Cada vez mais a menstruação vem sendo um assunto menos tabu, onde a sociedade está aprendendo a falar sobre esse assunto que causa muito incômodos, mas que é importante e exige muitos cuidados para a saúde e bem-estar da mulher.

E o mercado também se adaptou a essa condição feminina criando um dos itens mais buscados nos últimos tempos, o coletor menstrual.

coletor menstrual

Você sabe como ele funciona? Aposto que você tem várias dúvidas, né? Pensando em te ajudar, a gente separou as 10 maiores dúvidas sobre coletor menstrual! Confira abaixo:

  1. Afinal, o que é um coletor menstrual?

Coletor menstrual é um tipo de “copinho” que auxilia na coleta no sangue da menstruação de forma interna.

Ele veio para substituir os absorventes, internos e externos, os quais são a principal causa de irritação vaginal de muitas mulheres em seus períodos menstruais, porque abafam muito a vagina, deixando o ambiente propício a infecções.

Além disso, é uma opção confortável, econômica e ecológica.

  1. Como colocar um coletor menstrual?

A princípio, pode causar estranhamento, mas não é necessário. Assim que menstruar, já pode inserir o coletor na sua vagina.

Basta sentar-se no vaso sanitário, dobrar o coletor como na embalagem que comprar, deixando-o em forma de C, introduzi-lo dobrado na vagina, não muito no fundo; rode o coletor para saber se ele está bem encaixado, sem dobras; se necessário, introduza um dedo na vagina para verificar se ele se abriu e está bem posicionado.

como usar coletor menstrual

Dobras mais comuns para introduzir o coletor:

dobras mais comuns do coletor

  1. Quanto tempo pode ficar com o coletor menstrual?

Ao contrário de absorventes comuns que precisam ser trocados em poucas horas, o coletor menstrual comporta até 3x mais volume de sangue de uma menstruação comum. Sendo assim, você pode ficar com o coletor e trocar de 8 em 8 horas, ou até 12 em 12 horas se seu fluxo for reduzindo.

  1. Como limpar e guardar o coletor menstrual?

O grande foco nas trocas e limpeza do coletor menstrual é a sua higiene, portanto sempre lave bem as mãos quando for mexer com ele, colocando ou tirando. Quando remover, utilize a haste do produto que ficar com a pontinha de fora, sendo fácil a retirada. Despeje o sangue no vaso e lave-o com água fria e sabão neutro para recolocar.

Recomenda-se ao final de cada ciclo menstrual ferver o coletor por 5 minutinhos; pode ser no microondas, naqueles recipientes que fervem chupetas e mamadeiras.

Com o tempo, podem surgir manchas no produto, o que é normal, mas se desejar prevenir, acrescente uma colher de chá de bicarbonato de sódio na água que for ferver.

Na hora de guardar, guarde no saquinho que vem na embalagem específico para isso. Se bem higienizado sempre e bem guardado, esse produto pode durar até incríveis 10 anos!

  1. Coletor menstrual causa candidíase ou outras doenças?

As pessoas pensam que porque o sangue fica recolhido internamente pode haver o risco de fungos ou bactérias, que adoram calor e umidade, mas saiba que o coletor menstrual não causa isso.

Casos em que isso acontecem são por culpa da mulher que não realizou a higienização correta do coletor, ou que fizeram ações que estimularam a presença dos fungos ou bactérias, como ficar muito tempo com biquíni molhado ou não higienizar corretamente suas calcinhas, por exemplo.

Por isso é tão importante a correta higienização, e não é nada difícil, é só ter disciplina.

  1. Coletor menstrual libera odor da menstruação?

Esse é mais um dos mitos que existem sobre esse produto. Muito pelo contrário, usar coletor menstrual reduz bastante aquele odor que sentimos do sangue durante a menstruação.

Primeiro que o sangue fica completamente armazenado dentro de você, e também que o sangue não entra em contato com algodão ou oxigênio do lado de fora, portanto não oxida, logo não levanta odor.

  1. Coletor menstrual incomoda ao usar?

Pode causar certo estranhamento nos primeiros usos, afinal é uma novidade no seu corpo, Nada que envolva dor ou desconforto, apenas uma sensação diferente.

Quanto mais tempo você vai usando e adquirindo habilidade na hora de colocar, remover, recolocar e limpar, o uso fica tão prático e até mais confortável do que usar absorventes comuns. Sentar, deitar, dormir, correr, pular, em todas essas ações nem vai sentir com o tempo.

  1. Coletor menstrual causa vazamentos?

Depende exclusivamente se a mulher posicionou corretamente ou não na sua vagina. Um mal posicionamento pode fazer sim com que a pressão a vácuo do produto internamente escape, o coletor se desprende e pode deixar o sangue vazar. Por isso é tão importante inserir conforme descrito na embalagem.

Até mesmo para mulheres como maior fluxo, se colocado corretamente não haverá vazamentos, inclusive existem modelos específicos para suportar mais fluxo:

modelos de coletores menstruais

  1. Posso ir na praia ou piscina com coletor menstrual?

Mas é claro que sim! As atividades dentro da água não mudam o coletor menstrual de posição, se estiver bem encaixado, é claro. É todo interno, portanto não interfere na aparência do biquíni, gerando marcas como absorventes tradicionais. É diversão de forma segura!

  1. Posso fazer sexo com coletor menstrual?

A maioria dos modelos de coletores menstruais não possibilitam isso, já que o formato do coletor ocupa a região vaginal onde o pênis penetra.

Certos modelos de coletores menstruais descartáveis são menores e ficam mais profundos na vagina, podendo possibilitar parte da penetração. No entanto, mulheres relatam que nem sempre é confortável, tanto para elas quanto para os homens.

Mas, foi desenvolvido pela empresa Lumma, um modelo de coletor que promete ser o coletor do amor, possibilitando relações sexuais durante seu uso. O nome do modelo é Unique e ele poder ser adquirido por R$ 109,90.

coletor unique
Coletor Unique

Ficou alguma dúvida? Agende um ginecologista e pergunte tudo mais que você precisa saber sobre coletor menstrual!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *