Hidratação para cabelos cacheados infantil: Como hidratar em cada idade

0
4034

Tem coisa mais linda do que cachinhos hidratados de cabelo de criança? Se você é mãe ou pai do tipo que não vai cometer o crime de alisar os cachos do seu filho, nem também fica prendendo o cabelo da criança em penteados apertados, sabe da importância dos bons cuidados desde agora.Hidratação para cabelos cacheados infantil

E quanto antes isso começar, é mais certeza de que a criança será uma adolescente e adulta de belíssimos cachos. Isso pode ser garantido com hidratações corretas desde a infância! Vem saber mais!

Conhecendo o cabelo da criança

Como são cabelos mais novos, virgens e com menos experiência de vida, os cabelos das crianças tendem a ser mais frágeis, e se forem cacheados e crespos então, embaraçam com facilidade.

Para evitar que isso aconteça e os fios cresçam e permaneçam hidratados e bonitos, primeiramente você deve conhecer qual o tipo de cacho do sua criança para assim saber como hidratar da melhor forma.

  • Cachos tipo 4: Crespos, com mais volume e mais frágeis; são cabelos fáceis de ressecar, então recomenda-se hidratar bastante com manteigas como karité ou abacate, e também óleos vegetais, como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros.

ou

  • Cachos tipo 3: Cachos mais definidos, com tendência a ressecamento, e tem aspecto mais volumoso e denso; exigem também cuidados específicos de hidratação e nutrição, pois tendem a ter um volume mais descontrolado.

Observação: Cabelos tipo 2 ou tipo 1 já são considerados ondulados a lisos.

Produtos de hidratação para cabelos cacheados infantil

É importante ressaltar que crianças devem usar produtos feitos para crianças! Nada de passar aquele creme seu no cabelo do seu filho, pois não oferecerá os mesmos efeitos que dão em você, e também há chances de prejudicar a saúde capilar da criança.

Produtos infantis tendem a não ter vilões como os sulfatos, além de terem cheiros mais leves, menos corantes e serem de mais fácil remoção. Aqui vão algumas sugestões de boas linhas de produtos de cuidados com os cachos das crianças:

  • Natura Tóin Óin Óin: Os produtos da linha são shampoo, condicionador e creme de pentear. São bem suaves, deixam o cabelo bem limpinho, cheiroso e bem cuidado.
  • Johnson’s Baby Cachos Definidos: Marca de qualidade que apostou nos cachinhos das crianças, possui uma linha completa com shampoo, condicionador, creme de pentear e desembaraçante (bom para pentear nos dias em que não for lavar os cabelos do seu filho).
  • Kanechom Kids: Versão para crianças de uma marca bem conhecida pelas cacheadas já adultas, pois não contém sulfatos nem outras substâncias prejudiciais aos cachos. A linha possui shampoo, condicionador, creme de pentear e máscara de hidratação ideal para os cachinhos da garotada.

Hidratação para cabelos cacheados infantil

Mais do que limpeza, o cabelo da criança também precisa de hidratação. Suor do dia a dia, muita brincadeira, muita piscina, correria da infância e tudo mais: tudo isso colabora para um ressecamento precoce dos fios.

É algo normal e é natural que aconteça, mas você como pai ou mãe deve ajudar a repor essa umidade natural dos fios, ou seja, criar uma rotina de hidratação capilar para seu filho, usando produtos corretos básicos ou receitas caseiras no mínimo uma vez por semana. Confira as sugestões de hidratação para cachos infantis logo abaixo:

  • De 6 meses aos 3 anos:

A hidratação do cabelo da criança se basta com o uso de um condicionador baby, como os da linha Johnson’s Baby, Dove Baby, Natura Baby ou do Snoopy, por exemplo.

Como hidratar: Passe o produto de forma superficial, sem atingir a raiz. Deixe agir por no máximo 5 minutos que já é o bastante.

  • De 3 a 8 anos:  

A hidratação já passa a ser mais essencial devido à vida mais ativa da criança. A linha agora é Kids, não mais Baby. A Bio Extratus, Salon Line e Skala são algumas das marcas que possuem essas linhas.

Como hidratar: Passe bem nas partes mais ressecadas do cabelo, sem encostar na raiz, para hidratar bem e ajudar no formato dos cachinhos. Deixe agir por no máximo 20 minutos.

  • De 9 a 12 anos:

A hidratação é ainda mais necessária, mas agora a linha específica é a Teen. A Salon Line também tem produtos para essa categoria.

Como hidratar: Passe bem nas partes mais ressecadas do cabelo, sem encostar na raiz, para hidratar bem e ajudar no formato dos cachinhos. Deixe agir por no máximo 30 minutos.

Observação: Não recomendamos uso de shampoos e condicionadores de adultos para as crianças, no entanto algumas máscaras de hidratação menos abrasivas podem ser usadas sem problema nas crianças. Dica para a criança ficar quietinha no banho na hora da hidratação: leve brinquedos, cante música, deixe o momento divertido.

Receitas caseiras de hidratação para cabelos cacheados infantil

Hidratação com mel:

O mel puro é um açúcar simples, com efeitos inocentes às crianças, podendo ser usado a partir dos 6 meses de vida. Proporciona excelente hidratação aos cachinhos, pois mantém a umidade nos fios. Só cuidado com o excesso dessa hidratação e também exposição ao sol, pois o mel também é clareador, o que pode alterar a cor do cabelo da criança.

Como fazer: Use o mel puro no cabelo, cerca de 1 a 2 vezes por mês. Você também pode misturar com alguma máscara Teen ou condicionador Baby e deixar agir por até 20 minutos no cabelo da criança.

Hidratação com morango:

Além de ser uma fruta deliciosa, o morango serve como selagem capilar que oferece um brilho maravilhoso para os cachinhos das crianças! O morango é ácido, portanto preserva a umidade dos fios internamente, então funciona sim para seu filho (até pra você também!).

Como fazer: Misture 3 morangos machucados com garfo, com 1 colher de azeite de oliva, 1 colher de mel e 1 porção de máscara de hidratação para crianças. Aplique nos cabelos da criança e deixe agir por 20 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here