Em busca do corpo perfeito, muitas pessoas, principalmente as mulheres, recorrem a procedimentos e tratamentos estéticos a fim de modelar melhor as curvaturas do corpo. Um desses meios é a drenagem linfática, que consiste em massagens moderadas para trabalhar o sistema linfático, responsável por parte do sistema imunológico e também no combate de substâncias estranhas no corpo. E fala a verdade, quer forma mais relaxante pra ficar com o corpo bonito do que uma massagem? Vem saber mais sobre drenagem linfática no artigo de hoje!Drenagem linfática

Para que serve drenagem linfática?

A principal função das massagens de drenagem linfática é estimular a retirada de líquidos acumulados entre as células de diferentes regiões do corpo, desde o rosto, barriga, pernas ou bumbum. Essas massagens também estimulam a regeneração dos tecidos por estimular a circulação sanguínea local, o que ajuda no tratamento de celulites e gorduras localizadas. Além disso, serve para relaxar, tranquilizar e desestressar qualquer pessoa.

Benefícios da drenagem linfática

Drenagem linfática emagrece?

A drenagem linfática não atua na eliminação de gordura, literalmente dizendo. Sendo assim, não acredite em textos ou pessoas que dizem que drenagem linfática induz na eliminação de gordura pela urina, pois não é verdade. O que acontece na drenagem linfática é estimulação da eliminação de toxinas e líquidos em excesso no corpo, e isso muitas vezes é motivo de inchaço no corpo. Sendo assim, é fácil entender: ao se sentir menos inchada, a pessoa pode ter redução de medidas no seu corpo, portanto é mais correto dizer que a drenagem linfática modela o corpo e consequentemente contribui para o emagrecimento.

Como fazer drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual pode ser feita pela própria pessoa ou com a ação mais direcionada de um profissional. Consiste em movimentos circulares, suaves e precisos, em variadas regiões, variando o fluxo da massagem de acordo com os vasos linfáticos da região. Cada região do corpo exige movimentos diferentes, para acompanhar o sentido dos gânglios linfáticos e assim induzir a saída das toxinas.

Pode demorar um pouco mais do que as drenagens mecânicas, com aparelhos que induzem pressão e descompressão ou até estímulos elétricos no corpo, porém a manual possui efeito mais relaxante e muitos dizem ser mais eficaz. Além disso, com a massagem manual, o profissional pode dedicar mais movimentos específicos e pressão em mais áreas necessitadas.

Drenagem linfática no rosto

Ao contrário do que muitos pensam, no rosto também retemos líquido. E muitas vezes, uma pele opaca e fria é sinal de má circulação local, portanto uma drenagem linfática no rosto pode fazer a diferença na sua aparência! Nesse caso, a massagem é feita sempre indo em direção aos gânglios linfáticos localizados no pescoço, portanto a direção é de cima para baixo. Em paralelo ao rosto, também é possível estimular o couro cabeludo, com massagens na parte alta do crânio e em direção às têmporas.

Drenagem linfática na barriga

O mesmo serve para a região da barriga, famosa por reter aquela gordurinha desnecessária, precisando como nenhuma outra parte do corpo de vários estímulos. Sendo assim, na barriga, os movimentos da massagem devem ser feitos até a virilha.Drenagem linfática na barriga

Drenagem linfática corporal

Nas demais partes do corpo, os movimentos também seguirão esse fluxo. Nas pernas, por exemplo, o movimento é ascendente, indo desde a perna até a parte posterior do joelho; especificamente nas coxas, o movimento deve ir até a virilha; já nos braços e tórax, os movimentos vão a caminho das axilas.

Drenagem linfática para gestantes

As grávidas não só podem fazer como devem fazer, pois retenção de líquidos é algo extremamente comum durante a gravidez, e esse tipo de tratamento ajuda muito a reduzir incômodos e previne celulite e estrias após o parto. No entanto, a grávida só deve fazer a drenagem linfática com a autorização do seu médico, o qual normalmente permite a partir do terceiro mês de gestação. A massagem é diferenciada da comum, e de forma bem mais suave; a gestante só não pode ficar de bruços, só podendo ficar de frente e de lado.

Drenagem linfática no pós-operatório

Para ajudar na recuperação de cirurgias plásticas e outras operações de diferentes finalidades, a drenagem linfática ajuda na recuperação mais rápida de hematomas, evitando novos e acelerando o processo de cicatrização e regeneração da área. Além disso, ajuda no desinchaço físico que essas operações costumam causam e também diminuem as inflamações locais. São indicadas em média 10 sessões para esses casos.

Preço da drenagem linfática

O preço da drenagem linfática é cobrado por sessão feita e pode variar de região para região. Em média, custa de R$40 a R$120 reais cada sessão, e quantas você deverá fazer varia de acordo com sua necessidade. Faça uma de teste! Os resultados não serão como o de 10 sessões, mas vai te dar um gostinho de como esse tipo de massagem faz bem ao corpo e à sua saúde como um todo.

Antes e depois da drenagem linfática

Confira abaixo alguns efeitos da drenagem linfática sobre o corpo de diferentes pessoas:

Drenagem linfática antes e depois 01
Imagens tiradas da internet.
Drenagem linfática antes e depois 01
Imagens tiradas da internet.
Drenagem linfática antes e depois 01
Imagens tiradas da internet.

-Imagens tiradas da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *