Sabe aquelas manchinhas que aparecem mais no rosto, ombros ou costas de pessoas bem branquinhas e também nas ruivas? Sim, elas mesmo, as sardas! Quem tem, odeia; quem não tem, sonha em ter!

Tem gente que convive numa boa com elas e faz bastante sucesso em fotos e pessoalmente, mas quem se incomoda busca tratamentos para eliminá-las da pele. Se você é uma dessas pessoas, vem com a gente para entender melhor sobre as sardas, seus tipos.

Sardas

O que são sardas?

Elas são manchas na pele causadas pelo aumento de melanina em alguns pontos, que causam o aumento do pigmento e podem escurecer mais de acordo com manifestações hormonais ou ainda exposição solar.

Costuma aparecer mais em pessoas de pele clara e também em ruivas. Mesmo sendo uma condição benigna e inofensiva, muitas pessoas buscam métodos para eliminá-las ou clareá-las por questões estéticas.

Como e por que as sardas surgem?

A principal causa das sardas é o aumento da produção de melanina na pele, e esta pode ser causada por inúmeros fatores. Um dos principais estimulantes é o verão, pela presença de mais calor e sol.

É genético?

Sim, a predisposição genética é uma das causas para as sardas, pois pode ser uma condição hereditária o desequilíbrio da produção de melanina.

Tipos de sardas

Sardas são muito relativas a particularidades de cada tipo de pele, podendo se manifestar em diferentes cores e formatos, seja redonda, manchas pequenas ou grandes, planas e até mesmo com pequenos relevos. Os dois tipos de sardas mais comuns são:

  1. Sardas amarronzadas: Pequenas manchinhas marrons que surgem nas partes do corpo que mais ficam expostas ao sol, como rosto, ombros, braços e costas, aparecendo com maior frequência com a alta e demorada exposição solar. Costumam sumir quando o bronze da pele diminui.

 

  1. Sardas claras: Já outras manchinhas marrons mais clarinhas, como um leve castanho, podem aparecer em qualquer lugar do corpo, exposto ao sol ou não, e estão mais relacionadas ao avanço da idade. São aquelas manchinhas que aparecem na pele dos nossos avós, sabe?

Sardas nas costas

Engana-se quem acha que sardas são condições que aparecem mais no rosto, pois é até mais frequente esse excesso de pigmento se encontrar na parte das costas.

As causas são as mesmas de todos os tipos de sardas e podem incomodar bastante, principalmente as meninas na hora de colocar um biquíni ou um vestido que mostre as costas.

É normal também a presença de mais sinais em quem tem sardas nas costas, então é importante ficar atento sempre à presença de manchas novas ou sinais incomuns.

Cuidados com a pele com sardas

Peles brancas já são por si só sensíveis e exigem cuidados mais especiais, logo pele com sardas não é nada diferente. Cada pele é de um jeito e tem suas exigências, mas aqui vão alguns cuidados básicos gerais:

  1. Alimentação balanceada: Alimentos como frituras e refrigerantes em excesso podem fazer mal demais para a pele e tornam as sardas mais propensas a surgirem, portanto procure comer alimentos desintoxicantes e anti-inflamatórios para uma pele sempre viçosa. Alimentos com vitamina C são excelentes para peles sensíveis! Temo um artigo completo sobre os benefícios da vitamina c para o rosto!

 

  1. Protetor solar: Proteja bem a pele, tendo sardas ou não. O sol além de incentivar o surgimento das sardas, danifica a pele, promove envelhecimento precoce, resseca e ainda pode causar doenças de pele.

 

  1. Cuidados com a maquiagem: Para proteger, disfarçar ou suavizar elas, a maquiagem deve ser especial e não deve criar um aspecto artificial, como um “reboco” para tampar, sabe? Dê preferência para corretivos coloridos, fazendo uma camada fina, e o acabamento com produtos leves em pó.

Como tratar e clarear as sardas?

Tem gente que até gosta de conviver com as sardas, mas que gostaria que elas fossem mais suaves e clarinhas, sem tanto pigmento. Mas também tem quem deseje remover completamente esses pontinhos marrons da pele e ter uma pele uniforme.

Existem vários tipos de tratamentos, e quem diz qual é o melhor para a sua pele é um dermatologista. São alguns tratamentos para clarear sardas:

  1. Cremes clareadores: Contêm ativos que clareiam o pigmento das sardas, como hidroquinona ou ácido kójico; quanto maior o tempo de uso, maiores as chances de clareamento.

 

  1. Cremes retinóides: Também contêm ativos para ajudar a diminuir a intensidade da cor das sardas, como a tretinoína ou tazaroteno.

 

  1. Criocirurgia: Este procedimento utiliza de nitrogênio líquido para congelar e remover células de pele, então se focadas nas células mais escuras, ajudam na remoção das sardas.

 

  1. Laser: Com a luz pulsada, auxilia na despigmentação de manchas na pele.

 

  1. Peeling químico: Através de ativos químicos, o peeling auxilia na remoção das camadas mais externas da pele, promovendo renovação e eliminando células superficiais escuras das sardas.

[VÍDEO] Como cobrir as sardas com maquiagem?

A blogueira Mari Maria tem muitas sardinhas e no canal dele tem muitos vídeos de makes bafônicas, veja abaixo um vídeo dele de como fazer uma pele perfeita:

E como ter sardas?

Mesmo tendo várias pessoas querendo se livrar delas, muitas outras sonham com o charme que elas proporcionam à pele! Infelizmente, não é possível ter sardas, pois é uma condição natural da pele, desenvolvida por uma característica genética.

No entanto, é possível simular através de maquiagem, pintura com henna suave na pele ou até mesmo tatuagem! Sim, as pessoas estão se arriscando em tatuar de forma sutil a pele para parecer que têm sardas! Você faria isso?

Tatuagem semi-permanente:

Fora lançada esse ano, uma tatuagem semi-permanente que duram até dois dias na pele. Elas ainda estão em pré-venda, a empresa precisa arrecadar o suficiente para produção de 25 mil unidades para se tornar uma marca oficial, isso é uma exigente da industria de cosmética americana, a startup se chama Freck Yourself e a dona é Remi Brixton, para ver mais detalhes acesso o site Kickstarter. Confira a aplicação:

Freck Yourself

Freck Yourself aplicado

[VÍDEO] Como fazer sardas com maquiagem?

Para um efeito temporário, a gente pode contar com técnicas de maquiagem. Confira abaixo como a maquiadora faz para simular sardinhas no rosto de forma natural:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *