Tendência entre as blogueiras e demais digital influencers do mundo da beleza e fitness, a cinta modeladora promete exatamente o que seu nome diz: modelar o corpo e dar aquela disfarçada na barriguinha!

Mas será que funciona mesmo ou é coisa de mídia? Faz mal para o corpo? Esclareça essas e mais dúvidas a seguir.

Cinta modeladora

Para que serve cinta modeladora?

Normalmente, as cintas modeladoras são indicadas por médicos para serem usadas após procedimentos estéticos, como no pós-operatório de lipoaspirações, lipoesculturas ou abdominoplastias, por exemplo, para ajudar na firmeza dos tecidos e cicatrização.

No entanto, esse tipo de cinta também ganhou novas versões para uso cotidiano que prometem remodelar o corpo através da compressão.

Benefícios da cinta modeladora

O principal benefício da cinta modeladora é ajudar na recuperação pós-cirúrgica, pois oferece mais firmeza no corpo, diminuindo e limitando movimentos e gera menos incômodos ao paciente.

E, de fato, o uso prudente da cinta modeladora ajuda a modelar e reduzir o tamanho da cintura, sem prejudicar os órgãos internos. Outra vantagem da cinta é o fato de que ela pode ajudar muito na postura, evitando que o corpo fique curvado e a postura não uniforme.

Tipos de cinta modeladora

  1. Body:

É o tipo de roupa modeladora mais clássico, em forma de maiô. Geralmente, é feito de um tecido mais grosso que causa compressão por toda a área em que encosta na pele.

Os modelos mais diferenciados contam com bojo na região dos seios e glúteos, para empinar e sustentar melhor.

Os formatos mais funcionais têm corte nadador na parte de trás, assim pode ser usado com diferentes roupas.

Cinta modeladora Body

  1. Cinta abdominal

Outra roupa modeladora é a cinta abdominal que envolve e modela somente a área da circunferência abdominal.

Pode ser usada para ocasiões específicas para uma roupa caber melhor ou para modelagem a longo prazo do corpo. É o modelo que mais disfarça as gordurinhas, usado muito com calças e vestidos.

Cinta abdominal modeladora

  1. Bermuda

A bermuda modeladora é um tipo de cinta que expande seu efeito compressor para a área das coxas também.

É uma forma de disfarçar não somente as gordurinhas locais, como também amenizar celulites que possam aparecer com roupas muito justas.

Tem quem use as bermudas com a finalidade de evitar atrito entre as pernas, o que causa assaduras e pode incomodar com o suor.

Cinta modeladora Bermuda

  1. Camisete

É como uma camiseta, portanto tem efeito modelador na área da barriga e dos seios. Se difere do Body por não ter fechamento na parte debaixo.

Tornou-se um modelo de menos uso, porque não é tão funcional, já que pode subir ou se enrolar para cima. Uma das vantagens é poder ir ao banheiro sem precisar tirar a cinta.

Cinta modeladora Camisete

Como escolher a melhor cinta modeladora?

A melhor cinta para você é aquela que te deixa mais confortável e atende seu objetivo. Por mais que a ideia seja de compressão, você não deve usar algo que limite sua respiração ou cause desconforto ao sentar, além de que pode ser prejudicial à sua saúde.

Para medir qual o melhor modelo para você, você precisa experimentar antes de comprar. Na hora escolher, você deve levar em conta o tamanho da sua cintura; para medir, curve o tronco para o lado e coloque a mão onde dobra; é nesta área que você deve medir a circunferência com a ajuda de fita métrica.

Quanto à escolha do material, depende muito do tipo de cinta e do momento que deseja usar, além de evitar se tiver alguma sensibilidade a algum material específico. Para casos pós-operatório, respeito o tipo de material que o médico sugerir.

Para uso próprio, dê preferência a materiais resistentes e de tecido que seja possível transpirar com facilidade, como cetinete ou nylon.

Como usar cinta modeladora?

Para os casos de pós-operatório, a cinta modeladora deve ser usada durante todo o dia, tirando somente para tomar banho ou lavar a cinta; o período máximo costuma ser de 45 a 60 dias.

Para uso estético, os médicos não recomendam usar por mais de 8 horas por dia, pois mais do que isso pode danificar os tecidos ao invés de modelar o corpo.

Também pode ser usada durante a prática de exercícios físicos, mas deve estar confortável, sem pressão; usada de forma flexível, pode ajudar a evitar lesões durante os exercícios, ajuda na postura e ainda acelera a queima calórica.

O uso excessivo pode causar distensão de pele, prisão de ventre, má digestão, dor nas costas, dificuldade de respirar, retenção de líquidos, inchaços em outras partes do corpo e muitos outros incômodos.

Cinta modeladora funciona mesmo? Emagrece?

O uso de cinta modeladora com finalidade estética pode oferecer benefícios a curto prazo, mas para quem busca emagrecer, o uso da cinta deve estar somado ao uso de produtos e alimentos termogênicos, além de boa alimentação no geral e exercícios físicos regulares.

Caso você não tenha uma rotina saudável e insista no uso da cinta, ela pode causar uma falta impressão de emagrecimento em que a gordura é apenas disfarçada e não eliminada.

Onde comprar cinta modeladora

Atualmente, é muito fácil encontrar cintas modeladoras na sessão de roupas íntimas em lojas de roupas femininas, tanto online quanto em lojas físicas.

Alguns casos específicos podem exigir cintas feitas sob medida, então comprar em centros especializados para cintas. Se puder, peça indicação ao seu médico de alguma marca ou loja de confiança.

Preço da cinta modeladora

O valor das cintas modeladoras variam de acordo com o modelo escolhido. Modelos mais simples custam a partir de R$30 reais; modelos mais específicos com ação térmica podem chegar a R$200 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *