O período fértil é relativo ao espaço de tempo no meio de um ciclo menstrual em que a mulher está apta a engravidar.

Saber qual é o seu período exato pode ser muito útil, tanto se você deseja ser mãe para de dedicar melhor durante esse período, como também se você está evitando engravidar e quer um controle melhor sobre esses dias.

Período fértil

De toda forma, não deixe de conferir as informações a seguir!

Quais os sintomas do período fértil?

Enquanto os homens produzem espermatozóides o tempo todo, a mulher somente libera seus óvulos uma única vez por mês, que é no chamado período fértil. E quando chega esse período, o corpo da mulher passa por transformações que podem ser sintomáticas ou não. Na maioria das vezes, se manifesta das seguintes formas:

Presença de secreção vaginal:

O sinal mais comum de que a mulher está em seu período fértil é ter aumento de secreção vaginal. A mulher secreta um líquido vaginal transparente, como uma lubrificação natural bem similar à clara de ovo crua.

Isso se dá pela ação do hormônio estradiol, que é liberado nessa fase, e produz esse líquido para facilitar na entrada de espermatozóides no canal vaginal da mulher.

Acne:

Muitas mulheres manifestam acne durante essa fase. Elas surgem porque a pele pode ficar mais oleosa por conta das alterações hormonais do período, e a pele acaba ficando receptiva a espinhas e cravos.

Aumento da temperatura corporal:

Temperatura mais alta logo ao acordar. Isso não é caso de febre, não precisa de preocupar. Esse aumento de temperatura é normal porque ocorre um aumento da progesterona e ela altera a temperatura da mulher em no máximo 0,8ºC.

Aumento da libido e apetite sexual:

Por conta do aumento dos hormônios, a mulher pode se sentir mais bonita, atraente e com maior apetite sexual.

Cólicas e desconfortos:

Algumas mulheres mais sensíveis podem sentir cólicas e desconfortos no inferior do abdômen, que oscilam. Essa dor representa a ovulação em si.

Alterações de humor:

Outro sinal bem comum de que a mulher está em seu período fértil são suas alterações de humor frequentes, com muita instabilidade emocional variando entre tristeza, raiva e bem-estar.

Como calcular o período fértil?

Primeiramente, entenda que você precisa considerar que a gravidez pode acontecer sempre no meio de um ciclo menstrual, ou seja, lá pelo 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.

Sendo assim, é preciso contar 14 dias a partir da data que chegou a sua última menstruação; este será o seu período fértil.

Após a ovulação, o óvulo só permanece viável para ser fecundado por até 24h; e os espermatozóides sobrevivem dentro do aparelho reprodutor feminino por até 5 dias, sendo nas primeiras 48 horas o período de maior atividade.

Para entender de uma forma ainda mais didática e mais completa, confira o vídeo abaixo:

E como calcular período fértil irregular?

Esse cálculo “bonitinho” dos 14 dias se dá perfeitamente as meninas com menstruação regular. No caso da menstruação irregular, já é um pouco mais complicado.

Como a menstruação nesse caso vem em períodos irregulares, se basear no cálculo de período fértil não é uma solução segura para quem quer ou quem não quer engravidar, já que sempre poderão haver margens de erro e as contas não baterem.

O que você pode fazer é contabilizar seu período menstrual todos os meses durante 1 ano, irregulares ou não; depois, faça uma conta que pode aproximar a um bom resultado: subtrair 18 dias do seu ciclo mais curto e 11 dias do maior ciclo. Para entender melhor, confira o exemplo:

– Se o seu menor ciclo foi de 22 dias e o maior foi de 28 dias, faça a conta: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17; sendo assim, a estimativa do tempo do seu período fértil é entre o 4º e 17º dias do seu ciclo.

Outro cálculo para menstruação irregular para quem busca um resultado ainda mais preciso é fazendo o teste de ovulação, que pode ser comprado nas farmácias. Ele detecta o pico de LH na urina da mulher, que aparece na urina após a maturação do folículo e antes da liberação do óvulo.

Além disso, a mulher deve ficar atenta aos sinais físicos e emocionais que indicam o período fértil e também partir para outros métodos contraceptivos mais seguros do que a conhecida tabelinha, que são pílulas anticoncepcionais, camisinha, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *