Diariamente, a nossa pele está exposta a sujeiras diversas como a poluição que acumulam nos nossos poros, sendo assim a limpeza de pele comum deve fazer parte do dia a dia de todo mundo.

Além do sabonete de limpeza cotidiano, devemos também inserir na rotina limpezas de pele mais profundas, que removam com mais eficácia as impurezas acumuladas mais difíceis que as limpezas comuns não atingem.

São essas as quais aumentam as chances de uma pele com acne, deixam a pele mais suscetível aos efeitos do envelhecimento e também atrapalham na absorção correta de cremes hidratantes e nutritivos.limpeza de pele

E pensando na saúde e estética da sua pele, preparamos um artigo sobre alguns tipos de limpeza de pele para você fazer sozinha, em casa mesmo. Vamos lá?

Como fazer uma limpeza de pele profunda em casa?

Seja qual for a substância de ação que você vai usar no tratamento da sua pele, para fazer qualquer tipo de limpeza profunda existe um passo a passo:

  1. Abertura dos poros:

Para atingir as impurezas contidas nos poros, você deverá abri-los. Para isso, técnicas simples como vapor de água quente ou uma toalha morna no rosto por 2 a 5 minutos abre bem os poros. Cuidado com a temperatura muito quente da água quando for realizar esse primeiro passo.

  1. Esfoliação:

Agora que seu rosto está com os poros abertos, as impurezas estão mais acessíveis e precisam ser removidas dali. Logo, a ação de um produto ou receita caseira esfoliante ocorre nesse segundo passo.

Foque a esfoliação na zona T do rosto, composta por nariz, testa e queixo, que são áreas mais propensas a oleosidade; pode passar normalmente também nas bochechas, porém com menos intensidade no caso de sensibilidade. Não apenas remove as impurezas, como também a esfoliação remove células mortas, possibilitando renovação da pele.

  1. Fechando os poros:

Depois de esfoliar a pele, lave o rosto com água fria até que todo o esfoliante utilizado seja removido. A água deve ser fria para ajudar a fechar e retrair os poros para sua forma original. Aplique algum tipo de tônico depois de lavar, que finaliza ainda mais esse fechamento da pele de forma saudável.

  1. Hidratação, nutrição e proteção:

Depois de limpa, finalize sua limpeza de pele com cremes hidratantes, vitamínicos ou outros anti-idade, por exemplo, pois a pele estará receptiva e com mais fácil absorção dos nutrientes que você oferecer para ela. E não se esqueça de não sair de casa sem protetor solar, ok?

Receitas caseiras de limpeza de pele

Limpeza de pele com café

Por que café?

A borra do café ajuda no rejuvenescimento, clareamento, regeneração celular e estimulação sanguínea da pele. Excelente para diminuir manchas, evidência de olheiras e remoção de impurezas.Limpeza de pele com café

Como fazer?

Para fazer um esfoliante com café, é simples: Misture  2 colheres de café com óleo de coco, o suficiente para criar uma mistura homogênea e cremosa; deixe essa mistura repousando por uma noite. No outro dia, lave o rosto com sabonete neutro ou loção de limpeza; aplique a mistura com café e óleo de coco fazendo movimentos circulares; deixe agir por 20 minutos na pele; enxágue bem; finalize com protetor solar.

Limpeza de pele com vinagre de maçã

Por que vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é rico em alfa-hidroxiácido, que ajuda a eliminar células mortas da pele, além disso estimula circulação sanguínea e oxigenação de áreas com manchinhas e acne, ajudando em inflamações e cicatrizes.

Como fazer?

Antes de tudo, saiba que deve diluir o produto em água para aplicar na pele, caso contrário, pode ter efeito agressivo. Para isso, misture água e vinagre de maçã em um recipiente, com doses iguais. Ideal para ser aplicado depois de uma esfoliação, como um tônico finalizador. Aplique com algodão por toda a pele, de forma suave, tendo cuidado para não atingir os olhos. Lave bem o rosto depois de deixar agindo por uns 20 minutos.

Limpeza de pele com mel

Por que mel?

O mel tem propriedades hidratantes, calmante e cicatrizantes sobre a pele, sendo indicado para quem tem pele normal ou seca.Limpeza de pele com mel

Como fazer?

Faça uma mistura caseira de um pouco de água + 1 colher de mel +1 colher de amigo, o qual ajuda a fechar os poros. Antes de aplicar, lave bem o rosto e esfolie a pele, deixando-a pronta para receber o tratamento. Aplique e espere secar e agir por aproximadamente 15 minutos. Depois é só enxaguar com água fria.

Limpeza de pele com gelatina

Por que gelatina?

O aspecto físico da gelatina colabora para uma máscara removedora de células mortas e de cravos da pele. Além disso, é um produto que não tem risco de causar alergias e atua como um gel calmante e hidratante.

Como fazer?

Num potinho, misture uma colher de sopa de gelatina incolor sem sabor com uma colher de sopa de leite. Antes de aplicar, limpe bem a pele com um sabonete ou loção de limpeza. Aplique a mistura, deixe agir por 30 minutos. Depois, remova com cuidado a máscara que foi criada na sua pele. Lave bem depois e finalize com protetor solar.

Como fazer limpeza de pele profissional?

A limpeza de pele profissional costuma ser mais eficaz do que as limpezas de pele caseiras por ser feita por profissionais em clínicas estéticas, que vão agregar seus conhecimentos de forma eficaz, além de usar equipamentos e produtos focados no tipo e problemas de cada pele. Geralmente, as limpezas de pele profissionais são feitas nos seguintes passos:

Limpeza de pele profissional com argila branca

Um dos tipos de limpeza de pele profissional usados hoje em dia é a limpeza com argila branca. Vamos saber um pouco mais?limpeza de pele com argila branca

Por que argila branca?

Ajuda na redução de inflamações na pele, tem ação purificante, adstringente, revitalizante, efeito anti-séptico, cicatrizante, clareador, combate a oleosidade e é um excelente tratamento contra manchas.

Como é feita?

Após a esteticista limpar adequadamente sua pele, preparando-a para receber bem e absorver qualquer produto que for aplicado, uma máscara de argila branca será aplicada sobre seu rosto. Vai deixar agindo por cerca de 15 a 20 minutos, ou até ela secar. Depois finaliza como a esteticista melhor achar.

Como fazer limpeza de pele em sauna?

A temperatura alta e forte vaporização de água no ambiente da sauna facilita a abertura dos poros, portanto é um calor do bem para sua pele! Sendo assim, a dica é básica e rápida: Após pegar uns 15 minutinhos de sauna, use um gel esfoliante na pele, isso vai ajudar a eliminar facilmente cravos e impurezas sem agredir a pele. Importante lavar o rosto com água fria depois para fechar os poros, ein? Não vai se esquecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *