A pele negra possui características únicas que a faz mais forte e um pouco mais resistente que a pele branca, mas isso não significa que quem tem este tipo de pele está imune de problemas que afetam estética e saúde.

Sendo assim, para manter sempre a pele bonita e saudável, alguns cuidados especiais são necessários para que a pessoa não sofra com manchas no rosto, excesso de oleosidade ou foliculite, por exemplo. Vem saber mais!Cuidados com a pele negra

Características da pele negra

Porque a pele negra merece cuidados diferentes?

Em contrapartida às vantagens, essa hiperpigmentação pelo alto nível da melanina cria maiores chances de manchas na pele, como o melasma (radiação solar ou uso de anticoncepcionais) e o cloasma (durante a gravidez), por exemplo.

Essas manchas ou escurecimento de partes da pele podem também ser reflexos de  qualquer processo inflamatório que cause irritação, causando marquinhas de acne, por exemplo.

Também causam manchinhas reações posteriores de queimaduras ou procedimentos cirúrgicos, como peeling ou depilação.

Além disso, os altos níveis de colágeno criam mais chances de desenvolvimento de queloides, principalmente em processos de cicatrização.

E a tendência a ser uma pele oleosa aumenta as chances de a pele desenvolver espinhas, cravos, marcas de acne e foliculite.

Sendo assim, cuidados diários são necessários para manter a beleza e saúde da pele, com rotinas de hidratação, esfoliação, nutrição,  uso obrigatório do protetor solar e outros tratamentos.

Dicas e cuidados com a pele negra:

Uso do protetor solar

Mesmo sendo uma pele mais resistente aos raios solares, o uso do protetor solar diário também é obrigatório para a pele negra.

Ao mesmo tempo que essa pele é mais resistente, ela é mais propensa a ter manchas por conta do sol, logo necessita ainda mais de proteção.

A pele branca quando sofre alta exposição com o sol fica avermelhada, já a negra não dá sinais dessa forma, logo é perigoso contar com a sorte. Utilize um protetor solar com toque seco de FPS no mínimo 30.

Combatendo o envelhecimento

Também é mais resistente ao envelhecimento, mas não está imune. Para isso, o protetor solar serve também, evitando a ação oxidante do sol sobre a pele.

Use também outros protetores, como um produto BB Cream que ajuda na hidratação, uniformização da pele e proteção, sendo um dos cosméticos mais funcionais do mercado. Também opte por cremes anti-idade para as linhas de expressão a partir dos 40 anos.mulher cuidando da pele

Cuidando dos pelos encravados

Para evitar foliculite, ou seja, pelos encravados, o ideal é hidratar bem a pele sempre, principalmente após depilação com cera ou lâmina de barbear.

Um sabonete esfoliante em paralelo também vai ajudar a deixar a pele renovada e sempre respirando, evitando que os pelos encravem.

Caso o problema persista, uma opção definitiva para a escolha da depilação é a do tipo com laser.

Combatendo a oleosidade

Uma pele menos oleosa é garantia de menos incidência de acne ou cravinhos. Sendo assim, a higienização é tudo nesse ponto. Lave seu rosto cerca de 2 vezes ao dia, com sabonetes anti-oleosidade, de preferência líquidos.

Para saber qual o melhor para sua pele, consulte um dermatologista e diga que não quer que sua pele esteja oleosa no dia a dia.

Hidratação diária

Como a pele é espessa, fazendo com que a pele absorva menos os ativos hidratantes, a hidratação cosmética deve ser constante e reforçada.

Usar cremes propícios ao seu tipo de pele vai evitar pontos ressecados pelo corpo, como aquelas manchas esbranquiçadas que são bem evidentes nas pernas, por exemplo. Em paralelo, fazer esfoliação também melhora a textura ressecada.

Opte por óleos hidratantes, dos quais a fixação é melhor, além de terem várias opções deliciosas que criam momentos únicos na hora de passar diariamente. A melhor hora pra hidratar é depois de um banho com água morna ou fria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *