Concordando ou não com o uso de anticoncepcional, você deve reconhecer que este medicamento é um grande avanço na medicina.

É um método prático para evitar gravidez e controlar hormônios, mas que deve ser tomado sob orientação médica e controle regular, afinal têm-se a saúde em foco.

Se você está querendo tomar anticoncepcional ou deseja tirar dúvidas sobre o medicamento que já toma, este texto é para você.

Anticoncepcional

O que faz a pílula anticoncepcional?

Basicamente, a pílula anticoncepcional é um tipo de comprimido que contém hormônios em sua composição, usualmente estrogênio e progesterona.

Esses hormônios femininos servem para evitar gravidez indesejada como também pode auxiliar no tratamento de cólicas e outros sintomas da TPM, controle da acne, dentre outros problemas.

Como funciona o anticoncepcional?

A principal ação de um anticoncepcional é inibir a atividade dos ovários, ou seja, a mulher não ovula. Enquanto a progesterona impede a ovulação, o estrogênio controla o sangramento.

Além disso, o endométrio sofre alterações que dificultam ou impedem implantação de embriões, altera as trompas, de modo a cortar comunicação entre espermatozóide e óvulo e também altera a textura e consistência do muco cervical, dificultando ainda mais a entrada dos espermatozóides no útero.

Isso tudo através de alterações hormonais mínimas no organismo da mulher.

Quando começar a tomar anticoncepcional?

Qualquer método de anticoncepcional deve ser iniciado, injetado ou inserido durante a primeira fase do ciclo menstrual da mulher, logo quando ela menstrua, assim existe uma garantia de que a mulher não está grávida e pode iniciar com o medicamento.

Cada tipo de anticoncepcional tem um tempo para começar a fazer efeito, portanto, se a ideia é não engravidar, o ideal é manter o preservativo até pelo menos o início do segundo mês de anticoncepcional.

Tipos de anticoncepcional

Anticoncepcional Injetável

Para quem sempre esquece de tomar as pílulas da cartelinha, este é um método bastante indicado. Necessita de prescrição médica e pode um medicamento de rotina mensal ou trimensal.

Muitas mulheres relatam excesso de retenção de líquido com este meio contraceptivo, mas varia de pessoa para pessoa.

Qual a eficácia da injeção anticoncepcional?

É considerado um dos métodos mais eficientes, com índice de falha de apenas 0,1%.

Anticoncepcional Adesivo

É um tipo de adesivo feito com estrogênio sintético e progesterona que deve ser aplicado na parte posterior do ombro, virilha ou região superior da nádega. Deve ser retirado a cada 7 dias, durante 3 semanas.

Anticoncepcional Adesivo

Após o 3º adesivo, a mulher deve dar uma semana de pausa para menstruar. A eficácia desses adesivos varia de pessoa para pessoa.

Anel vaginal

É um tipo de anel inserido na vagina que libera hormônios no sangue, evitando a concepção.

Anel vaginal

Não causam desconforto na região íntima da mulher, podem ser inseridos por elas mesmas e podem ficar internamente por 21 dias com pausa de 1 semana para menstruar.

Quando colocado corretamente, a mulher não sente o anel, ele não cai, nem sai, nem atrapalha nas relações sexuais.

Implante subcutâneo

De formato cilíndrico, esse implante tem em média 4 cm x 2 mm. Feito de plástico e bem flexível, é inserido por um médico por baixo da pele do braço da mulher e aos poucos vai liberando os hormônios diariamente, por vários e vários anos.

Implante subcutâneo

É bastante indicado para mulheres que amamentam ou têm endometriose.

Dispositivo intrauterino (DIU)

Com uma eficácia contraceptiva de 99,6%, o DIU pode aumentar fluxos menstruais e cólicas. Mulheres com anemia grave não podem tomar. Deve ser colocado pelos médicos dentro do útero.

DIU

Existe também o DIU medicado, que pode ser usado por até 5 anos consecutivos; este não aumenta sangramento e também ajuda em sintomas da TPM e outras doenças. Consulte o médico para entender melhor a diferença entre ambos.

Preservativos

São as tradicionais camisinhas, femininas ou masculinas. Além de evitar gravidez, evitam também doenças sexualmente transmissíveis. Funciona como um método de barreira que impede contato do sêmen com a vagina.

Preservativos femininos
Preservativos femininos
Preservativos masculinos
Preservativos masculinos

Como tomar pílula anticoncepcional?

Geralmente, os anticoncepcionais possuem uma tabela de 21 dias. Para iniciar um período, deve-se tomar o 1º comprimido no 1º dia da menstruação.

Deve-se tomar todos os dias, 1 pílula por dia, sempre na mesma faixa de horário, até o fim da cartela. Cada anticoncepcional tem suas especificações na bula. Alguns ciclos são de 24 dias.

Preço de anticoncepcional

A faixa de preço de cartelas de anticoncepcionais varia de R$10 a R$70 reais, dependendo muito da farmácia, região e marca do produto.

Peça indicações à médica se não tiver disponibilidade para pagar algo tão caro. Algumas farmácias contam com ofertas ao levar mais de 1 caixa para tratamentos contínuos.

Anticoncepcional dá espinha?

Não, muito pelo contrário. Com o controle hormonal, a tendência é que o problema de acne tenha melhoras consideráveis. Muitas dermatologistas, inclusive, recomendam esse controle através do anticoncepcional.

No entanto, estes anticoncepcionais indicados para controle das espinhas devem conter antiandrogênicos, caso contrário, as espinhas podem realmente piorar.

Anticoncepcional engorda?

Anticoncepcional não engorda, isso é um mito. Ninguém ganho peso por tomar anticoncepcional. O que pode acontecer é alguma marca ou outra do medicamento fazer a mulher reter líquidos, o que provoca inchaços corporais.

Para quem tem problema de peso ou facilidade de reter líquidos, os médicos podem indicar anticoncepcionais diuréticos, evitando esse temido efeito colateral.

Anticoncepcional provoca trombose?

Existe sim o risco de trombose por uso de anticoncepcionais, mas são chances baixíssimas; geralmente esse risco está relacionado a doses altas de estrogênio.

Existem grupos de risco, como mulheres fumantes, obesas ou com casos de trombose na família; essas devem evitar mesmo o uso de anticoncepcional.

Qual o melhor anticoncepcional?

O melhor anticoncepcional não é aquele que a sua amiga usa e recomenda, ou aquele que a famosa na TV falou que funciona pra ela.

Um anticoncepcional é um tipo de medicamento, portanto somente um médico ginecologista pode receitar o mais adequado para mulher.

Durante a consulta, ele avalia a saúde da mulher, faz mil perguntas sobre saúde, vida sexual e históricos familiares, além de pedir exames físicos e ginecológicos, se necessário.

Assim, o médico consegue definir qual anticoncepcional será melhor para cada caso. Em alguns casos, o médico não receita pílulas e sim outros contraceptivos.

Portanto, não compre qualquer anticoncepcional e vá ao médico para não botar sua saúde em risco.

Bulas de alguns anticoncepcionais

Conheça as indicações, contraindicações e formas de tomar dos principais anticoncepcionais a seguir:

Anticoncepcional Selene

LINK http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=4925082015&pIdAnexo=2662402

Anticoncepcional Selene

Anticoncepcional Iumi

LINK

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=7727182014&pIdAnexo=2214048

Anticoncepcional Iumi

Anticoncepcional Yasmin

LINK

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=22999262016&pIdAnexo=3898328

Anticoncepcional Yasmin

Anticoncepcional Belara

LINK

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9272302014&pIdAnexo=2265408

Anticoncepcional Belara

Anticoncepcional Level

LINK

https://consultaremedios.com.br/level/bula/composicao

Anticoncepcional Level

Anticoncepcional Yaz

LINK

https://www.anticoncepcionalweb.com/wp-content/uploads/2017/06/bula-yaz.pdf

Anticoncepcional Yaz

PRODUTO NOVO:

Vasalgel (Anticoncepcional masculino injetável)

LINK

https://www.areah.com.br/vip/sexo/materia/170955/1/pagina_1/vasalgel-um-anticoncepcional-injetavel-masculino.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *