Como tirar manchas do rosto: Produtos, tratamentos caseiros e estéticos

0
15469

Acne, alergias, melasma, exposição ao sol excessiva… Essas são apenas algumas das causas mais comuns para manchas no rosto. Elas costumam incomodar bastante na aparência, mas felizmente existem inúmeros tratamentos com produtos e até receitas caseiras que podem ajudar a clarear e até tirar essas manchas do rosto.

Como tirar manchas do rosto

Quer saber como? Continue lendo!

Produtos para tirar manchas do rosto

No mercado de cosméticos, podemos encontrar vários cremes, pomadas ou loções destinados a tirar manchas do rosto, com efeito clareador e hidratante para a pele. Não somente clarear, esses produtos podem aumentar a produção de colágeno e elastina naturais da pele, para assim proteger de novos danos, como manchas e sinais de envelhecimento.

Manchas recentes

O tipo de produto vai variar de acordo com a causa e o tempo existente da mancha no rosto. Para manchas recentes e mais fáceis de clarear, como acne recente, queimadura superficial ou manchas de sol, produtos simples com ação clareadora já dão conta do recado. Tais como:

  • Leite de Rosas: É um tipo de loção baratinha que limpa e desinfeta a pele, colaborando para um tom mais uniforme; ideal para pele acnéica.
  • Loção clareadora Muriel: Produto famoso e super indicado para eliminar manchinhas em tons mais escuros causados por queimaduras, manchinhas de sol e até manchas consequentes de doenças, como catapora. Também existe a versão em creme desse produto, mas pode ser gorduroso para peles oleosas e com acne.

Observação: Pomadas como Minâncora e Cicatricure não clareiam, mas ajudam na cicatrização, logo se a mancha da pele era consequência de cicatrizes, ela vai amenizar.

Manchas antigas

Uma mancha no rosto pode ser considerada antiga quando ela está presente na pele por mais de 1 ano. Para esses casos, soluções básicas e caseiras podem não ser o suficiente. Sendo assim, os dermatologistas podem indicar produtos mais específicos para tratar e clarear as manchas. São produtos que incluem ativos como:

  • Hormoskin;
  • Hidroquinona;
  • Ácido retinóico ou ácido kójico;
  • Vitanol-A;
  • Klassis;
  • Hidropeek.

Tratamentos caseiros para tirar manchas do rosto

Receita clareadora de manchas do rosto

Ideal para manchas mais escuras na pele. Não deve ser feito por pessoas com pele naturalmente sensível, ou com rosto irritado, como com alguma queimadura recente ou acne inflamada.

Você vai precisar de:

  • Gotas de água oxigenada;
  • Duas colheres de leite em pó;
  • Gotas de glicerina vegetal;
  • Gotas de suco de limão.

Como fazer?

Misture tudo num recipiente até virar um tipo de pasta cremosa. Depois de um banho bem gostoso, com limpeza facial profunda, seque bem a pele e aplique a misturinha antes de dormir. Tire os excessos e pode dormir com o produto no rosto.

Lave bem pela manhã. Lembre-se que a mistura contém limão, que é ácido na pele, sendo assim é obrigatório o uso de protetor solar para não ter nenhum tipo de queimadura pelo limão. Os dermatologistas não recomendam essa receita.

Loção refrescante e antioxidante para manchas do rosto

Perfeita para peles oleosas que não se dão com certos cremes de manchas gordurosos. Também deve ser evitado por quem tem pele sensível e está irritada no momento.

Você vai precisar de:

  • Meia xícara de suco de pepino;
  • 2 colheres de suco de limão;
  • 1 colher de glicerina vegetal;
  • Meia xícara de água de rosas / leite de rosas.

Como fazer:

Misture bem todos os ingrediente e coloque dentro de uma embalagem limpa com tampa de spray, um borrifador. Todos os dias, aplique tanto pela manhã na pele (aplicando protetor solar em seguida) e também pela noite, antes de dormir. Não é necessário tirar com água.

Água oxigenada para manchas do rosto

Esse procedimento é bem simples. Basta molhar um algodão com água oxigenada de 10 volumes e aplicar na mancha, fazendo movimentos circulares. Quem faz esse método, adora o clareamento que a água oxigenada proporciona em 15 dias de uso seguido. Ajuda a clarear rapidamente manchas simples, e demora um pouco em manchas escuras, mas clareia gradualmente.

Outros componentes caseiros que ajudam no clareamento da pele:

Babosa, óleo de rosa mosqueta e óleo essencial de gerânio; você pode usá-los em estado puro na pele, focando na água da mancha para clareamento.

Tratamentos estéticos para manchas no rosto

  • Peelings com ácidos: Ocorre uma descamação da pele mais externa, ou seja, clareia as manchas de acordo com o número de sessões;
  • Laser: Ajudam a uniformizar o tom da pele;
  • Microdermoabrasão: Esfoliação na pele que remove as camadas mais externas, tirando manchinhas superficiais e clareando gradualmente as mais profundas;

Não faça nenhum tratamento estético ou use medicamentos sem autorização ou orientação do seu dermatologista. Pode ser dinheiro jogado fora ou até mesmo agravar as suas manchas no rosto! Cuide-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here