arterial controlando-a. É ainda mais eficaz para casos de pressão alta, pois a ação diurética do chá também baixa a pressão, dentro dos limites.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Assim como todo produto ou chá, o chá de hibisco não deve ser tomado de forma descontrolada, pois pode causar efeitos negativos. Como o chá tem um efeito altamente diurético, se tomado excessivamente pode causar desidratação.

E essa perda de nutrientes traz mal-estar, tontura, fraqueza e alterações de humor. Além disso, o consumo desenfreado também aumenta o risco de infertilidade já que em altas doses afeta os níveis de estrogênio e inibe a ovulação.

Outro efeito negativo do excesso de chá é que ele pode anular ou alterar efeito de certos medicamentos, principalmente do tipo anti-hipertensivos, ao mesmo tempo em que potencializa o efeito de outros, como o paracetamol.

Chá de hibisco faz mal?

O chá em si não faz mal à saúde, mas seu consumo excessivo pode ser potencialmente perigoso. Ele atua diretamente na pressão sanguínea, portanto pode causar tontura e fraqueza, afetando inclusive ação de medicamentos controlados.

Para evitar tais efeitos colaterais ou outras reações, os seguintes grupos de riscos não devem consumir chá de hibisco: Gestantes, lactantes, pessoas com pressão baixa ou pressão alta.

Como fazer chá de hibisco?

Como fazer chá de hibisco

Ingredientes:

Como fazer:

Aqueça 500 ml de água e desligue um pouco antes de levantar fervura. Acrescente as 2 colheres de folhas da planta e tampe a panela, deixando por 10 minutos. Depois, é só servir. De preferência, não adoce.

Como consumir chá de hibisco?

Cerca de 500 ml de chá de hibisco, conforme receita acima, dá para 2 xícaras que podem ser bebidas ao longo do dia ou entre refeições. Para minimizar chances de superdosagem do chá, evite tomar mais de 1 litro por dia.

E não mantenha um consumo contínuo do chá, e sim oscile o consumo da bebida, como por exemplo, beber por 15 dias seguidos, dar uma pausa de 7 dias, e voltar a beber por mais 15 dias, e assim sucessivamente.

Dieta: Como emagrecer com chá de hibisco?

O consumo do chá de hibisco junto com algumas mudanças de hábitos e de alimentação podem te fazer perder 4 kg em até 15 dias. Siga as dicas para alcançar a meta:

Preço do chá de hibisco

O preço do chá varia de acordo com a apresentação do produto, se em sachês de chá ou as flores secas da planta vendidas por peso. Uma caixinha comum dos sachês custa no máximo R$5 reais e o produto em peso varia de R$7 a 10 cerca de 100 a 200 g.

3 receitas de chá de hibisco

  1. Chá de hibisco gelado

Ingredientes:

Como fazer:

Aqueça 500 ml de água e desligue um pouco antes de levantar fervura. Acrescente as 2 colheres de folhas da planta e tampe a panela, deixando por 10 minutos. Espere esfriar um pouco, coloque numa jarra de vidro e coloque na geladeira.

Deixe gelar e beba. Na hora de servir, para ficar ainda mais geladinho, pode colocar cubos de gelo no copo ou ainda o frescor de algumas folhas de hortelã. Para levar para os lugares, coloque numa garrafa térmica.

  1. Chá de hibisco com canela (mais termogênico)

Ingredientes:

Como fazer:

Aqueça 500 ml de água e desligue um pouco antes de levantar fervura. Acrescente as 2 colheres de folhas da planta e a canela em pau, tampe a panela e deixe agir por 10 minutos. Consuma quentinha ou morno.

  1. Chá de hibisco com gengibre

Ingredientes:

Como fazer:

Numa xícara, acrescente o chá de hibisco, canela em pau e o gengibre. Aqueça a água e desligue antes de levantar fervura. Adicione a água na xícara, tampe e deixe agindo por 5 minutos. Depois é só coar e servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *